Gamificação Corporativa: como trocar o sono da equipe por engajamento?

Gamificação Corporativa

Diante da sonolência vista em treinamentos tradicionais, você já se perguntou como poderia evitar essa fadiga para o seu time de treinadores e de treinandos?

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquele sono durante um treinamento corporativo ou uma integração de novos colaboradores. Você certamente sabe o que é isso! Então, entender o que está acontecendo no modelo de suas capacitações é o primeiro passo para realmente caminhar rumo ao seu objetivo de ensinar – ao invés de ver sua equipe ‘pescando’ nas apresentações da empresa. Ao identificar que adultos aprendem apenas quando querem, o universo da  gamificação corporativa provavelmente pode se tornar a solução inspiradora para seus problemas (e para o seu time)!

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[Parte 2] Canal André Tadeu: Entrevista sobre criação de games para empresas

GamesEspecialistas abordam como os games podem ser usados no desenvolvimento de profissionais e apontam os benefícios da metodologia

Engajar o colaborador na cultura da empresa e fornecer informações mais importantes sobre a companhia são meios de integrar o profissional, fazendo-o se sentir parte da equipe. Através dos jogos de integração, essas ações se tornam ainda mais possíveis – inclusive, essa é uma modalidade de gamificação bastante aplicada, atualmente.

Se você já leu a Parte 1 da entrevista sobre gamificação nas organizações, continue a leitura logo abaixo: disponibilizamos a transcrição completa da Parte 2! Você também pode conferir o vídeo no Canal André Tadeu, da Central Paulista de Produções e Cursos Livres – empresa de treinamento em formato de teatro, training shows, treinamentos vivenciais –, em conversa com Fernando Seacero e Felipe Villa, sócios-diretores da i9Ação.
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[Parte 1] Canal André Tadeu: Entrevista sobre games para desenvolvimento de pessoas

You Tube - i9AçãoEspecialistas abordam como os games podem ser usados no desenvolvimento de profissionais e apontam os benefícios da metodologia

Você sabia que dentro das organizações, a gamificação é utilizada como uma solução para aprendizagem, treinamento, desenvolvimento de competências, e até mesmo para alinhar operações e processos? Este foi o tema da entrevista que Fernando Seacero e Felipe Vila, sócios-diretores da i9Ação, participaram para o Canal André Tadeu, da Central Paulista de Produções e Cursos Livres.

Para saber o que eles falaram e também sobre como a gamificação pode ser usada para apoiar a rotina corporativa, você pode ler a entrevista abaixo ou assistir a Parte 1 da gravação aqui! (Clique aqui caso você já tenha lido e queira acessar o vídeo da Parte 2). Leia + ›

A História de Fernando: o caos, a ordem e a criatividade!

Fernando SeaceroA trajetória do psicólogo e sócio-fundador da i9Ação é inspirAção para o post do blog O que você ser antes de crescer? 

Este é o nome do Blog de Raquel Jordão, arquiteta que, nos últimos meses, vem trabalhando em torno de um grande objetivo: apresentar histórias inspiradoras, com profissionais que tiveram longas e interessantes trajetórias até se descobrirem em suas devidas profissões.

Entre os casos apresentados por Raquel está a história de Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação. O texto aborda, por exemplo, os questionamentos vividos por Fernando antes de se encontrar na profissão – e como, até hoje, ele convive com os desafios para se manter em uma constante busca por equilíbrio, entre conseguir unir caos e ordem, e fazer explodir em criatividade. Leia + ›

Portal Gestão & Negócios: Jogos corporativos ajudam no engajamento das equipes

GamificaçãoA gamificação é utilizada pelas empresas para despertar o potencial criativo e de inovação dos colaboradores

No universo empresarial, a cocriação de jogos corporativos é cada vez mais uma solução de treinamento. Hoje em dia, grandes e médias empresas estão adotando o Game Jam da i9Ação para despertar o potencial criativo e também para promover integração entre toda a equipe.

Para falar de engajamento, o Portal Gestão & Negócios publicou uma nota sobre como os jogos corporativos estão sendo utilizados para envolver os funcionários de maneira criativa. A nota aborda, inclusive, que a cocriação de jogos engaja por transformar os participantes em embaixadores do game criado. Leia + ›

Game Jam gratuito abre oportunidade para executivos aprenderem a criar jogos corporativos

A experiência do Game Jam foi aberta para executivos aprenderem como a gamificação é utilizada para o engajamento e a aprendizagem dos colaboradores

Para os executivos que precisam de uma ação diferenciada e eficiente com seus colaboradores e não conheciam o potencial dos jogos corporativos, foi oferecido, na última terça-feira (21), o Game Jam para disseminar a vivência de criar jogos empresariais. A iniciativa foi da i9Ação Treinamento e Desenvolvimento em parceria com o Espaço Fit, local do evento.

Publicado no Portal Mundo RH, o evento contou com a presença de 120 participantes, sendo 9 pessoas que já haviam participado antes. No total, foram 35 empresas e instituições representadas – como Cacau Show, Telefônica-Vivo, ESPM, KPMG, McDonald’s, TOTVS, Burger King, bem como, Caixa Econômica Federal e Associação Paulista de Medicina, que tiveram a experiência de cocriar jogos e conhecer a gamificação corporativa na prática. Leia + ›

Portal Fecomercio: Bons líderes geram funcionários engajados e colaboram para perenidade da empresa

Funcionários engajadosi9Ação foi destaque em reportagem sobre liderança

Segundo pesquisa elaborada pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento, nove em cada dez empresas brasileiras possuem profissionais com perfil de liderança.  O problema, porém, é que a maior parte dessas companhias não conseguem identificar esses líderes por não terem programas sistemáticos voltados para essa descoberta.

Mas como isso impacta, de verdade, a rotina das empresas? Este foi o ponto de partida para reportagem do Portal Fecomercio, que contou com a participação de Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação e especialista no desenvolvimento de treinamentos gamificados. Leia + ›

Engajamento em Ação: Como encontrei uma conexão entre memória, desenvolvimento humano e prazer no trabalho

TrabalhoAo entrar no mercado de trabalho, tenho certeza que não foi só minha a busca por uma forma de manter, ao menos, um pouco da sensação de criatividade e liberdade. Alguns encontraram!

Um dia, ainda na época de universidade, um amigo meu escreveu uma carta para si mesmo. A carta era uma despedida, da vida e da liberdade vivida até ali, para entrar (como ele definiu) no “mundo dos homens sérios, onde nosso pescoço é preso por uma gravata e nossas ideias limitadas por sua patente”.

A partir destas inquietações, iniciei meus estudos no último ano universitário sobre memória, desenvolvimento humano, engajamento e prazer no trabalho. E, após alguns anos de experiência de trabalho, percebi que a necessidade de metodologias e estratégias para facilitar o engajamento e a felicidade, em diferentes posições e funções nas organizações, era uma grande oportunidade. Leia + ›

Revista Infor Channel: Lições para o canal

Revista Infor ChannelPrimeira edição da revista aborda a diversidade de opções para o mercado de games, inclusive na utilização corporativa

A Revista Infor Channel, publicação voltada ao canal de distribuição de tecnologia, lançou sua primeira edição neste mês, trazendo uma série de notícias e novidades para o mercado de Tecnologia. Entre as matérias desta edição de estreia, destaque para a reportagem “Lições para o Canal”, sobre o universo gamer, que teve a participação Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação.

O texto aborda as diferentes possibilidades de negócios envolvendo mercado de games, inclusive para o setor corporativo, com soluções de Gamificação que podem agregar maior engajamento, integração e comunicação entre as equipes. Segundo Seacero, esta é uma oportunidade que começa a ganhar espaço até nas revendas de tecnologia. Leia + ›

Revista Gestão & Negócios: O jogo do líder

LíderComo ter o melhor desempenho de um colaborador nos dias de hoje?

Entre as muitas mudanças que o universo corporativo tem sofrido uma, com certeza, está ligada ao conceito de hierarquia. Hoje em dia, o líder passou a ser aquele que está aberto a ideias, aceita opiniões e, o mais importante, trabalha junto com sua equipe. Portanto, quando o assunto é treinamento, os modelos tradicionais também ficaram para trás.

Com essa transformação, uma nova forma de desenvolvimento de pessoas que tem atendido a necessidade das empresas é a gamificação. Esse foi o tema central da matéria “O Jogo do Líder”, publicada na Revista Gestão & Negócios, edição 95, que destacou como o uso de jogos está sendo usado para melhorar o engajamento e a integração dos colaboradores, a partir de metodologias que focam itens como tomada de decisões, cooperação e aprendizagem acelerada de conteúdo complexo. Leia + ›

Falando de Gestão: Jogo de escape dá o tom do novo RH

Confira o texto publicado no site Falando de Gestão, sobre a parceria entre a i9Ação e o Escape Hotel. Tema também foi alvo de reportagem do UOL, com destaque ao treinamento corporativouol

A receita parece simples – prenda meia dúzia de pessoas em uma sala com móveis cheios de objetos, paredes com anotações enigmáticas e passagens secretas, e dê 60 minutos para o grupo encontrar pistas que o levem a localizar a saída. A fórmula, criada em 2007 no Japão e batizada de real escape game, partiu da lógica de videogames do tipo ‘aponte e clique’ e, em movimento contrário à tendência de virtualização, buscou trazer para o real o que até então só se via na tela. Deu tão certo que, em três anos, a ideia já era replicada em mais de uma dezena de países. Mas isso foi apenas a primeira pista de que os jogos reais tinham fôlego para se tornar sucesso no mundo do entretenimento.

Os números falam alto: do início, em 2007, até meados de 2016, o total de salas de escape no mundo cresceu estonteantes 498.000%. Claro que esse é um percentual sem muito sentido, na medida em que parte de apenas uma sala. Basta, porém, observar a dinâmica do segmento entre 2014 e agosto de 2016 para notar que as coisas vão mesmo muito bem nesse novo mercado. Em 18 meses, o número de salas de jogos floresceu em mais de 870% no mundo – hoje elas existem em ao menos 1.016 cidades de 87 países. Segundo o Escape Room Directory, há no mínimo 2.175 locais de escape games, somando 5,1 mil salas de jogos. O Brasil é sócio relativamente recente do clube, mas já soma 32 locais – a estimativa é de cerca de 140 salas verde amarelas. Leia + ›

[BAIXE JÁ] Game Jam: criatividade e colaboração para enriquecer o dia a dia de sua empresa

Game Jam da i9Ação

Desenvolvida pela i9Ação, a experiência Game Jam transforma a participação criativa de cada jogador em um elemento rico para a formação de soluções gamificadas

Criar jogos para treinamento é uma tarefa complicada? Nada disso! O Game Jam da i9Ação foi desenvolvido com o propósito de disseminar o potencial do game de aprendizagem por meio de uma experiência envolvente, divertida, produtiva e, além disso, gamificada!

A metodologia se tornou uma ferramenta de engajamento que começa pela criação coletiva. E deu tão certo, que passou a ser utilizada também dentro das empresas para despertar o Potencial Criativo e de Inovação dos colaboradores, bem como, para promover Integração e Sinergia. Leia + ›

O Estado de S. Paulo: Como o TJ-SC descobriu a gamificação para treinar e aprimorar processos

iA9ção - gamificaçãoA partir da criação de uma semente de jogo no Game Jam da i9Ação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina escolhe a gamificação como estratégia para ampliar resultados do Programa Teletrabalho. Leia o case publicado no jornal O Estado de S. Paulo 

Muitas instituições judiciárias têm trabalhado em busca de soluções que elevem o padrão de qualidade em suas operações. Este é o caso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), que descobriu, em uma vivência de gamificação, que seria possível ter um treinamento mais eficiente, capaz de motivar os servidores através da valorização da criatividade de cada um. Combinando pontos do dia a dia com técnicas de gamificação, o TJ-SC conseguiu uma boa alternativa para os desafios do seu Programa de Teletrabalho.

Com foco em produtividade e qualidade de vida, o principal objetivo do Tribunal era encontrar uma forma para tornar o treinamento do Teletrabalho mais simples, prático e eficiente. Nesse cenário, todo o processo de aprimoramento de tarefas e de fixação de conhecimento deveria orientar e motivar os servidores a aderirem ao sistema do programa, sem comprometer a produtividade das equipes. Na prática, a meta era aumentar em 20% a produção dos cadastrados, além de melhorar a qualidade de entrega do trabalho e de vida dos servidores. Leia + ›

Podcast: Kordsa melhora a qualidade de produção por meio da gamificação

icon-1298908_640Ouça a entrevista com Luis França, diretor de RH & TI para a América do Sul da Kordsa Global, e saiba como o jogo personalizado desenvolvido pela i9Ação transformou as ações de Team Building para aumentar a qualidade dos processos da companhia

 

Saiba os resultados positivos que o jogo trouxe para a Kordsa! Escute, agora, essa entrevista inspiradora com Luis França:

1 – Qual era a necessidade da Kordsa Global antes de aplicar a gamificação?

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Portal Terra: 9° Concurso Acelera Startup convida i9Ação para painel de Gamificação

9° Concurso Acelera Startup Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação, participou ontem, 07/11, do painel sobre a utilização de jogos e tecnologias em novos negócios; Durante o período da tarde, o executivo esteve presente nas ações de mentoria do concurso

Nos dias 7 e 8 de novembro, São Paulo recebe a 9ª edição do Concurso Acelera Startup, promovido pelo Comitê Acelera Fiesp (CAF), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O painel “Realidade Virtual/Aumentada e Games” recebeu o executivo Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação Treinamento e Desenvolvimento – uma das empresas pioneiras no setor.

Aberto a projetos e empresas de diversos segmentos, o encontro tem como objetivo explorar as oportunidades disponíveis para o desenvolvimento e fortalecimento de novas ideias e negócios no país. É nesse cenário que Seacero apresentou os diferenciais que têm transformado a gamificação em um elemento cada vez mais presente e importante para a gestão de companhias de todos os tamanhos. Leia + ›

Folha de S. Paulo: Testes definem perfis profissionais e ajudam a aumentar a produtividade

Metodologia de PreferênciasMetodologia de Preferências Humanas, desenvolvida por Fernando Seacero, foi uma das práticas destacadas pela Folha de S. Paulo para mostrar a importância das análises comportamentais no mundo profissional

Qual a importância dos testes de personalidade e como podem ser utilizados para definir melhor os talentos e as oportunidades de cada pessoa? Qual o impacto na rotina do profissional ao conhecer os perfis de comportamento humano? Estas foram algumas das questões respondidas pela reportagem do caderno de Carreiras, no último domingo (23), da Folha de S. Paulo.

Entre outros detalhes, a publicação destacou a metodologia de Preferências Humanas, desenvolvida por Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação. O método utilizado pela i9Ação demonstrou, na reportagem, como a análise comportamental apoia os processos de seleção e gestão de Recursos Humanos das empresas e, além disso, como este tema pode significar novas possibilidades de desenvolvimento individual para os próprios profissionais, com o autoconhecimento em evidência. Leia + ›

A Sétima Pirâmide: como valorizar a harmonia e energia do seu Team Buiding

A Sétima PirâmideO mais novo Playframe da i9Ação reúne estratégia e fantasia para o desenvolvimento de competências dos participantes

Jogos de Aprendizagem podem ajudar, e muito, a estimular a participação e o engajamento de seus colaboradores. Mas, para isso, é essencial que o game tenha uma trama envolvente, cheia de estímulos, que mistura Storytelling e a metodologia de Bioaprendizagem. E é este o objetivo do A Sétima Pirâmide, o mais recente Playframe da i9Ação, criado para treinar e desenvolver as pessoas com maior eficiência e interatividade.

Recheado de elementos estratégicos, este game é uma verdadeira aventura colaborativa, que observa e pratica competências como visão sistêmica, colaboração, empatia, flexibilidade, comunidação assertiva, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, entre outras. Leia + ›

O Estado de S.Paulo: i9Ação confirma participação em congressos na Bahia e DF

Fernando SeaceroEm outubro, Fernando Seacero levará a gamificação como um dos temas de destaque em eventos em dois dos principais eventos do setor de Recursos Humanos no país (saiba mais sobre o evento em DF)

Especializada no desenvolvimento de jogos e soluções criativas para o mercado corporativo, a i9Ação Treinamento e Desenvolvimento marcará presença na 11ª edição do Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH-BA, em Salvador (BA), que acontece nos dias 6 e 7 de outubro. Já no dia 19 de outubro será a vez de Brasília, com participação no ENCONTRARH 2016 – 26º Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central, realizado pela ABRH-DF.

Durante o evento em Salvador, Fernando Seacero, sócio-fundador da i9Ação, comandará o Game Jam, vivência de cocriação de jogos empresariais. Em Brasília, a temática da palestra será “Games – Aprendizagem e engajamento para vencer desafios complexos”, mostrando como a utilização dos recursos de gamificação podem apoiar o dia a dia das empresas. Leia + ›