Uma forma de treinar e desenvolver as equipes no dinâmico universo do varejo, de uma forma diferente e que gere resultados surpreendentes, é a gamificação. A metodologia possibilita o aprendizado ativo do participante e é capaz de despertar a motivação adormecida dentro de cada um, entre outros diferenciais.
Assim como existe o varejo tradicional, “off-line”, e o cada vez mais presente “e-commerce”, existem também as técnicas de gamificação em formato presencial e digital – no formato de jogos de tabuleiro vivenciais, jogos digitais e portais gamificados. Quando o profissional do varejo sabe identificar a sua dor e tem um objetivo claro, fica mais fácil escolher qual o melhor modelo para criar uma solução gamificada interativa.
Resultados da gamificação no varejo
As soluções gamificadas são capazes de desenvolver as mais variadas competências, habilidades e motivações para despertar e aumentar a produtividade da equipe de varejo. Os temas mais indicados para alavancar as vendas – e que mais têm sido usados pelo varejo – são liderança, trabalho em equipe, relacionamento com o cliente, técnicas de vendas e engajamento.
Um excelente case de sucesso utilizando a gamificação no varejo é o da loja americana JC Penney, que obteve um enorme crescimento do engajamento dos seus clientes utilizando jogos online, tornando o processo de compra inovador e divertido tanto para clientes quanto para vendedores. Com isso a marca faturou cerca de 700 milhões de dólares a mais do que no ano anterior, comprovando o poder da gamificação.
Treinamento e desenvolvimento
O mundo evoluiu e com ele o processo de treinamento e desenvolvimento também avançou. E nesse novo cenário, a gamificação surge como uma estratégia efetiva de aprendizagem no ambiente organizacional.
Da mesma forma que um portal de compras gamificado pode incentivar o consumo e aumentar as vendas, um portal de aprendizado gamificado pode estimular a equipe de vendas a se aprimorar, a conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos, a treinar abordagens de clientes e a praticar a venda criativa.
O aprendizado interativo é o futuro para os treinamentos empresariais e otimização de equipes.
Clique aqui e entenda melhor como a gamificação pode trazer os mais diversos benefícios.
E você, o que está esperando para inovar no treinamento do seu time?