Para entender os efeitos da gamificação, é preciso ir muito além do jogo. A metodologia pressupõe o desenho de um modelo que leva em consideração a definição de um propósito, o estabelecimento de regras, um sistema de feedback e a participação voluntária. Dentro deste cenário, o participante é convidado a se envolver e assim realizar ações que o levem a consecução dos objetivos do jogo.
Gamificação no mundo
No mundo, a gamificação vem sendo aplicada pelas empresas em diferentes contextos. Nos Estados Unidos, a gamificação já é uma realidade adotada por grandes empresas como McDonald’s, Lego e Coca Cola.
Boa parte das empresas americanas vêm utilizando a gamificação como forma de aprimorar processos internos e também para difundir processos de educação. É o caso do Duolingo, uma plataforma criada por um professor da Carnegie MellonUniversity que promove o ensino de línguas através da metodologia dos games e se tornou um verdadeiro sucesso com mais de 60 milhões de usuários.
Outro case interessante é o da Woot.com, um site de varejo que disponibiliza diariamente um único produto, com preço promocional e estoque limitado, estimulando a competição dos clientes pela aquisição do produto.
Na Europa, a gamificação vem sendo utilizada pelo mundo corporativo como forma de engajamento do cliente ou ferramenta de marketing. É o caso do banco holandês Rabobank que, para realizar o engajamento de clientes, criou um modelo baseado em jogo para promover a troca de dados e documentos no setor de hipoteca.
As empresas brasileiras e o uso da gamificação
No Brasil, a gamificação ainda é um recurso que pode ser muito mais explorado pelas empresas. O próprio estudo da gamificação surgiu no país de maneira mais ampla, nos últimos anos, em cursos específicos voltados para esse tipo de metodologia.
Há uma grande disposição, principalmente das áreas relacionadas à tecnologia, de inserir a metodologia da gamificação em processos internos e no desenvolvimento de produtos. Empresas como Totus, Algar Tech e SAP já demonstram interesse em desenvolver projetos nessa área.
Boa parte das empresas brasileiras utilizam a metodologia de gamificação para envolver colaboradores internos. Outras já descobriram o potencial da metodologia para acelerar o processo de equipes em busca de um desafio, ou mesmo para fazer com que aprendam um conteúdo de forma muito mais rápida.