Conheça o resultado do trabalho realizado pela i9Ação para a Gerdau em algumas frases retiradas da entrevista com a analista de Meio Ambiente da Gerdau Brasil
O objetivo da iniciativa que atingiu quase 5 mil colaboradores e colaboradoras era trabalhar com a aprendizagem como uma ferramenta de transformação para impactar pessoas e o Planeta (saiba mais sobre o case da Gerdau aqui). Esse também é um propósito da engenheira ambiental, o que vai muito ao encontro do objetivo da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, de empoderar pessoas que constroem o futuro.
“Hoje meu papel e meu foco na Gerdau é empoderar essas pessoas oferecendo soluções que melhoram o seu trabalho, analisando esses resultados para que tomadas de decisões tenham impacto positivo. Grande parte do meu trabalho é conscientizar os colaboradores, levando conhecimento técnico e educação em um nível mais amplo, para que cada um entenda qual que é a sua contribuição nessa grande engrenagem e faça a sua parte. Preciso não só que a conscientização fique no nível mental, mas que passe a ser um empoderamento na atuação de cada um e esse impacto se multiplique, que tenhamos uma amplificação dessas ações”.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre gamificação para aprendizagem, espia abaixo as frases de Sophie Abreu, Analista de Meio Ambiente da Gerdau Brasil à época do projeto
1. A gamificação é um ótimo caminho.
2. Procuramos o pessoal da i9Ação para fazer um jogo e foi um sucesso maior que a gente imaginou que pudesse ter.
3. Notamos um engajamento muito grande, um interesse dos colaboradores e colaboradoras aumentando em relação aos temas.
4. As pessoas viam que era fácil e que era divertido também.
5. Ter a ferramenta que funciona no celular de qualquer um gerou uma proatividade muito grande.
6. Acertamos no formato porque independentemente do nível de formação da pessoa, todo mundo gosta de jogar e gosta de uma competição.
7. Esse formato democratizou o conhecimento.
8. O conteúdo colocado dentro do game serve para todos.
9. Poderíamos ter tomado a decisão de não traduzir, seguir só com as operações do Brasil mesmo, mas vimos que o esforço era pequeno e a oportunidade era grande de atingir muito mais pessoas, então, por que não?
10. Foi uma campanha que teve todo o ciclo, que conseguiu realmente cumprir com o objetivo e medir esses resultados de forma efetiva.
11. Foi uma realização pessoal e profissional muito grande porque conseguimos medir quantas pessoas foram impactadas, quantas pessoas tiveram contato com o jogo e que realmente jogaram.
12. A pessoa que ganhou a competição contou que até dentro de casa incentivou e jogou com a família, falou sobre o trabalho que fez com os colegas da área. Foi muito legal esse feedback, eu não esperava que o jogo chegasse a esse ponto. E o pessoal de meio ambiente de outras plantas também gostou muito, inclusive pessoas de fora do país.
13. Outras áreas também vieram nos procurar para saber como foi o projeto e como fizemos para construir um jogo.
14. Os resultados e os impactos reais são imensuráveis porque é uma cadeia de ações que vai sendo desdobrada a partir desse conhecimento. O impacto é muito grande.
15. Começamos nível Brasil porque o cenário pré-pandemia era totalmente diferente. Hoje, após esse projeto, já conseguimos ter uma atuação global.
16. Subimos a régua para as próximas campanhas. O pessoal agora vai sempre esperar algo tão bom quanto o que fizemos neste ano.
DEPOIMENTO
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