A maior incidência de afastamento por problemas psicológicos e o aumento de estresse verificado nos profissionais nas empresas são sinais da diminuição deste quesito “engajamento” nas organizações. A mudança no modelo de trabalho e na vida das pessoas com a pandemia fez com que os gestores precisassem se adaptar e buscassem novas formas de engajar e medir o engajamento
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de possuir colaboradores engajados. Elas sabem que o desengajamento dos colaboradores pode custar muito caro e, por isso, existe grande investimento em treinamentos e benefícios. Mas, em tempos de trabalho on-line e em home-office, como identificar a desmotivação e a falta de comprometimento nas pessoas?
O engajamento é o comprometimento e envolvimento emocional do colaborador com a empresa. Um profissional engajado é entusiasmado com o trabalho e envolvido com as ações que fortalecem a reputação da organização. Mas quando esse envolvimento não existe, o colaborador está desinteressado e isso prejudica o desenvolvimento dele como profissional e o crescimento da empresa. Por isso, é importante identificar quais colaboradores estão desengajados e propor medidas para mudar essa situação.
Como identificar colaboradores desengajados?
Uma maneira de identificar os pontos que precisam ser aprimorados internamente e que vão contribuir para melhorar o engajamento das pessoas é por meio de pesquisas periódicas, mais amplamente, e conversas constantes com os colaboradores.
Também já existem métricas de avaliação à distância, como Apps desenvolvidos para mensurar esses fatores. Existem ainda plataformas de interação em treinamentos corporativos e com mensuração de resultados, com funcionalidades que permitem ao gestor acompanhar “de perto” tanto a participação como as dificuldades encontradas.
Veja alguns sinais que caracterizam a falta de engajamento dos colaboradores e saiba como reverter esses fatores:
1. Falta de interesse em assuntos que não são de sua responsabilidade
O colaborador desengajado não se interessa pelo crescimento da empresa. Ele acredita que deve fazer seu trabalho de modo automático e sem envolvimento ou comprometimento com os resultados. Esse tipo de colaborador pode ser identificado com facilidade, pois ele raramente emite sugestões e opiniões. Outra característica é seu comportamento e uma mentalidade sempre voltada para o lado negativo.
2. Mau relacionamento com superiores e outros colaboradores
Outro indício de falta de engajamento é o relacionamento desse colaborador com os superiores e outros funcionários. Ele fica deslocado, não se sente parte daquele grupo e não se interessa por ele.
3. Pouco ou quase nenhum desenvolvimento profissional
O colaborador não se desenvolve profissionalmente e, na verdade, não se interessa por isso. Não cobra treinamentos e até mesmo benefícios. Ele se torna automático, uma peça sem vida dentro da organização. Além disso, não dá feedback por considerar isso inútil.
4. Baixa comunicação e compartilhamento
Ele acredita que por mais que faça a diferença, não será reconhecido pelos superiores. Por isso, não faz nada além do que consta no contrato de trabalho. Guarda os talentos para si, pois acredita que não deve compartilhar com a empresa seu potencial.
5. Produtividade irregular
A maioria desses funcionários são improdutivos, pois além de não fazerem mais do que julgam necessário, prejudicam o relacionamento interpessoal da empresa com sua postura. Por isso, a falta de engajamento custa caro para empresa e deve ser revertida através de medidas e reconhecimento.
Como reverter o desengajamento dos colaboradores?
- Descubra quais os principais drives ou motivadores de seus colaboradores atualmente.
- Desenvolva um canal de comunicação interna eficiente, o que pode ser implementado com alguns recursos estimulantes como Apps que promovem o feedback, a participação e até mesmo a interação em games.
- Evite o excesso de trabalho e ofereça opções de lazer e descompressão aos funcionários. Pausa e produtividade devem caminhar juntos no ambiente de home-office. Além disso, alguns treinamentos também podem se tornar mais divertidos com o uso de recursos de gamificação.
- Mantenha contatos frequentes com os colaboradores e procure escutá-los. Paralelamente, pode existir uma plataforma on-line que estimule essa comunicação da parte dos colaboradores.
Mais importante do que identificar a falta de engajamento na organização é estar aberto para mudar o cenário e possibilitar um ambiente mais comprometido com a empresa. No próximo Blog, vamos falar sobre como a tecnologia, Apps e plataformas de aprendizagem podem ajudar hoje nesses desafios.
Observe! Os seus colaboradores estão engajados? Como você lida com essas questões hoje?
Conheça mais e entenda como a i9Ação pode ajudar a criar esses meios marcando um bate-papo com a gente!
+ As dicas de Fernando Seacero foram publicadas pelo portal Administradores e podem ser conferidas no link: https://administradores.com.br/noticias/gamificacao-10-licoes-para-uma-carreira-de-lideranca