Aprendizagem em ambientes digitais é um assunto que gera divergências ao ser pesquisado em livros, podcasts e artigos (do Reddit, por exemplo, que adoro!)
Por Fernando Seacero*
Da Série Como aumentar o engajamento e a aprendizagem em ambientes digitais
Na busca pelas melhores formas de estimular o engajamento e a aprendizagem na visão das referências atuais, a jornada é instigante, profunda e desafiadora e, com a velocidade das coisas, sabemos também que adequação é eterna.
Falando em velocidade, as principais estratégias mencionadas no livro Make It Stick: The Science of Successful Learning (em tradução livre – Faça Grudar: A Ciência da aprendizagem de sucesso) abordam a importância de reduzirmos a velocidade de esquecimento das coisas (Afinal, a maior capacidade de nosso cérebro em relação a aprendizagem é esquecer e não lembrar das coisas, pois seria uma grande confusão caso não conseguíssemos esquecer das informações que recebemos o tempo todo em nossa vida).
Os autores desse livro, Peter C. Brown, Henry L. Roediger e Mark A. McDaniel, mergulham nas principais estratégias para aumentar a aprendizagem, e também desconstroem alguns mitos que temos sobre o tema.
O teste dos quizzes e das perguntas abertas descritivas
Em testes realizados com estudantes no ensino médio e em faculdades nos EUA, em 2012, perguntas em formatos de quizzes e perguntas abertas descritivas foram realizadas no início, no meio e no fim das aulas em diferentes matérias abordadas.
- Houve um aumento em até 35% da retenção de informações e conceitos complexos.
- Também ampliaram e melhoraram os resultados da aplicação posterior dos conhecimentos aprendidos pelos alunos, em relação a um grupo que não realizou estes quizzes e perguntas.
Além destes resultados, se outras perguntas eram realizadas uma semana após a aula em questão e um mês após a aula, estas adicionavam mais 9% de retenção da aprendizagem em comparação a um grupo que não realizou os testes extras.
Sensibilizar, engajar e promover aprendizagem na empresa
Voltando para nossa realidade corporativa, anualmente, diversas empresas realizam suas semanas focadas em temas como SIPAT, COMPLIANCE, ESG, MEIO AMBIENTE e LGPD, entre outros, todos necessários e importantes em diversos aspectos.
O objetivo destas ações é de sensibilizar, engajar e promover aprendizagem sobre estes temas na organização. E, para isso, o trabalho para engajar os colaboradores mais comum é de oferecer palestras, cursos e debates.
Aprendendo com os testes bem sucedidos
E se, além de trazer os conteúdos e as palestras de forma fácil e acessível, em qualquer lugar que o participante esteja (celular ou computador), as pessoas forem desafiadas em forma de quizzes, perguntas abertas e em um game?
O jogo pode convidar as pessoas a desafiarem seus colegas em tomadas de decisões ou com perguntas antes, durante e depois do evento!
Certamente, a conclusão é de que as pessoas irão se lembrar e aplicar o que vivenciaram com muito mais facilidade em seu dia a dia.
Quer saber mais sobre como a i9Ação utiliza quizzes, constrói trilhas de aprendizagem e aplica games para engajar as pessoas? Clique aqui e peça uma demonstração.
* Fernando Seacero é CEO e fundador da i9Ação – empresa pioneira no desenvolvimento plataformas gamificadas para educação corporativa.