Esta é a parte um da Série do Case da Ultracargo, que traz conteúdo extraído do evento ‘Compliance Game Experience’ da i9Ação, um evento focado em apresentar solução e case de gamificação para treinamentos de Compliance, uma das apresentações explicou a importância de estimular as 3 partes do cérebro para que o colaborador lembre do conteúdo e aplique o aprendizado em seu dia a dia
+ Você pode assistir ao evento na íntegra clicando aqui.
O evento foi apresentado por Fernando Seacero, nosso CEO e fundador, e teve como convidada especial Cristiane Oliveira, Gerente de Integridade da Ultracargo, que compartilhou sua experiência ao implantar a gamificação na Semana de Compliance.
Hoje, trazemos aqui a explanação sobre como o cérebro funciona para gerar memória de longo prazo, e como a gamificação ajuda o cérebro a guardar o que realmente importa! Nos próximos posts, vamos compartilhar e aprofundar o conteúdo do evento, acompanhe!
Confira o vídeo e a transcrição da explicação sobre a gamificação e as três áreas do cérebro:
Fernando:
Por que a gente, afinal de contas, usa jogos?
A gente quer que o Compliance e a integridade, fiquem numa caixinha de memória de longo prazo, que o nosso cérebro guarde essas informações num lugar que ele vai ficar permanente.
Por que?
Porque se a gente guarda num lugar permanente, a gente consegue usar depois.
E como é que faz isso?
Para o nosso cérebro entender que aquele assunto é importante, a gente precisa estimular as três áreas do sistema nervoso central: o Sistema Reptiliano (que é o de ação, movimento), o Límbico (que é o emocional), e o Neocórtex (que é o racional).
De alguma forma, quando a gente consegue estimular essas três áreas, o cérebro fala: “ah, essa informação é importante, eu vou colocá-la em um outro arquivo, que é um arquivo de coisas importantes e que vão permanecer”.
E como é que a gente faz isso com jogos?
Por que os jogos têm a capacidade de gerar essa memória de longo prazo?
Eu estimulo o Sistema Reptiliano com pontos, com ranking, com ranking de grupos, com ranking de influencer, como eu vou mostrar para vocês. Mas o jogo estimula uma coisa que é muito, muito importante, que é o Sistema Límbico, que é o nosso sistema emocional.
Então, as pessoas se divertem, as pessoas têm contato umas com as outras. Nos jogos que a gente desenvolve, uma pessoa pode desafiar a outra para jogar, então, quando você tem essa conexão social, você estimula muito o Sistema Límbico. E ele é a chave do engajamento (as redes sociais estão aí para exatamente reforçar esse ponto).
E, por fim, o Neocórtex, que está relacionado ao conteúdos. Então, os conteúdos direcionados para Integridade, Compliance, que estão integrados com o jogo, fazem com que as pessoas consigam lembrar e aplicar essas informações depois.
É isso, quando eu tenho a estimulação do Sistema Emocional, a conexão social, junto com a ação, com pontos, com rankings e com um conteúdo muito bem estruturado, a gente consegue ter uma Semana de Compliance, uma ação de Compliance ao longo do ano que as pessoas nunca mais vão se esquecer.
Depoimento e dica de nossa convidada
“Quando eles percebiam o que era o jogo e que eles iriam poder realmente jogar para consumir e desafiar os colegas, eles começaram a se interessar mais.
Eu pedi o engajamento também da liderança, olha, liderança, incentiva o pessoal a jogar. Então, os gerentes já vinham, ‘ó pessoal, joga, pode jogar, claro, que não na operação, nos lugares onde não podemos utilizar o celular, mas no momento de descanso, no almoço, na van, em casa’, e eu também incentivei para que eles usassem e jogassem em casa com os familiares.
A partir desse momento das divulgações, eu já percebia um interesse muito maior e, às vezes, eles já sacavam o celular do bolso e acionavam o QR Code.
Mas foi muito saudável porque nós colocamos o desafio de você desafiar um colega. Então, eles ficavam desafiando os colegas de equipe. E o que foi muito legal, eles desafiavam colegas de outros terminais. Pessoas da matriz, com pessoas dos terminais, e assim, lideranças e pessoas de diversos cargos.
Eu recebia toda hora alguém me desafiando. Então, foi bem difícil porque tem que atender todo mundo. Mas então, se está todo mundo me desafiando, é porque estão consumindo o conteúdo e jogando. Isso foi muito legal. É uma dica bacana”
Cristiane Oliveira é Gerente de Integridade da Ultracargo
Assista aqui o vídeo deste evento na íntegra e marque aqui uma conversa com nosso time para conhecer mais!
Você também pode baixar o ebook sobre o tema, clicando aqui.
Siga a i9Ação no LinkedIn e fique por dentro de todas as tendências sobre gamificação e educação corporativa!
Olha só onde minha navegação aleatória me trouxe: direto pro seu post! Até salvei aqui pra não me perder mais tarde. Aguardando a próxima rodada =D