Sua convenção de vendas precisa de um game personalizado para seus objetivos? Seu encontro presencial de Onboaroding está com baixo engajamento? Sua equipe precisa ser treinada de forma eficiente em conceitos e práticas de SSMA?
Desenvolva um game totalmente personalizado para suas necessidades de aprendizagem e impacto.
Crie uma experiência engajadora onde as pessoas interagem e aprendem de forma leve e eficiente.
Nos Laminadores da Gerdau espalhados pelo mundo barras de aço incandescentes correm por esteiras rolantes enquanto atravessam máquinas que comprimem e conformam a barra com tanta força que sua temperatura aumenta durante o processo: um desafio e tanto para a área de Segurança do Trabalho!
Treinamentos e ferramentas como as intervenções de segurança já faziam parte da rotina, mas era necessário levar a aprendizagem para um próximo nível.
Como engajar os colaboradores com a cultura da segurança em um ambiente sempre pressionado por resultados produtivos? Como reforçar e estimular os comportamentos desejados? Como fazer um alinhamento fino de procedimentos e ações gerando memória de aplicação?
O Game Laminador da Gerdau, desenvolvido a partir do Game Express TurboMap, tem como pilares o Saber, o Olhar e o Cuidado: apenas desenvolvendo estas competências é possível mover as barras na esteira do Laminador e cumprir a missão do jogo – entregar o maior número de barras laminadas possível.
A base do tabuleiro é um Mapa de Aprendizagem que mostra toda a operação do Laminador e ilustra diferentes situações do dia-a-dia. Sobre ele cartas de desafios intercambiáveis permitem que o facilitador escolha quais desafios pretende abordar com cada grupo, Os jogadores interagem com cada situação presente no mapa através de desafios em diferentes formatos, que geram troca de conhecimento, alinhamento fino e reforço das práticas de segurança na operação.
A Cultura de Segurança tem aspectos técnicos e comportamentais: é importante alinhar conceitos técnicos e práticos, como alguns procedimentos críticos e o uso de EPIs e ferramentas adequadas, mas é fundamental engajar os colaboradores para que eles adotem os comportamentos necessários.
Como incentivar o protagonismo de cada colaborador dentro do seu ambiente de trabalho para que ele promova a Cultura de Segurança?
Como alinhar os comportamentos esperados de atenção, proatividade e cuidado com o outro?
Como aproveitar a oportunidade para alinhar procedimentos técnicos numa organização do tamanho e complexidade da Siemens?
Para vencer deste desafio a i9Ação partiu do Game Express Terminator: nele os jogadores têm a missão de fazer as máquinas funcionarem sem causar danos, exercitando sua percepção de risco em diferentes atividades cotidianas e aprendendo sobre os impactos de não seguir os procedimentos de segurança.
Para solucionar o desafio da diversidade de público e das operações, o jogo conta com um deck de atividades intercambiáveis que pode ser escolhido pelo próprio multiplicador, que define para cada turma de jogo quais serão os temas abordados.
E para tornar o jogo ainda mais inclusivo foram criadas duas versões: Operacional e Administrativa, para que todos os colaboradores, em qualquer lugar, pudessem se conectar com o jogo à partir de situação e atividades que realmente fazem parte do seu cotidiano.
A Owen-Illinois é líder de mercado desde 1903, quando seu fundador inventou a máquina automática de produção de garrafas que se tornou a base da indústria de produção de vidro atual. De cada dez garrafas de vidro produzidas no mundo, sete foram feitas pela Owens-Illinois.
E desde então o ambiente da fábrica não mudou muito: a matéria prima para produzir garrafas (vidro em estado líquido) é um caldo grosso e incandescente que sai dos fornos e cai nas formas das maquinas como gotas de lava – um cenário meio Mad Max, que exige de todos muita atenção e cuidado.
Para criar uma forma eficiente e envolvente de alinhar os conhecimentos de segurança em todas as fábricas do Brasil e da América Latina, a i9Ação partiu do Game Express Liga dos Vilões para criar um jogo de tabuleiro divertido e fácil de aplicar.
Quando quatro supervilões invadem as instalações da fábrica para influenciar os colaboradores a adotarem comportamentos inseguros, é preciso que os jogadores se unam para impedir que eles causem acidentes, drenando as energias de cada malfeitor até que seja possível expulsá-los de uma vez por todas.
O jogo tangibiliza como cada colaborador pode contribuir para a prevenção de acidentes, alinhando procedimentos e comportamentos e reforçando o conhecimento sobre o uso dos EPIs e ferramentas adequadas, sempre à partir de situações do dia-a-dia que exigem a tomada de decisões.
Quatro equipes de detetives se reúnem com o desafio de solucionar quatro mistérios: como cada um desses incidentes biológicos foi acontecer?
Ao entrar em cada ambiente do hospital é possível encontrar pistas ou coletar depoimentos, mas é preciso agir como detetive, criando teorias e se apoiando em provas para solucionar cada caso.
Quais foram os motivos que causaram o incidente? Quem estava envolvido nele? Que Regras de Ouro da segurança hospitalar foram quebradas? Que medidas adotar para que este incidente não se repita?
Este jogo de tabuleiro desenvolvido a partir do Game Lab consolida e amplia o conhecimento sobre acidentes biológicos para colaboradores de diversas áreas do hospital, gerando memória de longo prazo através de recursos lúdicos como curiosidade, imaginação, lógica e contação de histórias.
O conteúdo era bom, e a missão muito importante: levar conhecimento sobre saúde sexual para alunos em escolas públicas da periferia foi a causa abraçada pelo programa de voluntariado do Grupo Fleury, que na época utilizava um material cedido pela Philips para abordar o tema.
Imagine a cena: voluntários sem nenhuma formação pedagógica ou médica entram na sala de aula e tentam chamar a atenção dos alunos para falar sobre sexo, AIDS, gravidez precoce e uso da camisinha. Metade dos alunos fica tímido, e a outra metade fica rindo e fazendo piada: mas todos eles têm dúvidas básicas sobre estes temas, só estão constrangidos demais para se expor.
O Jogo Conecta Saúde, desenvolvido a partir do Game Lab, cria uma atmosfera acolhedora e lúdica que traz conhecimento e cria a abertura necessária para tirar essas e outras dúvidas.
Durante o jogo personagens em um acampamento interagem entre si de diversas formas, sempre a partir da escolha dos jogadores e sem preconceitos. Será que eles podem contrair AIDS um do outro dando um beijo na boca ou nadando na mesma piscina? As equipes votam usando os discos de “pega” e “não pega”, e abre-se espaço para entender e aprender mais.
O sucesso do jogo foi validado por educadores e agentes de saúde, que reconheceram nele uma ferramenta poderosa de diálogo com os jovens. Em São Paulo parcerias com as Secretarias de Educação e Saúde estão ampliando o impacto do projeto, que hoje não depende apenas dos voluntários para as aplicações nas escolas. Em outros seis estados do Brasil, o Grupo Fleury já utiliza a ferramenta como peça fundamental do seu programa de voluntariado.
A área de Meio Ambiente da Libbs encomendou para o Game Lab da i9Ação um jogo para a Semana no Meio Ambiente. Como estimular o consumo consciente e a prática de ações cotidianas de cuidado com o nosso planeta, não apenas dentro mas também fora da organização?
Tudo começa com um bolo e uma enxaqueca. A protagonista principal aparece no vídeo e pede ajuda aos jogadores: ela precisa comprar os ingredientes para o bolo rápido, antes que sua dor de cabeça aumente ainda mais e seja impossível fazer compras.
Um mercado cenográfico foi construído: nele diversos produtos, criados exclusivamente para o jogo, têm embalagens e rótulos que trazem informações importantes sobre o impacto de consumir cada um deles – como acontece na vida real. Mas para comprar estes produtos os jogadores precisam responder perguntas: é possível escolher o tema e o grau de dificuldade, e às vezes é preciso se arriscar – afinal existem poucos produtos iguais na prateleira, e quem compra antes tem preferência!
Durante o jogo os colaboradores reforçam conhecimentos fundamentais para a área de Meio Ambiente, e a pontuação final é medida em impacto ambiental: ganha a equipe que escolheu os produtos com menor impacto para fazer o bolo!
A São Cristóvão Saúde necessitava desenvolver uma integração colaboradores que pudesse engajar todos os participantes, independentemente de seu nível hierárquico, e possibilitar o alinhamento de informações para os novos entrante e para os funcionários já presentes na organização.
Inspirados em um ambiente submarino, que é a marca de design do grupo, criamos um game onde a conquista de tesouros nas ilhas e submersos, possibilita ao participante entender mais sobre a História, visão, Valores e serviços da organização.
Todos são convidados a explorar um mapa de desafios que trarão conhecimento e a aprendizagens inesquecíveis.
A Libbs tem como cultura ter a saúde como o centro de suas ações. O desafio era engajar os novos colaboradores na cultura da empresa que possui diversas particularidades.
Para isto decidiram criar um game presencial que pudesse realizar esta missão de forma fácil e acessível considerando públicos diversos.
O jogo da Libbs foi inspirado em um tabuleiro onde os participantes devem defender a saúde e bem-estar de todos de ameaças que aparecem a cada jogada.
Cada defesa destas ameaças, feitas pelos participantes ao vencerem desafios de conhecimentos e dinâmicas, trazem aprendizagens sobre a História, Produtos, Serviços, áreas da empresa, Benefícios e outros conhecimentos.
Que tal promover o entendimento e reflexão sobre os valores e comportamentos esperados mas também criar um espaço de acolhimento? Este jogo promove um espaço de troca e conexões entre a cultura da organização e a experiência pessoal de cada participante.
O Core Value Game DuPont foi desenvolvido à partir do Game Express Enigma, e tem foco em engajar os novos colaboradores na prática cotidiana dos valores organizacionais.
Cada um tem a oportunidade de trazer experiências anteriores para dentro do jogo e compartilhar visões diferentes sobre os temas, gerando uma troca que gera um alinhamento profundo sobre os comportamentos esperados.
O jogo baseia-se em desafios e dilemas agrupados em diferentes temas e numa competição saudável entre equipes, e ainda retorna indicadores de alinhamento por tema para a companhia, que pode investir em ações específicas de comunicação interna e promoção de valores e comportamentos desejados.
O jogo foi desenvolvido em português, inglês e espanhol e atualmente já está em aplicação
em toda a America Latina.
Como acolher novos colaboradores com qualidade numa empresa que cresce muito rápido?
Como gerar aprendizagem sobre os comportamentos e atitudes esperados medidos por um modelo de gestão que impactam na remuneração variável?
A Iterative é uma empresa de TI inovadora em plena ascensão que possui um modelo de gestão baseado em inovação, compartilhamento e meritocracia: mais conhecido como “O Modelo”.
Para engajar jovens ligados em tecnologia e na cultura geek, a i9Ação desenvolveu um jogo baseado no Game Express Galaxy. Nele os jogadores assumem o papel de exploradores do espaço que acabaram de atravessar um fenda no espaço-tempo e agora se encontram em um universo desconhecido. Para vencer o jogo é necessário consertar a nave avariada e explorar esse universo em busca das informações necessárias para realizar a trajetória de volta pra casa.
Coleta e análise de dados, visão sistêmica, comunicação e resolução de problemas são a base para vencer este desafio – os soft skills necessários para começar a trabalhar na Iterative. Para trazer os conteúdos sobre “O Modelo” para dentro do jogo, um sistema de apostas de cartas baseado em match permite que os novos colaboradores se aprofundem e opinem sobre a importância de cada um dos aspectos do “Modelo” – e cada vez que eles consolidam uma informação no lugar certo eles avançam mais rápido no jogo, acelerando suas naves e ganhando poderes.
Como ampliar a visão do negócio para quem está chegando com uma visão reduzida da organização?
Como aproveitar a energia das novas gerações para acelerar as mudanças rumo ao futuro?
Como estimular os comportamentos necessários para a execução da estratégia?
A ADP é a maior empresa do mundo de HCM – Gestão de Capital Humano (Human Capital Manegement). E é também reconhecida no mercado por ser a maior especialista em folha de pagamento, oferecendo sistemas que facilitam a vida das empresas na hora de gerenciar os custos com seus funcionários.
Na integração de novos colaboradores criada para a ADP através do Game Lab, as pessoas são transportadas para o futuro e para o espaço. Como tripulantes que despertam sem memória da hibernação criogênica, é preciso explorar a nave em busca de informações que permitirão recompor sua história até ali, para então entender qual o próximo destino dessa jornada.
Mas a nave está avariada e a inteligência artificial que controla todos os sistemas testa os jogadores o tempo todo, questionando se eles são os verdadeiros tripulantes da nave espacial. Para aumentar ainda mais o desafio, naves não identificadas aparecem constantemente no radar e exigem dos jogadores a tomada de decisões: será que esta nave representa uma ameaça real?
Esse é o cenário de um jogo de integração cheio de conteúdos: entender a trajetória do negócio até ali, refletir sobre questões essenciais para a organização, entender quais os diferenciais frente aos concorrentes e visualizar claramente as estratégias de futuro são o coração do jogo, um conhecimento que é obtido pelos jogadores de forma integrada através do jogo.
O desafio era grande, do tamanho do Brasil: como uniformizar o processo de integração de uma rede de hospitais recém criada, resultado da fusão de dois grandes grupos hospitalares que acabava de adquirir novas unidades em todo o território nacional?
Também fazia parte do desafio engajar os colaboradores com esta nova empresa, criado conexão emocional com os valores, reforçando o propósito e ampliando a visão do negócio – agora uma rede integrada de hospitais com muitas histórias diferentes.
O Jogo foi batizado de “Acolher é o Nosso Negócio”: nele os novos colaboradores têm a missão de garantir que o paciente seja bem acolhido no hospital, e para isso devem explorar e conhecer todas as áreas e seu papel nesta importante missão. O jogo traz também conteúdos de negócio (como os impressionantes números da rede), e foi customizado para cada unidade hospitalar ter sua história contada dentro do jogo.
O resultado não poderia ser mais inspirador: funcionários de todos os níveis e formações jogam juntos, promovendo um sentimento de colaboração intenso e reforçando a importância da missão de cada pessoa em cada área do hospital. O sucesso foi tão grande que todos os colaboradores já admitidos começaram a passar também pelo jogo, que extrapolou a integração para se tornar uma poderosa ferramenta de alinhamento e engajamento da organização.
Criamos os conteúdos do a à partir de seus conteúdos existentes da integração.
Nos i9vamos e você valida passo a passo de seu novo game.
Realizamos uma reunião de início de projeto onde levantamos diversas questões e aprofundamos o briefing.
Validamos o documento e solicitamos manual de marca e Logos.
Apresentamos a mecânica e todas das características do game para validação.
Criamos os conteúdos para validação
Criamos o design para
validação
Juntamos tudo e fazemos um Play-Test para a validação do funcionamento do jogo
Aplicamos os ajustes levantados no Play Test para finalização do game
Entregamos o game e regras para que possa ser impresso na gráfica de sua preferência
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