Saiba como os processos estruturados de aprendizagem em rede podem ajudar a sua empresa a melhorar a comunicação, empatia, visão sistêmica e trabalho colaborativo da equipe
Na vida corporativa, que está cada vez mais dinâmica com os efeitos do mundo globalizado e virtual, um dos desafios mais comuns é conseguir envolver os colaboradores. Seja para entender e alinhar os objetivos da empresa ou para conseguir resolver problemas do dia a dia, a necessidade de engajar o time é inevitável – e muitas vezes essa é a maior dificuldade a ser vencida. E uma forma de solução é a aprendizagem em rede.
A solução de engajamento pode ser encontrada, acredite, pela própria equipe! Estar atento à diversidade de ideias e aproximá-las pode ser um trunfo importante para facilitar o convencimento interno. E é por isso que muitas companhias vêm apostando em estratégias que valorizem a Inteligência Coletiva como parte das ações de integração dos funcionários, de aprendizagem de conceitos institucionais, de desenvolvimento de competências, treinamentos etc.
A aprendizagem em rede fortalece a inteligência coletiva
Ampliar as possibilidades de integração dos colaboradores e de relacionamento interno é importante por diversos motivos. Pesquisas desenvolvidas por diversos grupos de estudos ao redor do mundo, entre eles do MIT Center for Collective Intelligence (EUA) e da Copenhagen Business School (NOR), indicam, por exemplo, que a troca de conhecimentos favorece o desenvolvimento da aprendizagem coletiva. De quebra, ainda facilita o uso da memória e da imaginação como fatores positivos dentro do ambiente empresarial.
A Inteligência Coletiva pode ser trabalhada ao estimular a aprendizagem em rede, o compartilhamento de ideias, aumentando a participação de cada indivíduo do grupo e, assim, desenvolver respostas para problemas práticos. Há tempos, este é um conceito comum nas políticas de ensino ao redor do mundo, porém, a novidade é que esta prática também vem crescendo dentro da vida empresarial, apresentando um novo caminho para facilitar o envolvimento das pessoas em processos corporativos reais.
Ao instigar a Aprendizagem em Rede dentro das empresas, facilitando a interação e a troca de experiências, o resultado é a apresentação de novas visões (e soluções) sobre problemas cotidianos. Portanto, essa pode ser a chave para aproximar o seu time dos objetivos e das demandas de cada área.
Empoderamento criativo: a importância de cada um
Favorecer a criatividade, ou o Empoderamento Criativo de sua equipe, no dia a dia da empresa certamente ajudará a desenvolver o sentido de liderança e o reconhecimento dos membros do time. Isso significa, em outras palavras, que incentivar o contato dos funcionários com os desafios gerais da empresa, dando espaço a seu pensamento, tornará mais fácil o processo de motivação e de suporte para cada objetivo ou ação.
Estratégias de participação: cocriação de projetos que impactam a organização
Criar processos estruturados, que otimizem a participação dos membros da equipe, exige (como sempre) muita atenção. Portanto, é preciso planejamento, antes de qualquer decisão. Isso por que existem diversas estratégias possíveis a serem adotadas. Dessa forma, o primeiro passo é definir os objetivos e focos do que deve ser pensado.
Mas lembre-se: um dos diferenciais da Inteligência Coletiva é buscar a colaboração do grupo, reunindo informações e dicas que sustentem as metas estabelecidas – ou que ataquem efetivamente os problemas a serem resolvidas. Assim, mais do que estimular, ou provocar, a competição entre as pessoas, essa técnica permite aproximar diferentes pontos de vista, oferecendo reconhecimento e atenção ao desenvolvimento de uma ideia conjunta.
Quer saber mais como os processos estruturados e a inteligência coletiva podem te ajudar a alcançar melhores resultados? Agenda um bate-papo agora e converse com o nosso time!
*conteúdo produzido em agosto de 2016 e atualizado em maio de 2022
excelente!! este texto vai nos ajudar muito a atuar melhor com nossas equipes!!
muito obrigado!!