Entenda como os games de aprendizagem podem solucionar e otimizar a Integração de Novos Colaboradores e conheça 6 exemplos de desafios que podem ser solucionados por game presencial, online ou mobile
A Gamificação de Onboarding é a utilização de metodologias de jogos aplicadas no conteúdo da empresa para acelerar e ampliar o impacto do processo de integração de novos colaboradores.
A gamificação e o learning game permitem que o novo contratado esteja rapidamente alinhado às premissas da empresa e ao seu posto de trabalho, solucionando também muitos outros desafios.
Mas qual metodologia pode ser aplicada para Onboarding?
Estamos falando aqui sobre Gamificação, User Experience (experiência do usuário), Learning Games, Bioaprendizagem e Andragogia. Temos uma série de metodologias e especialidades que se unem para tornar ações como esta, da área de Recursos Humanos, muito mais rápidas, efetivas e felizes.
Estas metodologias são utilizadas com o objetivo macro de:
- Desenvolvimento de competências;
(leia também Como desenvolver competências de forma criativa e colaborativa)
- Geração de memória de longo prazo de informações relevantes;
(leia também Descubra como treinar pessoas que consigam aplicar a aprendizagem no dia a dia do trabalho)
- Aceleração de aprendizagem sobre cultura, código de ética, valores, metas, entre outros temas da empresa.
(Leia também O Estado de S. Paulo: Como o TJ-SC descobriu a gamificação para treinar e aprimorar processos)
Muito mais do que esses desafios, o Onboarding Gamificado pode solucionar diversas questões. Quando uma empresa precisa otimizar e melhorar um processo ou transmitir um conteúdo, é preciso que um especialista analise qual a melhor solução entre os jogos de aprendizagem.
Descubra abaixo alguns desafios que podem ser resolvidos com qualquer formato de games. Veja aqui também qual a diferença entre escolher jogos digitais ou presenciais!
Desafios que podem ser solucionados por qualquer formato: jogos presenciais, digitais ou híbridos
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Engajar
Quando a empresa se preocupa em oferecer algo bom, bonito, inteligente e divertido para quem está chegando, o engajamento acontece.
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Encantar
Ao ser recebida pela empresa com uma experiência de gamificação, a pessoa percebe o esforço feito e o cuidado tomado para se criar a melhor chegada, além de contar com vivência, interação, design e conteúdo. No caso do presencial há o contato afetivo e, no caso do digital, há o aspecto tecnológico.
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Ouvir
Diferente do PPT, no jogo, o participante é protagonista do processo de aprendizagem. As pessoas trocam ideias e trazem opiniões e bagagem. Portanto, ele percebe que pode trazer para dentro do jogo e da empresa a sua bagagem, a sua história, além de suas referências e experiências.
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Reter talentos e reduzir a rotatividade
Antes do novo colaborador chegar, com um game e/ou realidade virtual, é possível apresentar e explicar a cultura do lugar, valores, princípios éticos e ambiente de trabalho. O game possibilita a aceleração do reconhecimento da cultura. Quanto mais o colaborador conhecer do universo corporativo em que está se inserindo, menor são as chances de ir embora.
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Alinhar os objetivos e as metas a serem trabalhadas
Deixar claro que se espera do trabalho do colaborador e permitir que essa imersão seja prática e proativa.
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Gerar oxigenação cultural com a reintegração de todos os colaboradores
A oxigenação da estratégia de negócio, cultura, mercado e valores é muito trabalhada por meio da gamificação, indo de soluções como onboarding para outras possibilidades, como engajamento.
E você, já sabe qual a necessidade da sua empresa e como ela pode resolver o problema com gamificação? Saiba qual o melhor formato de game para seu objetivo: fale aqui com um especialista!
Não deixe de ler também o conteúdo sobre a diferença entre jogo presencial e online aqui!