Os jogos simuladores formam a nova tendência quando o assunto é treinamento e desenvolvimento. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e cobra a atualização constante dos profissionais que têm uma nova opção para se aprimorar e se destacar no mercado de trabalho, assim como os gestores de recursos humanos, que encontraram nos jogos um novo aliado para aumentar a produtividade dos colaboradores.
E engana-se quem pensa que jogos são coisas de criança. Jogos de simulação, fazem parte de uma atividade interativa de aprendizado que está ganhando espaço no meio de treinamento e desenvolvimento. Trata-se da gamification, uma estratégia de interação entre pessoas e empresas que geram estímulos de forma lúdica, por meio dos jogos.
Como funciona?
O funcionamento desses jogos simuladores envolve a definição e o cumprimento de tarefas que estejam alinhadas com a rotina da empresa, atividade do colaborador, objetivos profissionais a serem atingidos ou competência a serem desenvolvidas pelo profissional.
Para cumprir as tarefas dos jogos, o participante deve seguir as regras existentes, aplicar procedimentos operacionais para solucionar problemas e ser assertivo em tomadas de decisões de forma ativa.
Todas as ações que ocorrem durante um jogo de simulação são monitoradas pela equipe de recursos humanos, de treinamento e desenvolvimento ou pelos profissionais responsáveis pela aplicação do jogo. Posteriormente, elas são avaliadas para dar um feedback ao colaborador e para o aprimoramento de competências da equipe.
Os jogos de simulação testam e desenvolvem habilidades de construção de estratégia e gerenciamento de equipes e projetos nos jogadores. Atualmente, são amplamente utilizados nas multinacionais em treinamentos que visam aumentar a produtividade e desenvolver as mais diversas competências profissionais.
Você já participou de um jogo de simulação? Quais as suas dúvidas sobre o assunto, conte para a gente!