Por Fernando Seacero
Treinamento para vendedores com soluções fáceis e gamificadas, no celular, estão impactando positivamente no resultado das empresas: são as Academias Digitais de Vendas. Vendedores são práticos, gostam de desafios e funcionam muito melhor quando bem informados!
A pandemia agilizou a digitalização das empresas e fez com que muitos dos treinamentos corporativos – ou quase todos – migrassem para plataformas digitais e aplicativos para celulares. As equipes comerciais são umas das principais impactados por esta mudança, a demanda de atualização constante é suprida muitas vezes por meio de uma Academia de Vendas, agora, Digital.
Companhias com equipes espalhadas por cidades em todo o país tiveram de adotar rapidamente recursos que permitissem os “velhos” e novos treinamento de seus colaboradores à distância com eficiência. Com soluções tecnológicas, os vendedores já conseguem realizá-los em qualquer lugar, usando tablets ou smartphones.
Hoje em dia, após algumas implementações durante a pandemia, já ouvimos gestores dizerem que é essencial ter uma plataforma digital gamificada para atingir todos os profissionais de vendas. Contar com uma ferramenta simples, rápida de implantar, descomplicada para o uso e acessível a todos é a melhor forma de engajar pessoas e aumentar a competitividade da empresa.
Basta instalar o aplicativo certo – e ter acesso à internet. A solução também tem que ser legal, pensada para engajar!
Como melhorar o treinamento on-line de vendas?
O dia a dia dos responsáveis pelos treinamentos de vendas exige a busca constante por alternativas rápidas e práticas para disseminar conhecimento de forma efetiva.
É essencial que a ferramenta adotada tenha escalabilidade, simplicidade e capacidade de chegar facilmente às mãos de pessoas espalhadas pelo Brasil, com estratégias claras para melhorar o aproveitamento e a assimilação dos conteúdos.
É preciso saber que uma plataforma completa deve permitir a publicação de diversos tipos de conteúdo de aulas – vídeo, quiz, infográfico e artigos, além da gamificação –, que estimulam muito bem a força de vendas.
Outra demanda do mercado é permitir ao gestor ter o relatório em tempo real de quem realizou as atividades propostas do início ao fim, viu os vídeos, cumpriu as trilhas de aprendizagem, além de poder atualizar com facilidade os conteúdos do treinamento e notícias.
Tradicionalmente na área comercial, os vendedores são estimulados com a participação em rankings e premiações para os melhores colocados. Essa fórmula se aplica também ao treinamento digital, com a diferença de que é possível ter automaticamente relatórios de desempenho individuais detalhados.
Ao disponibilizar espaços apropriados na própria aplicação para o compartilhamento de experiências, como uma rede social privada, estimula a interação entre os colaboradores. Ter a opção de oferecer enigmas, por meio de cases para solução, traz desafios e amplia o interesse dos participantes pelo conteúdo apresentado. Nada mais (jamais) daqueles conteúdos chatos, longos e cansativos, com muito texto e pouca interatividade.
Quando os programas estão em plataformas complicadas e difíceis de acessar e entender, o treinamento não flui. O vendedor – um ser dinâmico e ágil por natureza – resiste e não se engaja.
Como tornar um treinamento de vendas acessível para todos?
Uma plataforma gamificada e digital pode transformar o treinamento da força de vendas em algo mais simples e fácil de entender, além de ser acessível para todos. O aplicativo que pode ser personalizado e instalado facilmente no computador, tablet ou smartphone.
Totalmente intuitivo, dispensa tutorial de uso, nem exige conhecimentos avançados de tecnologia, pois tem uma interface similar à das redes sociais.
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