Por Fernando Seacero, Fundador e CEO da i9Ação
Vivemos já há algumas décadas uma velocidade de inovações muito superior à nossa estrutura e oferta de aprendizagem. E qual a relação disso com a principal ameaça para o crescimento das empresas, de acordo com seus líderes?
Para os CEOs de todo o mundo que participaram da pesquisa anual Global de CEOS PWC, a falta de habilidades e competências essenciais em seus colaboradores para atender aos desafios da atualidade está entre as principais ameaças para o crescimento das empresas.
Para suprir esta demanda nas corporações, vemos que é oferecido uma gama cada vez maior de cursos e diversas formas de educação formal. Milhares de empresas no mundo buscam esse caminho realizando treinamentos de habilidades e competências. Para citar um exemplo, somente a Amazon investirá mais de 700 milhões de dólares em treinamento de habilidades e competências até 2025!
Enquanto isso, segundo o relatório anual da Delloite Human Capital Trends (em tradução livre, Tendências de Recursos Humanos), 75% dos executivos de RH entrevistados consideram o treinamento de competências e habilidades essenciais para o negócio. Entretanto, apenas 10% entendem que estão preparados para a necessidade de evolução dessas competências em suas empresas.
Bem, parece que existe um reconhecimento da necessidade de uma contínua capacitação de competências e habilidades para a sustentabilidade dos negócios. Mas a forma que esse desafio tem sido abordado, com oferta de cursos, LMS com centenas de treinamentos e métricas de pessoa/hora treinados, não tem se mostrado eficiente perante esses cenários.
Como você avalia a eficiência dos treinamentos que conhece diante das necessidades crescentes de atualização de aprendizagem?
Existem diversos motivos para que isso não esteja evoluindo na velocidade necessária, e aqui vou explorar o primeiro tópico deste caminho.
Gerar aprendizagem eficiente não é apenas oferecer informação ou cursos
Um cenário que tenho notado, em minha carreira como Gestor de Pessoas e Consultor, é que muitas empresas possuem LMS, LXP e Universidades Corporativas com um enorme banco de cursos e treinamentos, porém com pouco acesso e adesão.
Nosso engajamento com algo, nosso interesse, nossa vontade de fazer e participar, tudo isso vem em grande parte de nosso cérebro emocional. É importante saber que mais de 75% de nosso sistema nervoso central é límbico, ou seja, somos seres emocionais.
O sistema límbico é sensibilizado por símbolos (e não por letras), trocas com pessoas (não com o conteúdo) e por emoções (não por informação).
Como pensar em uma educação digital que possa engajar o cérebro límbico das pessoas?
Um primeiro passo é fazer com que as pessoas possam ser chamadas por outras pessoas para participar e trocar aprendizagens, uma ação social e emocional.
Em nossa plataforma de aprendizagem, criamos o que chamamos de ‘conquistas de influencers’. Com esta funcionalidade, um participante pode enviar um código para seus colegas e convidá-los para um curso e, depois, compartilhar suas experiências em um fórum ou mural de posts. Cada uma dessas ações gera pontos em um ranking de influencers, que concede prêmios ao longo do tempo.
Um recurso como esse é utilizado pelo TikToK e Kwai para ampliar as adesões de usuários em suas plataformas. Trazê-lo para o ambiente de aprendizagem é um passo simples que pode ajudar na capacitação dos profissionais ao utilizar a experiência de proximidade emocional e social.
É simples? Sim, o fato de você estar sendo convidado por um colega e depois poder compartilhar dúvidas e questões com ele faz com que a experiência deixe de ser impessoal.
Além do prazer de convidar um colega para algo, estimulando o cérebro límbico, quem convida ganha pontos e pode ser recompensado, o que estimula o cérebro reptiliano.
Os resultados da plataforma com esta função de convites mostraram um aumento entre 28% e 35% de adesão e engajamento na aprendizagem digital. E esse é apenas um exemplo de ações no ambiente digital de aprendizagem que podem ser um game changer nos resultados de treinamento.
Um dos principais focos para colaborar com a evolução das competências e habilidades é, essencialmente, impactar os sistemas emocional e límbico no processo.
Qual o índice de engajamento dos seus treinamentos digitais e de qual forma você tem estimulado a emoção e a proximidade entre as pessoas? Comente aqui ou envie sua mensagem pelo nosso formulário de contato!
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