Os CEOs e gestores sabem que investir no capital humano e fazer melhores contratações são práticas essenciais para promover o crescimento da empresa. Diversas estratégias são empregadas para conhecer os candidatos selecionados para entrar na organização, ou mesmo, mapear o perfil dos colaboradores que já estão lá. A partir das informações do assessment é possível fazer uma gestão de pessoas organizada e ter clareza na tomada de decisões.
Neste post, vamos explicar melhor o que é assessment, sua utilidade e como superar esses obstáculos. Confira!
O que é assessment e como ele pode ajudar?
Assessment é uma metodologia que visa a avaliação dos profissionais. O intuito é identificar características comportamentais, possibilidades de crescimento dos colaboradores e também sua performance na função que ocupa. Essa avaliação profissional tem como um dos produtos finais um relatório com o perfil de personalidade do indivíduo.
Ao abordar aspectos mais sutis que as competências técnicas, a avaliação ajuda as organizações a entenderem melhor o seu grupo de candidatos ou quadro de colaboradores.
Um dos objetivos da ferramenta é a estruturação de planos de carreira mais precisos e identificação de possíveis líderes.
O assessment também ajuda a fazer uma seleção de candidatos mais apurada, já que identifica se há alinhamento do profissional com o fit cultural da empresa. A realização dessa análise aumenta o índice de retenção e auxilia a construção de equipes mais coesas, colaborando com o clima organizacional.
Quais são os principais tipos de assessment?
Podemos encontrar no mercado dois tipos principais de assessment, que atendem de maneira geral as necessidades da empresa, mas com limitações que dificultam a sua plena aplicação.
Modelo presencial
O modelo presencial traz um relatório completo do profissional. Ele aponta as tendências de comportamento com índice de 90% de acerto.
É aplicado com a ajuda de um consultor especializado para cada grupo de 5 pessoas, com o deslocamento de no máximo 20 pessoas. Esse modelo de assessment é composto por 5 instrumentos básicos:
- entrevista presencial com duração de aproximadamente 1 hora;
- questionário de carreira (que pode ser feito online ou presencialmente);
- teste comportamental;
- dinâmica de grupo;
- avaliação de raciocínio lógico, matemático e verbal.
O assessment presencial traz como principal benefício o alto índice de acerto, gera relatórios confiáveis e clareza das competências do profissional. Isso permite uma tomada de decisão assertiva por parte da empresa.
Esse modelo de avaliação possibilita para o colaborador uma vivência de autoconhecimento, com feedback sobre suas potencialidades, contribuindo com seu desenvolvimento individual.
No entanto, este assessment tem alto custo, o que inviabiliza muitas vezes a aplicação para grupos grandes de pessoas. Por isso, costuma ser usada pontualmente para analisar profissionais que ocupam cargos executivos. É também aplicado quando a empresa precisa de uma decisão estratégica relacionada à gestão de pessoas.
Modelo online
Esse modelo de avaliação é mais rápido e como o próprio nome diz, não exige a presença física do profissional. Nesses casos, é aplicado um inventário com respostas predeterminadas, no qual o avaliado seleciona uma das opções.
O assessment online traz um resultado imediato e pode ser aplicado em grandes volumes, atendendo às situações nas quais o gestor precisa avaliar um grande número de funcionários ou de candidatos. Justamente pela sua simplicidade, o modelo traz um índice de acerto muito menor do que o assessment presencial.
Quando usado como instrumento de apoio para coaching, apresenta ótimos resultados. Isso por que o próprio avaliado é o principal interessado na veracidade das informações prestadas para que ele consiga se desenvolver. Mas, quando se trata de um processo seletivo, o resultado do assessment online é altamente manipulável, prejudicando a qualidade da avaliação.
Como a Gamificação e o Learning Games podem ajudar?
Os recursos de gamificação são soluções que podem aliar o melhor dos dois modelos, trazendo mais confiança, inteligência, automatização e escalabilidade para o assessment. Um aplicativo de assessment gamificado, por exemplo, pode ser desenvolvido para avaliar grupos grandes, simultaneamente, sem perder a confiança (qualidade) nas informações prestadas.
O storytelling do jogo é um grande fator de engajamento no processo. Além dele, os jogos promovem engajamento por meio de uma solução onde os participantes tomam decisões durante a jornada.
A qualidade, a velocidade e a assertividade das respostas irão definir as principais potencialidades do participante. Estas potencialidades são apresentadas em um relatório online.
Ao atingir esse ponto, dentro de um storytelling, o candidato sai do modo racional e ativa o emocional, respondendo de forma mais honesta e coerente com os comportamentos que apresenta em situações reais. A probabilidade de manipulação das informações cai muito, gerando a análise confiável para os gestores.
O assessment gamificado pode ser aplicado em grandes grupos. Por isso, é um instrumento viável para a avaliação em grandes empresas e até mesmo para uma triagem inicial. Por exemplo: a escolha de um grupo pequeno entre milhares de candidatos em um processo seletivo.
Outro ponto muito positivo desse modelo de avaliação é a taxa de adesão com os profissionais. A geração millennial está cada vez mais presente no mercado de trabalho e não se identifica com processos chatos e morosos. A gamificação do processo aumenta o grau de envolvimento dessas pessoas, impactando diretamente na qualidade dos resultados.
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