Fundador da i9Ação faz uma leitura da pesquisa realizada pelo Cornerstone People Research Lab (CPRL) e comenta sobre os desafios contemporâneos para o desenvolvimento de competências
Por Fernando Seacero
Estamos entrando na quinta revolução industrial e não estamos preparados. Poucas pessoas ou empresas se deram conta deste fato.
Dados divulgados na última pesquisa do Cornerstone People Research Lab, apontam que, na próxima década, 14% de toda força de trabalho global precisará trocar de categoria ocupacional para acompanhar as tecnologias emergentes.
Estamos migrando da internet das coisas para a “inteligência das coisas”, que captura os dados da internet das coisas e entrega valor e soluções a partir destes dados.
Estas mudanças aceleradas e todas as outras que acontecem de forma ainda mais rápida vão exigir novas habilidades técnicas. No entanto, a pesquisa nos mostra que, para diferentes níveis dentro da organização, as competências socioemocionais são cada vez mais identificadas como sendo fundamentais – principalmente diante destes novos desafios e Gaps da aceleração tecnológica.
Ainda segundo a pesquisa, 72% das empresas entrevistadas concordam que os Gaps de competências e habilidades encontrados em suas empresas hoje irão impactar a capacidade de entregar sua estratégia nos próximos 2 anos.
Nesta pesquisa, realizada com quase mil organizações em todo mundo, foi questionado aos participantes:
Quais as maiores dificuldades para desenvolvimento de novas habilidades e competências em sua organização?
Alguns destaques das respostas obtidas:
49% Falta de investimentos para o desenvolvimento de competências
38% Falta de tempo
28% Falta de Ferramentas e tecnologias para este fim
15% baixa percepção dos colaboradores de que as competências e habilidades identificadas pela organização são aquelas necessárias para seu desenvolvimento
O desafio das competências para a sobrevivência das empresas pode ser dividido em duas vertentes:
- Up-Skilling, ou a forma de identificar e ampliar as competências e habilidades já existentes na organização.
- Re-Skilling que é o desenvolvimento de novas competências e habilidades.
Como podemos desenvolver as competências neste cenário de desafios?
15% baixa percepção dos colaboradores de que as competências e habilidades identificadas pela organização são aquelas necessárias para seu desenvolvimento
Realizar o levantamento de habilidade e competências a serem desenvolvidas que considere a percepção de diversos níveis organizacionais. Como dizia Jane Vella, uma importante educadora, “o adulto apenas aprende aquilo que quer aprender”.
Uma estratégia de desenvolvimento deve considerar diferentes pontos de vista para atingir o engajamento necessário.
28% falta de Ferramentas e tecnologias para este fim
As ferramentas e sistemas tradicionais de LMS parecem não atender mais as necessidades de aprendizagem, e facilidade e iteratividade necessárias para aprendizagem.
Uma aprendizagem mobile, rápida de fácil acesso a fácil entendimento, onde as pessoas trocam informações e dúvidas on-line, e podem oferecer aos seus pares dicas sobre os assuntos abordados de forma de rede social, é muito mais adequado no cenário de hoje.
Ou seja, o modelo onde existe alguém fornecendo conteúdo de forma bacana não funciona mais. Aprendizagem não tem nada a ver com fornecer conteúdos, mas como fazer com que exista interatividade entre os participantes e entre os participantes e os conteúdos propostos (quanto mais interação, maior a aprendizagem).
38% Falta de tempo
“Tá bom. Vou parar de ver minha série superlegal para fazer um curso de um vídeo de 50 minutos com um quiz enorme e morno no final. Sério?”
Se o tempo é escasso, a competição por tempo dentre as atividades é sempre grande.
O formato de desenvolvimento deve ser interativo e realmente cativante para gerar interação e atração de seu público. Deve também ser desafiador. Sim, as pessoas gostam de ser desafiadas, e não apenas ganharem pontinhos num ranking de 50.000 participantes.
49% Falta de investimentos para o desenvolvimento de competências
As tecnologias avançaram em diversas áreas e não é diferente com novas aplicações para Desenvolvimento de Competências e Habilidades.
O avanço tecnológico, como hospedagem em nuvem e utilização de tecnologias focadas em aprendizagem em celular, trazem a aprendizagem mais próxima aos usuários e também muda os custos de utilização.
Um ecossistema de novas soluções pode reduzir o custo e aumentara velocidade, a qualidade e participação no desenvolvimento de habilidades e competências.
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