A i9Ação fez uma tradução livre de um post da VP de Marketing da Badgeville, publicado pelo HR.BLR.com, para trazer ao blog as mais recentes e relevantes informações sobre RH do mundo. Confira:
As equipes de Recursos Humanos das organizações já entendem que para melhorar o desempenho dos funcionários e gerar melhores resultados em toda a organização, é preciso aumentar o engajamento. O RH está ciente da falta de engajamento dos colaboradores e busca novas estratégias para mudar esse cenário. De acordo com um recente estudo da Mercer, funcionários engajados entregam uma experiência superior aos clientes, o que melhora a rentabilidade e constrói o valor da marca.
Mas qual é a melhor estratégia para melhorar o compromisso dos colaboradores?
Cada vez mais, os empregadores estão se voltando para gamification para mudar a falta de engajamento. A Gartner Research estima que gamification se tornará, em breve, a estratégia de melhoria operacional escolhida por 40% das empresas globais. Com a solução, equipes de RH poderão gerar os dados necessários para medir o progresso, aperfeiçoar as estratégias e impulsionar a empresa.
Como o RH pode utilizar os dados gamification para otimizar o engajamento?
Com uma solução de gamification avançada, as empresas podem melhorar a produtividade significativamente, aumentando também a colaboração. Uma das principais vantagens da implementação de uma solução gamification data-driven é a disponibilidade de relatórios que permitem que as equipes de RH acompanhem progressos em todas estas frentes.
Portanto, para fins de aprendizagem e desenvolvimento, a solução permite que os profissionais de RH acompanhem de perto as taxas de adoção, a frequência de engajamento, as realizações e o tempo de conclusão. Com esse tipo de relatório, é possível controlar com precisão não apenas se as pessoas estão se engajando, mas também quanto tempo e quando eles estão se envolvendo.
Acompanhar o desempenho em relação aos objetivos
Uma vez que a equipe de RH alcance altos níveis de engajamento, o próximo passo é aproveitar os dados para acompanhar como a força de trabalho está progredindo em relação às metas estabelecidas, com o objetivo final de melhorar o desempenho do programa/projeto e organização.
Usando tais relatórios que forneceram dados sobre a distribuição das atividades, o desempenho em relação às metas definidas e os indicadores chave de desempenho (KPIs), a equipe de gestão é capaz de perceber padrões claros.
Olhando para os dados de desempenho individual e da equipe
Outra vantagem importante que os dados podem fornecer é a capacidade de medir o desempenho de pessoas e/ou equipes específicas. Com esta informação, os profissionais de RH podem reconhecer os profissionais pelo bom trabalho que elas estão fazendo e melhorar o engajamento. A administração também pode identificar as lacunas de competências ou a necessidade de maior diversidade de habilidades.
Os dados podem contribuir para o nível geral de conhecimento da empresa sobre as capacidades. Basta comparar, por exemplo, relatórios sobre reputação, equipe ou realizações individuais aos objetivos, KPIs, rankings, distribuição de conhecimentos, etc.
Exemplo:
Em um caso real, a empresa descobriu que os colaboradores que ganhavam zero pontos no sistema gamification eram suscetíveis a deixarem a empresa em um prazo de 6 meses. Como resultado do uso dessas análises, a equipe de RH identificou quem eram essas pessoas e pode resolver as questões com ações de engajamento.
Conclusão
Gamification pode resolver a crise de engajamento dos funcionários e gerar maior produtividade e rentabilidade, reduzindo os custos operacionais. Mas antes de escolher uma solução de gamification, profissionais de RH devem ter um olhar mais atento sobre os dados que ele pode proporcionar.
Com a abordagem certa, uma solução de gamification pode ajudar o RH a tornar a organização mais orientada pelos dados, otimizar continuamente o engajamento e acompanhar o progresso, identificando questões e talentos de forma proativa.
Fonte: http://hr.blr.com/HR-news/HR-Administration/HR-Strategy/Gamification-HR-data-driven-organization/#