A série em vídeos da i9Ação traz o bate-papo rápido com um convidado do mercado com intuito de apresentar decisões que funcionaram (ou não) na hora de capacitar e engajar colaboradores.
Nesta edição do webcast Erros e Acertos da Aprendizagem Digital, Fernando Seacero, CEO e fundador da i9Ação, conversa com o Fabio Laxy, compliance manager, e a Glaucia Morais Nogherotto, compliance analyst, ambos da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
Quer saber como está foi a experiência com gamificação na Mercedes | DAIMER Truck? Leia os principais pontos da entrevista e assista à integra na gravação!
FERNANDO: Para começar, me contem um pouco sobre vocês e a atuação de vocês na Mercedes-Benz?
FÁBIO: Meu nome é Fábio Laxy, trabalho na Mercedes há mais de 20 anos, sou engenheiro de produção, cuido dos temas de compliance na fábrica há mais de 10 anos. Então é sempre esse endereçamento de riscos que a gente tem que pensar, não só dentro da fábrica, mas também fora da fábrica com nossos parceiros de negócios.
É muito importante que a gente consiga engajar todas as pessoas da melhor forma possível, de uma forma leve, como a gente conseguiu fazer através da gamificação.
GLAUCIA: Eu sou a Glaucia Morais, eu tenho 15 anos de Mercedes e assumi os temas de comunicação em treinamento de Compliance nesse ano. Junto com isso, veio também esse grande desafio de assumir essa campanha que nos fizemos.
De fato, para mim, foi uma coisa completamente nova: subir e organizar a plataforma, estruturar o que a gente íria precisar, para ter o contato com os concessionários.
Como Chegar naquele funcionário dentro do parceiro de negócio
De onde surgiu a necessidade de fazer algo diferente para os temas de Compliance?
FÁBIO: Então, o nosso maior desafio, quando a gente fala dos nossos parceiros de negócios, são os nossos parceiros de vendas. No nosso dia a dia normalmente a gente já fala com a alta gestão desses parceiros nossos, seja de concessionarias aqui no Brasil, ou distribuidores em outros países.
Então a parte da gestão, gerentes e diretores você já conversa com eles no dia a dia, sobre esses tópicos, sobre esses riscos, eles estão bem acostumados com isso.
O desafio que a gente teve é: como a gente vai chegar naquele funcionário dentro do concessionário, dentro do nosso parceiro de negócio? A gente não sabe normalmente quem é, inclusive, essa pessoa. Mas ele é responsável, com certeza, do dia a dia do nosso parceiro, tocando vários assuntos, gerenciando vários riscos. Então, como a gente pode chegar nessa pessoa?
A nossa maior necessidade foi plantar essa semente de compliance nessas pessoas de forma leve, para ele enxergar como isso acontece no dia a dia, como influi não só no trabalho, mas também no dia a dia dele na sociedade. Então essa foi a maior necessidade que a gente enxergou e canalizou através da gamificação e que a gente teve resultados excelentes!
Desafio de levar game para 19 países e estender para mais três
Glaucia, e para você, como foram os principais desafios do projeto?
GLAUCIA: Olha, para esse ano, um dos grandes desafios foi incluir novos países. Porque até então a gente sempre trabalhou com os países da América Latina, teve ali uma parceria bem estruturada. Para integrar esses países de ultima hora, foi um desafio. Porque foi assim, a pessoa soube do projeto e disse:
A gente pode participar? Tem como a gente participar?
E ai nós pensamos: como que a gente vai fazer isso? Foram as equipes do México, Argentina e da Índia.
Então a gente teve esses três países completamente diferentes entre si para colocar dentro do que a gente já tinha ajustado para o jogo.
- Como que a gente ia ajustar a dinâmica para esse pessoal?
- Como que eles iam ajustar o plano de comunicação?
- e principalmente essa questão também de acesso – e o idioma, como é que fica?
- Vamos colocar mais gente, tem que estender o formulário para participação?
Foi uma coisa que olhei e pensei que seria difícil, mas a gente teve todo o suporte, e isso foi crucial, principalmente pelo processo já estar em andamento, então o suporte foi essencial nessa parte.
A gente teve uma grata surpresa, é claro que foi espontânea, foi bem gratificante na verdade saber que o pessoal tinha esse interesse, o pessoal da Índia ficou bem animado, nos deu um feedback super bacana depois. É um desafio, mas foi bem legal!
FÁBIO: Outra coisa é sobre abrangência, a gente está falando de quase 5 mil participantes, que a gente até então não conhecia, que são funcionários dos nossos parceiros de negócio. Foi em mais de 25 países, e soltamos em três idiomas, então é um desafio gigantesco para integrar tudo isso, e de uma forma que a gente fez uma programação em três semanas.
Sobre os temas, tivemos um suporte da i9Ação para a gente poder levar esses temas de uma forma não só lúdica, mas também, como a Glaucia comentou, como eu vou trabalhar o tema no Brasil, no México, na Guatemala, na Índia?
Então é o mesmo tema, são as mesmas dificuldades, e foi bem recebido de uma forma geral. Isso que foi nosso maior troféu com esse programa que a gente tem do Heróis da Integridade, que a gente já trabalha forte com a nossa rede.
Pilares para a melhoria do aprendizado sobre compliance
FÁBIO: A primeira coisa que vejo foi na parte de alcance. Seria impossível fazer qualquer treinamento em três idiomas, quase 5 mil pessoas em mais de 20 países em um outro formato.
O segundo é a flexibilidade que a gente tem, que a gente pode fazer uma coisa moldada conforme nossa necessidade.
Hoje nós estamos falando de compliance para determinadas pessoas, mas amanhã eu posso falar de qualquer outro assunto para outras pessoas. Então essa flexibilidade, esse alcance, essa rapidez, que a gente pode fazer tanto via web como por aplicativo de celular, isso para nós eu vejo como os pilares do sucesso que a gente teve nesse programa de melhoria do aprendizado sobre os temas de compliance de 2022.
Acesso ao treinamento via web ou aplicativo de celular
GLAUCIA: E foi uma grata surpresa entender que o pessoal se adaptou bem a essa questão de, ah eu não consigo acessar ali, mas eu posso baixar no celular, foi uma facilidade que a gente entendeu que pode ser aplicada para as próximas campanhas, já que é a realidade que a gente vive. A gente tem o conteúdo ali na palma da mão para varias coisas, então a internet está ali… Essa facilidade também foi muito importante.
Quando a gente fala de concessionaria, a gente fala de uma dinâmica completamente diferente da minha e a do Fábio por exemplo. A gente tem uma rotina um pouco mais administrativa. A dinâmica deles é troca com cliente, estar em uma reunião, em outra, vai para um evento e recebe pessoas, sempre estar comparecendo em algum tipo de evento com outras concessionarias, é uma dinâmica completamente diferente.
A flexibilização da tecnologia, você conseguir acessar do celular, para eles, foi super positivo e para nós também.
Feedbacks internacionais sobre solução para comunicação e treinamento
Quais foram os frutos desses meses que a gente trabalhou juntos para construir esse game? Quais foram os feedbacks que vocês tiveram?
GLAUCIA: Tivemos, inclusive o Fábio pode entrar em detalhe, a gente teve feedback de fora, da Alemanha. O Fábio chegou a fazer uma viagem para um evento e o feedback foi presencial do projeto, o pessoal curtiu bastante, e a gente sempre teve uma troca muito interessante com a Alemanha.
Aqui no brasil a gente sempre busca alternativas diferentes de comunicação e treinamento e dessa vez não foi diferente. A gente teve um feedback interno muito positivo em relação a isso. Eu destaco o pessoal da Índia porque eles ficaram muito empolgados de participar, acharam super diferente a iniciativa e o jogo, e várias vezes que a gente precisou trocar com eles questões de comunicação. [Eles comentavam como estava sendo o processo].
Isso para a gente foi bem gratificante, a recepção com os temas, com o formato do jogo foi super positiva.
Desafio agora é superar o engajamento que já temos com o game
FÁBIO: O desafio que a gente tem agora é diferente. Quando acabou o projeto a gente recebeu vários feedbacks, do Brasil, da América Latina, muito elogiado exatamente por conseguir passar a mensagem de uma forma leve.
E muitos já perguntando e dizendo ‘já estamos na expectativa para o próximo ano‘, esse é nosso maior desafio agora. Teve uma reunião interna essa semana, que perguntaram, para os Heróis de 2023, quais temas nós vamos trabalhar?
O formato leve, a flexibilização e a gamificação ficam
FÁBIO: Exatamente voltando ao que tínhamos comentado sobre a flexibilidade, hoje tivemos um assunto e depois vai ser outro assunto, mas sempre com essa ideia de gamificação e de passar de forma leve determinado assunto para deixar aceso na cabeça de cada pessoa que está participando essa luzinha. A gente conseguiu plantar uma semente lá. Esse é nosso maior objetivo e a gente tem conseguido isso. Só tenho a agradecer.
FERNANDO: Esse objetivo de plantar essa semente do compliance, como é comportamental, tem relação com a atitude, a gente tem que lembrar, refazer, repensar. Um comportamento e um hábito são sempre assim, você tem que manter, refazer, repensar [para a capacitação].
Desmistificar a visão que a empresa normalmente tem do compliance
Que mensagens vocês dão para quem está com dificuldade de mudar os treinamentos de compliance?
GLAUCIA: Um desafio que a gente tem, no passado eu trabalhava com temas de compliance, mas relacionados ao RH. Os grandes desafios na época era desmistificar a visão que a empresa normalmente tem sobre o departamento de compliance.
A dica que eu daria é investir sempre em um conteúdo que seja leve. Até pegando o gancho de um evento que eu participei, muitas vezes a gente pensa que a mensagem é obvia, mas mesmo o óbvio precisa ser dito. Esse ano, por exemplo, fomos para uma linha de o que a gente pode trazer de tema que é de compliance, mas que pode ser aplicado no seu dia a dia.
Pensando por nesse prisma, a gente deu uma simplificada na linguagem, nos temas que a gente queria compartilhar com o nosso público alvo, e isso traz leveza. A pessoa se sente mais próxima do tema. Não fica aquela coisa tão quadradinha, com aquela linguagem mais corporativa. A gente pensou em aproximar as pessoas para uma realidade que seja comum, da rotina, para que o tema de fato fique mais leve de absorver.
Portas abertas para o compliance e engajamento de 80%
Simplificar e pensar em um público mais abrangente possível para que consiga entender a mensagem. É realmente ter a cabeça de comunicação.
FÁBIO: A gente conseguiu no dia a dia, nos últimos anos, desmistificar essa questão de compliance. A gente tem porta aberta. a gente trabalha junto com todas as áreas, seja dentro da fábrica ou fora da fábrica, o objetivo é o mesmo. Falando sobre tópicos de compliance ou não, a gente abordar riscos para a empresa, seja riscos de imagem, riscos financeiros.
E nosso maior desafio para cada funcionário que trabalha com a Mercedes, seja dentro ou fora da fábrica, funcionário da Mercedes ou que representa a Mercedes-Benz ou qualquer outra marca (…), que eles tenham esse conhecimento de compliance, desse dia a dia, desse risco de negócio.
A flexibilidade que a gente tem no nosso dia a dia é muito importante. A gente conseguiu fazer esse projeto com a i9Ação de uma forma super rápida, o suporte que a gente teve foi essencial para o sucesso. Uma outra informação, é que dessas quase 5 mil pessoas, a gente teve mais de 80 % de engajamento, foi excelente para nós esse tipo de resultado.
Mostra que todas as pessoas, que não são nossos funcionários, são funcionários dos nossos parceiros de negócios, eles também estão engajados, estão interessados no tema. E o desafio que a gente tem é melhorar cada vez mais a linguagem, a comunicação, e a régua vai aumentando cada vez mais. E nos estamos indo atrás dela com certeza sempre.
Buscando o melhor não só para a empresa, para os nossos parceiros, mas de outra forma também para toda a sociedade, porque trabalhando com esses temas de compliance e integridade, a gente trabalha não só para nossa empresa, mas também para a sociedade de uma forma geral.
FERNANDO: Muito bom, gente muito obrigado pela entrevista e pelo projeto e parabéns para vocês.
FÁBIO: Nos que agradecemos, muito obrigada.
GLAUCIA: Eu acho importante também a gente sempre pontuar sobre o suporte de vocês. Foi muito bacana trabalhar nesse projeto, muito obrigada.
A entrevista foi gravada em dezembro de 2022.
Para saber mais sobre o case e as soluções abordadas, entre em contato e venha bater um papo com o time da i9Ação!
Respostas de 2