Descubra como os jogos corporativos podem ajudar a disseminar a Cultura Organizacional e o Código de Ética e Conduta de sua empresa
Você ainda acha que seus colaboradores conseguem ler e aplicar o código de Ética e Conduta ao ler manuais extensos cheios de regra, aqueles que você envia por e-mail ou apresenta em uma reunião de horas? A verdade é dolorida, mas se sua empresa ainda investe apenas nas velhas apresentações, esses documentos correm um sério risco de serem esquecidos, junto ao conteúdo de ética e de conduta.
A boa notícia é que é possível disseminar suas mensagens e procedimentos de um jeito mais mais tecnológico, acessível, moderno, envolvente e divertido. Uma forma de fazer isso que tem conquistado o mercado e os colaboradores são as aplicações de jogos corporativos e Compliance Games.
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Como os jogos corporativos podem ajudar a disseminar as ideias do Código de Ética e Conduta na sua empresa?
Apesar de superimportante, apresentar políticas e processos normalmente é uma tarefa complexa. Afinal, dependendo de como a companhia aborda o tema, o conteúdo pode parecer maçante e de difícil entendimento à primeira vista.
Para resolver essa questão, a gamificação ajuda a transformar o conteúdo da empresa em uma atividade interativa, com alto impacto para aprendizagem e engajamento.
Isso porque os jogos empresariais colocam o colaborador no centro das ações, apresentando as informações e os processos de forma prática, desafiadora e divertida, além de mensuração minuciosa da performance de todos os participantes.
Os games ajudam que o participante tenha uma visão sistêmica completa sobre a empresa, entendendo qual seu impacto direto para a realização de um projeto, e como ele pode melhorar seu desempenho de forma efetiva.
Ao permitir que os funcionários interajam e participem das discussões, sua empresa gera engajamento, empatia e entendimento necessários para disseminar o conteúdo do Código de Ética e Conduta com maior sucesso, eficiência e comprometimento.
Case de sucesso: como mobilizar 40 mil colaboradores com um game?
O desafio de uma grande rede de supermercados global era falar com 40 mil funcionários, ao mesmo tempo, mostrando a cultura de sua empresa. Para isso, a empresa contou com o apoio da i9Ação para aplicar a gamificação como ferramenta de capacitação e treinamento.
A proposta era de trabalhar a mensagem de forma única e de fácil entendimento, possibilitando que cada colaborador, independente de sua localização no Brasil, aplicasse o aprendizado em seu dia a dia.
O time de especialistas da i9Ação transformou o conteúdo do Código de Ética e Conduta em um game, desenvolvido a partir das ideias dos próprios colaboradores da rede.
O resultado da metodologia utilizada para iniciar o projeto foi o surgimento de várias ideias – ou melhor, sementes criativas! – que foram a base para a criação de um jogo digital. Utilizando recursos e tarefas que exploravam os principais pontos de dúvida das equipes.
O sucesso da aplicação, claro, foi enorme: mais de 8.000 pessoas acessaram e jogaram o game até o fim logo nos primeiros dias! Superando em 30% a expectativa de engajamento inicial do projeto.
Veja algumas telas de outro case no Google Play aqui!:
Qual o melhor jogo para apresentar o Código de Ética?
Hoje, as aplicações digitais podem apresentar recursos importantes para melhorar o resultado das aplicações.
No projeto acima, por exemplo, a i9Ação utilizou ferramentas de Analytics. Permitindo assim, acompanhar os resultados do game em tempo real, mostrando onde e como a aplicação está gerando maior impacto.
Além disso, o cliente pode avaliar rapidamente as respostas dos colaboradores frente às possíveis situações do dia a dia. Entre outras possibilidades, o game digital permite:
Geração de relatório: com temas e questões para os próximos treinamentos
Foco na jornada de experiência: a análise aponta informações sobre o perfil e as preferências de uso de cada jogador, indicando tempo de utilização do sistema, nível de pontuação alcançada, engajamento etc.
Mapeamento de navegação do jogo: tecnologia mostra se há algum tipo de gap ou dificuldade a ser resolvida em novas versões da aplicação
Assertividade na avaliação: identificação de quais pontos do Código de Ética e Conduta são mais difíceis e sensíveis para os usuários.
Isso não quer dizer que o sucesso de um game corporativo seja restrito aos novos aplicativos. Os jogos de tabuleiro e atividades presenciais também podem ser bastante atraentes para gerar integração e sinergia!
Na verdade, o mais importante é construir jogos que estejam alinhados com os objetivos e características das empresas e colaboradores.
Uma forma de ajustar isso é a aplicação de metodologias de Design Thinking para o desenho da solução em conjunto com os colaboradores. Assim, é possível garantir familiaridade e eficiência para cada aplicação!
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