Por Fernando Seacero, Fundador e CEO da i9Ação
No cenário desta história, estão as pistas para a evolução da aprendizagem. Que tal jogar para aprender? Play!
Como faremos para treinar tantas pessoas, em locais diferentes, de forma escalável e rápida, como cumpriremos com a legislação? Esta pergunta é atual, mas já desafiava as organizações na década de 90, quando o governo dos Estados Unidos decidiu implementar o treinamento obrigatório sobre ética e compliance nas empresas de todo país.
A aprendizagem de compliance e a educação a distância se conectam após os primeiros escândalos éticos nas empresas, no século passado, como no caso da EMRON nos EUA. Naquela época, as empresas viviam um momento em que todos os treinamentos eram ministrados presencialmente (e o filme se repete).
A evolução acontece ano a ano, e na época da EMRON, o método de treinamento presencial já se mostrava extremamente caro e pouco escalável diante da meta: treinar todos os colaboradores de médias e grandes empresas anualmente, conforme regularidade estabelecida pelo governo.
Se esta narrativa fosse um jogo, como você poderia ajudar as corporações nos anos 90? Quais conselhos você daria para enfrentarem esse desafio?
Ultrapassando etapas: CD-ROM, SCORM e Universidades Corporativas
Algumas empresas inovaram e desenvolveram o CD-ROM (mídias gravadas em CD) com interatividade, distribuídos aos funcionários para realizarem o treinamento obrigatório.
Inicialmente funcionou, mas, os controles de quem havia feito e o que havia sido realizado eram precários. Em grande parte, os dados eram compilados manualmente. Equipes inteiras eram contratadas apenas com este objetivo, o trabalho era enorme e gerava gastos sem precedentes.
Será que existe algum sistema que pudesse oferecer treinamentos com uma padronização de relatórios de usuários? Algo mais rápido e confiável? O que você indica?
Na Marinha dos Estado Unidos existia um sistema chamado SCORM (Sharable Content Object Reference Model ou Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável). Esse sistema tinha poucos recursos de treinamento, mas gerava um relatório padronizado e confiável!
Na época, milhares de empresas adotaram este sistema, de forma adaptada, que permitia não só a entrega dos conteúdos necessários, como também um controle de quem realizava ou não realizava os treinamentos.
O SCORM transformou as universidades corporativas de grande parte das empresas, oferecendo conteúdos com diversos focos e objetivos, e gerando os relatórios de participação tão desejados.
Para você, o SCORM é o suficiente para enfrentar os desafios das organizações em aprendizagem e engajamento?
Até hoje, o SCORM ainda é muito utilizado por milhares de empresas, com evoluções e possibilidades mais modernas, mas mantendo suas principais características: Entrega e controle.
Abertura de novos cenários do jogo: A Internet, os Smartphones, as Redes Sociais
Entre os anos 90 e 2000, nosso acesso à tecnologia era limitado e as interações com os sistemas ainda eram pouco intuitivas. Com a chegada da Internet e, principalmente, das redes sociais, tudo virou de ponta cabeça. Os smartphones ajudaram tornar a tecnologia inseparável do dia a dia das pessoas e das empresas.
Neste cenário, as pessoas se tornaram mais exigentes com as experiências oferecidas pelas empresas em treinamentos? Você citaria quais experiências intuitivas e interativas que passaram a ser adotadas pelas companhias de forma exponencial?
A partir deste ponto, a tecnologia deixa de ser uma ferramenta restrita aos funcionários de TI e nerds de plantão. Todos são usuários cada vez mais exigentes e interativos, tornando os treinamentos tradicionais digitais cada vez menos aceitos e frequentados.
O que oferecer aos colaboradores frequentadores de Redes Sociais e Jogos On-line, não engajados com SCORM ou CD-ROM?
Treinamento corporativo X Experiência oferecida pelo Smartphone do Colaborador
Por onde andam o engajamento e a interatividade dos participantes de treinamento?
A necessidade de educação corporativa cresce a passos largos, as soluções passam por assistir um vídeo, ler uma página, responder a um Quiz, e continuam em busca do engajamento dos clientes de TikTok, Instagram e outras plataformas de interação dinâmica e divertida.
A área de Compliance já acostumada a ter uma distância e ser vista como a “Polícia” da empresa, ganha mais um desafio histórico: o engajamento.
Além dos treinamentos anuais, o engajamento dos participantes passa a ser uma grande vitória do jogo. Como ganhá-lo? Nesta narrativa, como você ajudaria as corporações a encontrarem uma solução?
Os games corporativos como ferramenta de educação
Treinamento de compliance gamificados começaram a ser uma realidade também desenvolvida nessa jornada, inclusive aderindo a recursos de Redes Sociais.
Para citar apenas uma funcionalidade, a i9Ação tem destacado a possibilidade de o jogador ser um influencer da campanha ou semana de Compliance. Com este recurso, o participante convida seus colegas e ganha pontos como influencer (como no TikTok, por exemplo.)
Na plataforma gamificada, é gerado um Ranking das pessoas mais influentes, e estes influencers podem ganhar prêmios e destaques. Este é um exemplo de estratégia que busca aproveitar a mesma linguagem que funciona para as grandes redes.
Os treinamentos de Compliance podem ser trabalhados com novas tecnologias, com recursos de Redes Sociais, com mecânicas de jogos, podem ser engajadoras, eficazes e, porque não, divertidos.
Quer saber mais sobre esse tema? Selecionamos alguns dos conteúdos do nosso Blog para desafiar seus próximos passos. Leia e comente aqui as respostas que tem para esse jogo! Você também pode conversar com nosso time aqui!
9 Conteúdos sobre treinamento de compliance para melhorar seu game
- ADESÃO, PREMIAÇÃO e CONTEÚDO PRÉVIO na Semana de Integridade: https://i9acao.com.br/adesao-premiacao-e-conteudo-previo-na-semana-de-integridade/
- Como a gamificação ajuda o cérebro a guardar o conteúdo do treinamento em um lugar permanente: https://i9acao.com.br/gamificacao-ajuda-o-cerebro-a-guardar-o-conteudo-do-treinamento/
- O Código de Ética e a Gamificação: como essa bagaça funciona?: https://i9acao.com.br/codigo-de-etica-e-gamificacao-como-essa-bagaca-funciona/
- 6 Principais desafios de Compliance sobre disseminação e aprendizagem do conteúdo: https://i9acao.com.br/6-desafios-de-compliance
- Erros e Acertos da Aprendizagem Digital: Bate-Papo sobre o case de Compliance da DAIMLER | Mercedes-Benz (Leia os destaques e assista o Webcast): https://i9acao.com.br/webcast-daimler-mercedes-benz/
- Aprender e testar o conhecimento sobre Compliance: saiba como funciona o game pré-customizado Compliance City: https://i9acao.com.br/ethos-city/
- Parte I: Vamos falar sobre os testes: https://i9acao.com.br/quizzes/
- Parte II: Foco e intensidade X Intervalos mais longos entre as aulas: https://i9acao.com.br/aprender-com-intervalo/
- Parte III: INVERTENDO A ORDEM: Como atrair as pessoas para buscarem mais conhecimentos sobre um assunto: https://i9acao.com.br/invertendo-a-ordem/
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