Quer aprender a implementar a cultura de segurança do trabalho na sua empresa de forma rápida e eficiente? Venha conosco e confira 4 dicas infalíveis com o especialista em gamificação e aprendizagem. Vamos lá?
Nos últimos anos, desafios como Covid e a capilaridade das organizações complexificam ainda mais a missão de ensinar os colaboradores sobre a cultura de segurança do trabalho. Esse treinamento vai muito além de prevenir e diminuir acidentes no trabalho. Ele é essencial para que os colaboradores aprendam quais são os valores da empresa e quais comportamentos são os mais esperados diante de situações.
Então, a cultura de segurança do trabalho protege todo o ambiente organizacional, impactando de forma positiva nas atitudes dos colaboradores — tanto com relação à própria segurança quanto para contribuir para que as normas sejam, de fato, compartilhadas e compreendidas por todos.
Vamos aprender mais sobre a cultura de segurança do trabalho e como promover treinamentos realmente eficientes para os colaboradores? Venha conosco e conheça 4 dicas para implementá-la na sua empresa.
1. Agilidade: preocupação em implementar uma cultura de segurança no trabalho de forma urgente
Para o sócio-diretor da i9Ação, Fernando Seacero, é fundamental treinar os colaboradores pensando na agilidade que eles precisam para aprender os processos e reforçar os comportamentos essenciais para a cultura de segurança da empresa.
A pandemia é um exemplo de como a velocidade é cada vez mais importante quando o assunto é a disseminação de aprendizagem e informação.
Além de casos extremos como este, a urgência se dá também quando há integração de novos colaboradores, uma organização que sempre contrata novos colaboradores precisa que eles tenham agilidade para absorver e saber colocar em prática estes aprendizados.
Afinal, quando todos compreendem a importância da segurança, as medidas de prevenção começam a ser implementadas com mais naturalidade.
> Você também pode gostar de ler sobre a aplicação de jogos para treinamentos de SIPAT: baixe o [ KIT ] Saiba como levar a SIPAT para todos os colaboradores, em qualquer lugar no mundo
2. Simplicidade: migração para soluções digitais para disseminar a cultura de segurança do trabalho
Para criar uma cultura de segurança no trabalho há diversas possibilidades. Porém, a indicação é investir em uma plataforma digital personalizada e gamificada. Afinal, é uma forma de promover um treinamento rápido, seguro e realmente qualificado.
Isso porque, “Uma plataforma digital, com uma estratégia de engajamento com gamificação, por exemplo, pode aumentar em mais de 80% o impacto destas ações na empresa”, explica Seacero.
Segundo ele, atualmente, as empresas precisam rapidamente disseminar processos, bem como reforçar comportamentos essenciais para a cultura de segurança.
“Para isto, plataformas que sejam simples e intuitivas são cada vez mais importantes neste processo de disseminação e fortalecimento da cultura”, explica Seacero.
Na hora de buscar a solução e escolher o melhor método para a sua empresa, vale a pena considerar alguns fatores. Afinal, de nada adianta investir em algo que os colaboradores consideram ruim ou sentem dificuldades na hora de usar, concorda?
Portanto, o primeiro fator é a facilidade de navegação para otimizar o treinamento para o usuário. A plataforma precisa ser dinâmica e também deixar claro como o risco abordado será enfrentado no dia a dia.
“A simplicidade da plataforma é essencial para este objetivo, tendo em vista que o público das empresas é heterogêneo e a adoção de uma ferramenta deve sempre considerar sua facilidade de navegação e acesso”, salienta Seacero.
>> Você também pode gostar de ler: o que é uma plataforma digital para SIPAT e por que ela deve ser gamificada?
3. Eficiência: aprenda a implementar uma plataforma que apoie a cultura de segurança do trabalho em uma empresa
Para implementar uma plataforma que apoie a cultura de segurança no trabalho é essencial ter cuidado com alguns pontos principais.
Seacero apresenta algumas dicas. Conheça quais são elas:
- Crie trilhas e conteúdos simples e rápidos (máximo de 18 minutos por trilha), pois isso ajuda a manter a atenção total do usuário;
- Permita que o colaborador compartilhe suas ideias e aprendizagens na plataforma, pois isso cria uma rede positiva de transformação;
- Desenvolva campanhas de curta duração (1 mês), focando em temas específicos ao longo de todo ano e gerando ranking e prêmios para cada campanha;
- Crie desafios crescentes na plataforma. Lembre-se: as pessoas gostam de ser desafiadas;
- Aprenda a mensurar os resultados: é fundamental acompanhar a evolução dos colaboradores e quais são as suas principais dificuldades nos processos.
4. Constatação: conheça a solução da i9Ação para disseminar uma cultura de segurança do trabalho na empresa
Sabemos que gerar a mudança de comportamento das pessoas é um constante desafio para as empresas. Por isso, investir em métodos que vão além dos tradicionais (como cursos, treinamentos e palestras) se torna uma solução interessante e eficaz para atingir os objetivos do seu negócio.
Assim, a gamificação e as plataformas para disseminação da cultura são excelentes escolhas, pois elas realmente engajam os colaboradores.
Você sabia que a i9Ação já desenvolveu games e plataformas para disseminação de cultura de segurança para diversos clientes? Veja alguns deles:
- Ambev;
- Owens Illinois;
- Basf;
- Intercement;
- ADM Sementes;
- entre outros.
“Para cada um de nossos clientes, inicialmente entendemos a necessidade da empresa. Depois, oferecemos uma solução que pode variar desde um game totalmente customizado, até uma plataforma gamificada — onde o cliente cria campanhas e novos conteúdos constantemente”, detalha Seacero.
Gostou de aprender mais sobre como criar uma cultura de segurança no trabalho? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também podem se interessar.
Você também pode agendar uma consultoria gratuita com um especialista aqui!
Uma resposta