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Imagem: Marcus Souza
Iniciativa dissemina experiência e potencial do game de aprendizagem para fixar conteúdo e gerar alto engajamento com abordagem divertida para o colaborador; destaque na versão paga do aplicativo é Banco de Questões e Desafios disponíveis no sistema para a empresa usar imediatamente na criação de treinamentos
A i9Ação – há mais de 20 anos na área de treinamento e desenvolvimento de jogos para adultos no Brasil – acaba de lançar uma versão gratuita do Challenge (nesse link) para jogar e aprender sobre temas de ESG, SIPAT, Compliance, LGPD, Cyber Segurança e 5S. Enquanto aprende testando o game nesta versão DEMO, o jogador tem uma experiência de engajamento e fixação de conteúdo.
Disponível para qualquer pessoa baixar no celular ou acessar via computador e tablet, o game de aprendizagem é normalmente utilizado por empresas para treinamento e sensibilização de colaboradores em eventos que acontecem durante o ano inteiro.
“Um dos diferenciais da metodologia é a fixação, e também o engajamento, já que o formato convida o jogador a passar diversas vezes pelas questões para absorver naturalmente o conteúdo”, descreve Fernando Seacero, psicólogo especialista em Neuroaprendizagem e fundador da i9Ação.
O Challenge da i9Ação funciona basicamente assim
Ao entrar para uma partida, é possível escolher entre as opções de desafiar um colega aleatório, alguém específico ou jogar contra a máquina.
Aí basta rodar uma roleta com diversos temas, um deles será selecionado e aparecerá uma questão.
Os assuntos disponíveis na roleta desta demonstração são de um Banco de Questões prontas da empresa desenvolvedora. Já na versão paga do APP, o gestor pode editar temas, incluir e excluir questões conforme a necessidade e o foco do treinamento.
Todos os assuntos em um só game
Toda empresa durante o ano tem uma série treinamentos para elaborar ou renovar e, além disso, alguns são obrigatórios.
O game de aprendizagem Challenge foi criado pensando nessa necessidade dos gestores, já que o desafio deles é grande. Além de desenvolver esses treinamentos todos os anos, precisam engajar o colaborador, atualizar e fixar o conteúdo na memória das pessoas para ser aplicado no dia a dia, gerenciar o aproveitamento e ter evidências de participação de cada colaborador.
Uma das vantagens do APP é o Banco de Questões e Desafios já disponíveis no sistema para a empresa ter agilidade e facilidade na criação dos treinamentos.
“O modelo permite que o gestor crie o seu próprio jogo. Se for um treinamento dentro desses assuntos, ele consegue formatar e colocar o jogo para rodar em poucas horas, mesmo personalizando com as questões interessantes para a empresa”, explica Seacero.
A versão customizada do game já é utilizada para gerar alto engajamento e impacto da aprendizagem nos negócios por empresas de todo porte no mundo inteiro como BASF em toda América Latina, ADM Sementes (evento realizado em 5 unidades diferentes simultaneamente), Tigre, Gerdau (em um evento que incluiu todas as fábricas no mundo), Intercement (4 unidades) e Isa Cteep, entre outros.
São mais de 40 mil funcionários de 80 empresas que já utilizam este recurso da i9Ação como base para treinamento e aprendizagem.
Essas companhias adotam essa metodologia porque é simples e fácil de executar e o jogo já traz conteúdos prontos, o que que acelera o processo de implementação. Segundo o fundador da i9Ação, esse modelo de game também pode ser aplicado em conjunto com outras ações de aprendizagem, como palestras, treinamentos a distância e lives, com o intuito de fixar o conteúdo e impulsionar o engajamento dos colaboradores.
“Por ser divertido, as pessoas jogam repetidas vezes. O game é simples, mas faz um estrondo quando é lançado”, afirma.
Fixação de conteúdo
Um exemplo de utilização é, ao final de uma Semana de Compliance, abrir o game para todos os participantes jogarem e desafiarem o conhecimento dos colegas sobre o conteúdo que foi visto no evento.
“O jogo fixa e aprofunda os conhecimentos, o colaborador volta para ler o conteúdo. Ou seja, exercita muito o tipo de aprendizagem em que ’tanto faz se você errar’, o importante é continuar jogando”, explica o especialista.
Dessa forma, cada jogador vai fazer diversas vezes a mesma rota e gerar aprendizagem sem perceber. “Se errou na primeira, na segunda vez ele não vai errar. Só no ato de errar e acertar, na tentativa e erro, ele aprende muito”, afirma Seacero.
Em média, cada jogo tem 60 perguntas/situações. A experiência da i9Ação mostra que os jogadores passam por todo o conteúdo cerca de 10 vezes, ou seja, as pessoas jogam em média 500 vezes em uma temporada de uma semana.
Na prática, os colaboradores podem jogar contra a máquina ou selecionar adversários dentro da mesma unidade ou de outras unidades da mesma empresa. As disputas geram rankings de colocação, individual e entre áreas, por exemplo.
Resultados melhores pelo alto engajamento
Recentemente, a i9Ação inseriu o Challenge dentro da Plataforma de Aprendizagem 2Gether com o intuito de ampliar os recursos da ferramenta.
“O lançamento do Challenge dentro da plataforma vem para atender essa necessidade de tornar a experiência de aprender ainda mais divertida para o colaborador”, conclui Seacero.
Quer conhecer mais? Acesse aqui a DEMO gratuita do Challenge ou marque um bate-papo com a gente!