Captar recursos para o departamento de Recursos Humanos sempre foi um desafio para os gestores de RH. Num momento de crise como a que o país enfrenta, em que muitas empresas estão apertando os cintos e fazendo poucas concessões, a maior parte de verba disponível para investimentos acaba caindo no colo dos departamentos diretamente ligados à vendas, como o Marketing.
Embora esse cenário possa parecer preocupante para a maior parte dos gestores, são nesses momentos que os executivos têm a chance de dar uma grande visibilidade para a sua área. Como? Trazendo soluções criativas, de baixo custo e alta geração de resultados, e que consigam impactar a empresa como um todo. Esse será o assunto do nosso post de hoje, acompanhe:
A filosofia fazer mais com menos
É normal estarmos acostumados a trabalhar com um budget bem definido. No entanto, isso pode trazer uma grande acomodação ao longo do tempo para a cultura de trabalho de nossas equipes. Isso acontece porque trabalhar com um budget significa montar programas e ações baseados no valor total que temos para gastar, ou seja, elaborar nosso planejamento com o seguinte foco: o que podemos comprar com o orçamento desse ano para a área de recursos humanos?
O grande problema por trás dessa cultura é que quando os recursos são limitados – quando não escassos – como em tempos de crise, a tendência é cortarmos tudo o que havíamos sonhado fazer durante o nosso planejamento desse ano e nos focarmos apenas no arroz com feijão. Como consequência, as ações do departamento se tornam menos impactantes e sua operação fica ainda mais invisível para o restante da organização.
Nesse cenário, é urgente a necessidade de mudar o mindset de nossos gestores para a filosofia do “fazer mais com menos”. E o que isso significa?
Significa que, ao invés de pensarmos em que ações que vamos deixar de fazer, precisamos achar a resposta para a seguinte problemática: como podemos operacionalizar essa ação com um terço (ou um quinto, ou um décimo) da verba necessária para ela?
Pensando em soluções criativas com objetivos concretos
É claro que o foco principal da área de Recursos Humanos sempre será o capital humano da organização. No entanto, em tempos como esses, é imperativo sair de nossa casinha e olhar para o todo ao nosso redor: quais são os nossos objetivos como área que tem atuação estratégica dentro da organização?
A resposta são dois itens que dificilmente são pensados pelas áreas de pessoas e comunicação interna: trazer resultados para a empresa e dar visibilidade para o departamento de RH com esses resultados.
Uma das formas mais interessantes de alcançar essa grande meta é trazer metodologias inovadoras para a empresa e incentivar a criatividade no dia a dia de todos os colaboradores.
Exemplo de inovação no treinamento e desenvolvimento de pessoas: o Game Jam
O Game Jam é uma metodologia inovadora que tem grande impacto no empoderamento criativo nos colaboradores de uma empresa. Por meio dela, grupos de pessoas têm a chance única de criar e elaborar um jogo. Como funciona?
Os colaboradores participantes são divididos em grupos. Cada grupo senta em uma mesa própria e é convidado a escolher um tema. A partir disso, e com a ajuda de mestres da gamificação que acompanham toda a rotina, cada grupo começa a desenvolver o seu próprio jogo: categorias, estratégias, regras, objetivos. Os jogos têm os objetivos mais diversos, como estimular uma equipe de vendas a aumentar seus números ou a integração de novos funcionários, e, ao final da etapa de criação e desenvolvimento do protótipo (com papel, dados e outros materiais disponibilizados) cada mesa testa o jogo de outros grupos, passando feedbacks e insights.
Após o evento, os jogos viram protótipos virtuais que podem ser acessados por qualquer pessoa no mundo que queira jogá-los ou ajudar a melhorá-los.
Que conhecer mais sobre essa metodologia? Acesse www.gamejam.com.br e saiba como fazer muito mais com muito menos!