As perguntas de mais de 40 gestores sobre as soluções, o processo e os resultados do caso de sucesso da EuroChem foram parte importante da programação da 4ª edição do SIPAT GAME EXPERIENCE, promovido pela i9Ação
Como falar de melhores práticas por meio de conteúdo e aplicações divertidas? Como fazer com que todos usem e aprendam? Quais os custos? Como medir os resultados? Como alinhar a gamificação à estratégia e à gestão?
Esses foram alguns dos questionamentos durante a apresentação do case da EuroChem, em que Celso Katsumata Jr., gerente sênior de HSE, conta como foi a experiência de gamificação da SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho). A programação do evento era composta também por Vinicius Carvalho, Diretor de Criação da VoxCom, e por Fernando Seacero, CEO da i9Ação.
Em uma rodada aberta a perguntas durante o SIPAT GAME EXPERIENCE, onde grande parte do tempo foi dedicada à interação com os participantes, profissionais de EHS (meio ambiente, saúde e segurança) e outros gestores. Foram feitas indagações práticas sobre a experiência da fabricante de fertilizantes. A participação gerou insights e conteúdo relevante sobre formas de superar os desafios e ir muito além do evento obrigatório.
Conheça em detalhes a experiência da EuroChem com as soluções gamificadas da i9Ação:
9 perguntas sobre o case de SIPAT da EuroChem
Por que a EuroChem adotou a plataforma de gamificação para a SIPAT?
A iniciativa começou porque a EuroChem queria fazer a SIPAT em suas 19 unidades, espalhadas por 12 Estados, de forma padronizada e em um período curto. A plataforma permitia a participação on-line, a um custo 80% inferior ao das SIPATs tradicionais.
Quantas pessoas usaram as aplicações?
Conforme o relatório sobre a SIPAT, fornecido pela plataforma, 1030 usuários, entre funcionários e terceiros incluídos no programa, totalizaram mais de 1500 horas de acesso aos conteúdos, jogos e desafios relacionados ao tema, além de interações entre os participantes.
O que mudou para os gestores?
Os gerentes gostaram da facilidade de chamar atenção às prioridades, de uma forma interessante às equipes operacionais. Além de acelerar a formação de grupos interagindo e aprendendo, de forma natural, os relatórios da plataforma dão uma visão do nível de entendimento, dos eventuais gaps nos conteúdos e da efetividade dos programas.
A plataforma de gamificação será usada em outros programas?
Logo após a SIPAT, foram lançados novos conteúdos e games para a Semana do Meio Ambiente. Outros programas relacionados à segurança e ESG também devem ser realizados na própria plataforma, que reúne entre os recursos a trilha de aprendizagem e os games de aprendizagem.
Comunicação digital e games funciona com os mais velhos?
Não se percebeu qualquer resistência por faixa etária, escolaridade e outras diferenças. Os aplicativos apresentam a interface dos produtos já familiarizados pelos usuários de todos os perfis por se tratar de uma ferramenta desenvolvida com as mesmas tecnologias utilizadas pela Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Além disso, a Plataforma da i9Ação foi desenvolvida com critérios para atender o público 60+ e foi reconhecido em dois anos consecutivos com o prêmio Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), na categoria Pessoas Idosas.
Como os usuários acessam a plataforma?
Em média, 90% por app no celular (Android ou IOS) e 10% pela web.
Se mais pessoas usam, aumenta o custo? A licença é por usuário?
Não há limite de usuários. Até porque uma das funcionalidades é estimular que os participantes convidem outros colegas da empresa. As aplicações rodam em nuvem e a cada projeto é feito um dimensionamento.
A plataforma se integra às regras de segurança de dados e controle de acesso das empresas?
Todos os conteúdos e interações na plataforma ficam em ambiente privado e seguem as regras para informações críticas e dados pessoais. Se necessário, a plataforma da i9Ação pode ser integrada aos sistemas de controle de acesso nas empresas.
Por que a gamificação deu certo na EuroChem?
Junto à inovação trazida pelos apps, dois pontos se destacam na experiência da EuroChem: conteúdo desenvolvido por quem conhece profundamente tanto as melhores práticas quanto a cultura da companhia; e uma estratégia integrada de comunicação, da qual os apps fazem parte.
A apresentação do case da EuroChem faz parte de uma série, que já contou com o compartilhamento de experiências de gamificação em SIPAT na MedSênior e no Grupo Elfa.
Se quiser saber mais sobre como a gamificação pode ajudar a criar uma cultura de segurança e sustentabilidade, veja o conteúdo completo e assista os webinars em: https://i9acao.com.br/category/gamificacao-por-area/sipat-digital/
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