
As empresas que precisam reter talentos devem prestar atenção nesses fatores, principalmente em tempos de competitividade acirrada no cenário mundial: além do Instituto Gallup, outros grandes grupos de pesquisa internacionais, como Towers Watson e Aon, indicam que entre 50% e 85% dos funcionários das empresas em todo o mundo apresentam baixo grau de satisfação com o trabalho, ou que muitas vezes não se traduz apenas em falta de engajamento mas em “desengajamento ativo”, ou seja, funcionários “jogando contra” a própria empresa.
Existem muitos indicadores para mapear o grau de engajamento dos seus colaboradores, mas uma coisa é possível afirmar sempre: quando há engajamento, há envolvimento emocional entre colaborador e empresa. Isso faz com que o comprometimento se traduza em disposição para vencer desafios e naquele “brilho” no olhar ao desempenhar as tarefas mais corriqueiras.
Qualquer ação implementada para reter talentos com foco neste tipo de motivação deve sempre começar com a pergunta: o que eu posso fazer para que meus colaboradores apaixonem-se por seu trabalho, pela minha empresa e, consequentemente, esteja empenhado genuinamente para alavancar resultados?
Pensando nisso, listamos aqui três dicas que vão ajudar você a reter talentos pensando no engajamento:
Feedback constante
O reconhecimento é o combustível dos colaboradores e ganha ainda mais importância em situações de pressão e stress elevados. Dar feedbacks constantes, que destaquem os pontos fortes da equipe e reconheçam o que cada um executa bem é imprescindível, assim como apontar com sensibilidade e empatia os pontos nos quais seus colaboradores podem se aprimorar – porque como vimos o aprendizado constante é um fator importante de engajamento, e conhecer seus pontos fracos é sempre um atalho para s desenvolver e se aprimorar.
Um bom líder deve saber como compartilhar esse tipo de percepção com seus funcionários: mesmo que haja aspectos negativos e pontos de melhoria a serem apontados, os pontos positivos devem sempre se sobressair. Desta forma os colaboradores podem se sentir parte de um time mesmo em momentos adversos, e estarão mais dispostos a agregar valor ao negócio da empresa.
Aprendizagem em rede
As pessoas se sentem mais motivadas num ambiente com grandes oportunidades de aprendizado, segundo as pesquisas. Mas como nós adultos aprendemos? A maior parte do nosso aprendizado profissional acontece “on the job”, ou seja, enquanto desempenhamos nossas funções e buscamos soluções para desafios reais. E na busca destas soluções procuramos pessoas com as quais aprendemos: líderes visionários, colegas experientes, especialistas no tema ou simplesmente pessoas que nos apoiam com pequenos insights. Isso é rede de aprendizagem: um ambiente que permita a troca espontânea de conhecimento entre seus colaboradores de forma que todos aprendam uns com os outros ao mesmo tempo que solucionam desafios do negócio.
A introdução da gamificação no ambiente de trabalho tem muito a contribuir para a criação desta rede de aprendizagem: os espaços de jogo são naturalmente lugares de troca e experimentação, no qual criam-se canais de comunicação abertos e fluidos que potencializam a quantidade e a qualidade das trocas de conhecimento. A sensação de estar aprendendo é intensa e vivenciada a todo o momento – com desafios reais, feedback contínuo e alto engajamento.
Qual é a sua estratégia para retenção de talentos? Ficou com alguma dúvida? Deixe abaixo pelos comentários e nós trocamos uma ideia com você.
 
								