[ngg src=”galleries” ids=”62″ display=”basic_thumbnail” images_per_page=”4″ ajax_pagination=”0″ show_slideshow_link=”1″]
Descubra os benefícios de utilizar a gamificação para inovar e melhorar seus processos. Principalmente no processo de atração e seleção de talentos (Veja também a Galeria de Imagens acima do workshop vivencial sobre atração e seleção de talentos da i9Ação)
Atualmente, grande parte das empresas demonstra insatisfação com os modelos convencionais de treinamento e processos de seleção. Esse problema se acentua à medida em que as novas gerações chegam ao mercado de trabalho.
Os milenials estão acostumados a consumir informação de maneira mais interativa, o que torna o aproveitamento de treinamentos ainda menor, quanto aos processos de atração e seleção o método não conversa. É preciso utilizar uma linguagem adequada para atingir esse público e recorrer a meios que promovam o engajamento.
Uma metodologia que está conquistando espaço no mercado é a gamificação. Trata-se da aplicação de princípios utilizados na construção de jogos para envolver, estimular e engajar as pessoas em diversas situações, inclusive de aprendizagem. A adoção dessa tendência tem gerado resultados extraordinários para trabalhar possibilidades, quer saber quais?
Resultados extraordinários da gamificação nos processos de Seleção de Talentos
- Employee Branding e encantamento;
- Imersão no ambiente para conhecer a empresa;
- Raciocínio lógico, numérico e verbal;
- Conhecimentos, idioma e cultura;
- Competências comportamentais;
- Propósito e valores;
- Comunicação e inteligência emocional;
- Tomada de decisão;
- Painel com gestores.
Se você quer saber como inovar nos processos de atração e seleção de talentos, antes de continuar a leitura, reflita e responda em nossos comentários:
- Na sua opinião, o que é um processo de Atração e Seleção estagiários e trainees incrível?
- Quais os principais problemas e fragilidades que esse processo pode ter hoje?
- Qual o futuro destes processos?
Qual é o efeito das ferramentas de gamificação nos processos corporativos?
Os jogos não são uma exclusividade do mundo virtual. Há milênios, a humanidade se sente instigada quando uma situação envolve desafio, competição e recompensa. Porém, nos últimos anos, a tecnologia criou inúmeras possibilidades de aplicação desses princípios em games corporativos presenciais ou digitais.
Como você sabe, os games exigem a participação e a atenção do usuário. Porém, eles fazem isso de uma maneira muito envolvente. Ao apresentarem desafios de dificuldade progressiva, eles tornam essa interação lúdica e interessante, fazendo com que o jogador tenha o desejo de usar a ferramenta por um tempo prolongado com o objetivo de colaborar ou de vencer.
Portanto, a gamificação tem vários efeitos sobre o ser humano. O primeiro é que, ao apresentar o desafio, ele deixa os jogadores mais à vontade e estimula o envolvimento deles em determinadas ações. Os participantes não são obrigados a fazer, mas sentem o desejo de fazer. Esse elemento — a vontade — é um imenso potencializador da aprendizagem e também da forma como a pessoa se expressa em várias situações.
Mas os efeitos da gamificação vão além disso. O desafio cria uma espécie de alerta no cérebro humano, que induz a resolução urgente. Para isso, a mente entende que precisa fixar a tarefa ou informação na memória para facilitar o alcance da meta. Assim, a pessoa retém o conhecimento com muito mais eficácia.
Por que optar por ferramentas de gamificação nos processos de atração e seleção de talentos?
Os games também são uma ótima alternativa para avaliar seus candidatos em um processo seletivo. Eles podem propor questões segmentadas em diversas áreas — conhecimento técnico, perfil comportamental, tomada de decisão, domínio de idiomas (se necessário) — entre outras possibilidades.
Podem propor tanto questões teóricas quanto alternativas que apresentam situações práticas. Nelas, o candidato precisa aplicar seus conhecimentos para selecionar uma opção relacionada à tomada de decisão. Para o gestor do processo, é fácil avaliar o desempenho dos profissionais que disputam a vaga, o que contribui para selecionar o mais preparado para exercer a função.
Quer conhecer alguns exemplos do que realmente importante para realizar um processo de Atração e Seleção de talentos.
Como os games ajudam o setor:
- Coletas de informações sem viés e em grande quantidade
- Analisar as informações e observações coletadas (Big data)
- Criar um relatório que seja compreensível e agregador de valor
- Engajamento emocional dos milenials com o processo.
O que é realmente importante ao realizar atração e seleção de talentos?
Como a gamificação contribui para esse processo?
- Gerar engajamentos do participante no processo
- O candidato deve se sentir a vontade para demonstrar seu melhor
- O candidato deve se encantar com os valores e desafios da organização
- Estado de flow e engajamento
Gostou de conhecer mais sobre a metodologia? Então, baixe nossa apresentação de gamificação para atração e seleção de estagiários e trainees! Conheça mais sobre o tema!
Você também pode marcar uma conversa com a gente e conhecer os games que podem ajudar em cada processo!