Por Fernando Seacero
Da série Como aumentar o engajamento e a aprendizagem em ambientes digitais
Tradicionalmente, quando pensamos em aprendizagem, pensamos em oferecer um conteúdo, e, após assistir a um vídeo ou ler um artigo, o participante responde algumas perguntas sobre o que acabou de ver. Que tal inverter a ordem?
Como eu trouxe em nossos capítulos anteriores, chegamos a aumentar a retenção da aprendizagem em até 35% ao perguntarmos sobre o que foi visto em até 24 horas após o acesso ao conteúdo. Assim, fortalecemos a memória do assunto abordado.
Seguindo nessa linha, se aplicamos mais perguntas em até 72 horas após o primeiro questionamento, aumentamos ainda mais essa retenção.
Logo, fazer perguntas após o aprendizado é fundamental para gerar tanto engajamento quanto retenção a partir da leitura, da trilha e do vídeo proposto.
Trabalhando com aquele que busca pelo conhecimento
Mas como atrair as pessoas para buscarem mais conhecimentos sobre um assunto?
Uma das técnicas mais interessantes que a metodologia de microlearning traz, é a inversão da aprendizagem, e vale aprofundarmos o tema!
Veja como gerar uma aprendizagem antes mesmo de ter acesso ao conteúdo sobre o tema:
De acordo com essa metodologia, podemos criar um game, por exemplo, com situações e decisões a serem tomadas pelo participante. Ele responde sobre situações e cenários que lhe remetem ao seu dia a dia e, logo depois de responder, tem um feedback imediato sobre suas respostas.
E é aí que está o segredo ….
Agir primeiro para refletir sobre o tema dentro de um jogo
Quando convido o participante para jogar um game, onde ele vai de forma leve e descontraída tomar decisões sobre o tema em questão, estou despertando sua curiosidade para aprofundar aquele conhecimento. Ao mesmo tempo, dou um feedback sobre os pontos que não estão alinhados em suas respostas.
Agir primeiro para depois refletir, ou seja, jogar para depois ver mais conteúdos e vídeos, é uma forma de estimular o sistema reptiliano, relacionado ao nosso mecanismo de ação. Uma vez que o participante já foi sensibilizado pelos temas, o conteúdo das trilhas passa a ser muito mais relevante e a fazer mais sentido para o participante.
Mensuração para o aprofundamento
Outra dica é utilizar relatórios sobre a performance das pessoas no jogo. Dessa forma, consigo ter insumos para criar conteúdo que sejam mais relevantes, mediante os resultados das interações iniciais dos participantes.
Para entender qual foi o impacto de aprendizagem, pode-se comparar os resultados de perguntas e de jogos iniciais com as repostas e os resultados ao final das trilhas.
Como muitos educadores já sabem, “o adulto só aprende aquilo que deseja aprender”.
Portanto, convidar o participante a perceber a importância do tema e sensibilizá-lo sobre questões relativas ao conteúdo que será abordado, isso antes de oferecer os conteúdos em si, é uma proposta para que o engajamento seja alto.
Quer saber mais? Nos próximos blogs traremos mais aspectos de grande impacto sobre a aprendizagem digital.