Por Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação
Da internalização à disseminação de conceitos. O formato do treinamento corporativo não é uma decisão fácil para quem precisa promovê-lo, ajudar o decisor a agradar líderes de diferentes culturas, áreas e gerações é um dos desafios que recebemos diariamente aqui na i9Ação. Agradar é uma forma bem resumida de falar sobre isso, já que este escopo soma receber, envolver, ouvir, ensinar, refletir, mensurar, ser responsável por muitas linhas da jornada diária de uma organização.
Aprimorar habilidades técnicas, desenvolver valores essenciais e competências interpessoais são missões que já sabemos há décadas que são melhor resolvidas em um ambiente lúdico e envolvente. E o que mais? Como abranger tudo o que este decisor entrega no final de um treinamento de sucesso como este? Como explicar sobre sua ferramenta utilizada, o Jogo de Tabuleiro?
Inspirações para treinamentos sobre Valores e Competências
O tabuleiro criado especificamente para uma missão é gigante, e será lembrado pelas pessoas.
A diversão, como vou chamar o treinamento aqui, foi proposta com desafios que estimulam o pensamento crítico, a colaboração e a tomada de decisões estratégicas.
Os jogadores são transportados para uma simulação, que reflete cenários do mundo real, onde enfrentaram dilemas éticos e situações que remetem valores e competências organizacionais.
Por meio de experiências compartilhadas durante o jogo, os participantes desenvolvem uma compreensão mais profunda dos valores da empresa, como integridade, respeito, responsabilidade e empatia. Esses valores não são apenas discutidos teoricamente, mas sim vivenciados e praticados em um ambiente seguro e controlado.
Ao final da experiência, o que ficou muito destacado na fala destes líderes latino-americanos foi que a forma de interagir do jogo trouxe benefícios para a internalização dos conceitos. Agora, cada um levará o jogo para suas localidades e equipes.
Desenvolver uma ferramenta como um jogo de tabuleiro para programas de treinamento é viável não apenas para melhorar o desempenho dos profissionais, mas também para fortalecer a cultura organizacional e criar equipes mais coesas e resilientes. É possível agradar, sim, e ter a missão cumprida bem além do escopo.
E aproveitando o impacto de cada ação, já que o tabuleiro pode ser replicado.
Tabuleiros, quando indicá-los?
O jogo de tabuleiro é uma ferramenta com a capacidade de engajar os participantes de todas as idades e níveis de experiência. Oferecem uma experiência de aprendizagem altamente envolvente e estimulante (se as palavras conseguem alcançar).
E isso é especialmente relevante em um mundo onde a atenção é cada vez mais fragmentada e a motivação para aprender pode ser desafiadora de sustentar.
Eles são indicados especialmente para promoção do desenvolvimento de competências interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe, negociação e resolução de conflitos.
Durante um jogo como este, os colaboradores são desafiados a interagir uns com os outros de maneira construtiva, a compartilhar ideias, a buscar consenso e a encontrar soluções criativas para os problemas apresentados.
Essas habilidades são essenciais para o sucesso em um ambiente de trabalho colaborativo e dinâmico. Qual a empresa que não precisa?
Agradecemos por mais essa experiência!
Quer conhecer mais sobre os casos de sucesso com a gamificação? Converse com a gente!
Siga a i9Ação no LinkedIn e fique por dentro de todas as tendências sobre gamificação e educação corporativa!