Ir para o conteúdo
  • Games de Compliance
  • Liga de Compliance
  • Sipat Digital
  • Jogos Corporativos
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Games de Compliance
  • Liga de Compliance
  • Sipat Digital
  • Jogos Corporativos
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos

Liderança com técnicas de gamificação

Liderança com técnicas de gamificação
Liderança com técnicas de gamificação

Os jogos utilizam três partes do cérebro, e por isso o uso de algumas técnicas faz com que a atividade gamificada seja envolvente

Quem não se lembra dos primeiros contatos com videogames? A experiência dos games faz com que as pessoas enxerguem de forma diferente os desafios do dia a dia, as sensações de satisfação e ainda relembrem com clareza tanto o conteúdo como a emoção. Por isso, os games atualmente são fonte de inspiração das empresas para engajar colaboradores e gerar um clima colaborativo e de inovação.

“Os jogos utilizam três partes do cérebro, e por isso o uso de algumas técnicas fazem com que a atividade gamificada seja envolvente, além disso, ela ensina conteúdos de forma mais rápida e resulta em memória de longo prazo”, explica Fernando Seacero, psicólogo com MBA em RH e fundador da empresa de treinamentos corporativos i9ação. Para Seacero, a gamificação é uma ferramenta fundamental para aqueles líderes que querem melhorar o desempenho da equipe.

Confira as dicas dele para utilizar estratégias de gamificação na gestão de pessoas:

Desafios épicos: As pessoas buscam o sentido e a chance de ser parte de algo maior. Para atender a essa necessidade, o game deve comunicar à equipe a importância de cada ação dentro de uma missão maior: trazer o sentido individual para as pequenas ações.

Engajar pessoas: Para unir pessoas em torno do mesmo propósito é preciso emocioná-las. Engajar também é utilizar desafios para que os participantes evoluam nessa história que está sendo contada. Ao utilizar elementos de games, ele tem a inteligência de trazer a sensação de um trabalho gratificante para a equipe e estimula o prazer em avançar.

Feedback: Para que toda essa narrativa funcione, um segredo é oferecer feedback imediato dos avanços dos colaboradores. A experiência com games ensina que quanto mais constantes e concretos são os feedbacks do líder, mais participativa e colaborativa é a equipe.

Trazer o superpoder de cada um: Deve-se entender os potenciais humanos e as competências existentes em sua equipe e, assim, propor desafios que utilizem as capacidades existentes em cada componente do time.

Vínculos sociais mais fortes: A conexão entre as pessoas dentro dos jogos gera vínculos sociais e desafios colaborativos. Elas são expressões e alicerces de competências como empatia, trabalho em equipe, visão global e ação local. O game deve gerar um ambiente de colaboração para uma missão comum. Assim, compartilha e engaja os colaboradores, entendendo como a missão e a visão da organização fazem sentido e estão alinhadas com a visão e a missão de cada colaborador.

Recompensas: Será que o sistema de recompensas nas organizações está engajando e realmente recompensando as pessoas? Repare, os jogos como Farmville e aplicativos como o Foursquare utilizam o reconhecimento social como o principal motivador das ações realizadas. O desafio é entender os principais eixos motivadores de cada um e cocriar formas de recompensa para cada situação e indivíduo.

Líder Play 1

Compartilhe :

Entre em contato conosco

Receba nossa Newsletter

Sobre o Blog

Embarque nesta história para conhecer mais o incrível universo da gamificação. Nosso blog vai trazer conteúdos e reflexões sobre a gameficação nas empresas e o poder que ela tem de engajar talentos e despertar potenciais. Queremos transformar a forma como nós enxergamos a educação de adultos e o desenvolvimento humano.

Encontrar um Conteúdo

Posts recentes

Gamificação que funciona: como transformar regras de compliance em cultura viva

28/08/2025

Da “semana de compliance” ao hábito diário: como desenhar um ecossistema que realmente muda comportamento

21/08/2025

Checklist do Challenge: o que vem antes de gamificar o Compliance?

04/08/2025

“Vilões de Compliance” — quando o tabuleiro presencial ou on‑line reforça a cultura de integridade

23/07/2025

“A cidade ganhou cor”: trechos transcritos do Case Compliance City que aprofundou a Jornada de Integridade na Novelis

14/07/2025

“Virou assunto de chão de fábrica”: trechos transcritos do Case Challenge que incendiou a Semana de Compliance na Novelis

08/07/2025

Categorias

+ Artigos Assinados
+ Caso de Sucesso
+ Fotos
+ Vídeos
5s
Aprenda +
Aprendizagem corporativa
Blog
Challenge
Complayer
Compliance
Compliance - CASE NOVELIS
Compliance City
Compliance Play
Compliance Play - CASE ULTRACARGO
Compliance Week
Comunicação na Gamificação
Depoimento
Engajamento Geral
ESG
Fernando Seacero
Game customizado
Gamificação corporativa
Gamificação Estratégica
Gamificação por Área
Gamificação, Psicologia e Ética
Heróis da Integridade
inspirAção
LGPD
Liderança
  • Rua Teodoro Sampaio, 407 Cj. 41 – Pinheiros - São Paulo – SP
  • Whatsapp: (11) 99018-8192
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Receba nossa News

Política de Privacidade – Termos de Uso
i9Ação © 2025 - Todos os direitos reservados
  • VOLTAR AO TOPO

Entre em contato conosco

Venha conhecer mais e saiba como criamos experiências inesquecíveis junto a nossos clientes: