O termo metaverso foi recentemente popularizado por Mark Zuckerberg, em seu novo modelo de negócio digital. Este termo tem causado diferentes percepções e opiniões sobre o assunto nos útlimos tempos. Nosso objetivo com este artigo é definir o que é o metaverso e como ele pode potencializar e revolucionar a aprendizagem
O que é o Metaverso: Não se sabe ao certo de onde foi a inspiração de Mark Zuckerberg, mas segundo Karl Kapp e outros autores, a primeira vez que a palavra foi mencionada foi em um filme de 1992 chamado Snow Crash.
Neste filme, o protagonista consegue colocar um óculos que o leva para uma realidade paralela chamada de Metaverso, onde quase tudo é possível ( recentemente, a HBO fez uma versão atualizada do filme).
Para Karl Kapp: “O metaverso é um ambiente virtual 3D
O espaço pode ser uma molécula. O espaço poderia estar em um planeta. Pode ser 20 anos atrás ou 100 anos atrás. Estamos fazendo esse ambiente onde as pessoas estão criando onde elas são e como interagem.
O coração disso é esse ambiente.”
Para Dwivedi et al. 2022, as definições do metaverso são classificadas em quatro tipos
Ambiente: Existe um ambiente que reflete restrições realistas e que dá muitos graus de liberdade de interação.
Interface: O metaverso também é classificado de acordo com o grau de imersão por exemplo, 3D, realidade virtual (VR) em termos da interface. Embora o metaverso de um ambiente 3D que usa dispositivos VR oferece aos usuários muita imersão, o metaverso oferece mais do que a operação de dispositivos VR em um ambiente 3D.
Interação: Além de ambientes e interfaces, as definições do Metaverso se concentram em interações com usuários e personagens não-jogadores (NPCs).
Social: Recentemente, o metaverso concentrou-se na redefinição do significado social do próprio metaverso. Nele, as interações e experimentações vão além das interações possíveis na realidade.
Como posso potencializar os resultados de meus treinamentos com o Metaverso?
Primeiro vamos elencar quais são as vantagens e desvantagens da utilização do Metaverso como um recurso em treinamentos corporativos.
Com um ambiente 3D, podemos criar uma experiência imersiva onde o participante pode tomar decisões e interagir, não apenas com o conteúdo, mas com personagens, informações e objetos.
Da mesma forma, conseguimos deixar informações e desafios como perguntas, pistas, vídeos, objetos que farão parte do desafio, ou da missão a ser cumprida.
Um ponto muito importante para potencializar a experiencia é o uso da gamificação
Você já imaginou entrar em um ambiente imersivo apenas para navegar no local, por exemplo, para ver uma palestra ou fazer uma reunião?
Sim, fica totalmente sem graça, e a pessoa provavelmente ficará se perguntando porque ela não esta fazendo isso pelo Teams ou outra plataforma convencional.
Então, o Metaverso pode ser interessante e imersivo, não apenas por ser um ambiente virtual 3D, mas quando inserimos pontos, contagem de tempo, desafios, uma história e narrativa inspiradora, personagens com informações e interações e outros elementos possíveis no Metaverso.
Nós da i9Ação já utilizamos o Metaverso para criação de ambientes imersivos de aprendizagem com foco em:
- Treinamento e disseminação de Compliance
- SSMA – Saúde Segurança e Meio Ambiente
- Onbaording Imersivo
- Treinamento de vendas.
Quer conhecer mais? Agende um bate-papo com nosso time!
Referências:
Dwivedi, Y., Hughes, L. & Baabdullah, A.(2022). Metaverse beyond the hype: Multidisciplinary perspectives on emerging challenges, opportunities, and agenda for research, practice, and policy. International Journal of Information Management 66. https://www. sciencedirect.com/science/article/pii/S0268401222000767
Kapp, K. (2021, November). A metaverse learning model for creating participant-centered environments. https:// www.linkedin.com/pulse/metaverse-learning-model-creating-environments-karl-kapp/ November 12.