Há alguns anos, a geração Y começou a entrar no mercado de trabalho e mudou o perfil do quadro de colaboradores das empresas. Esta é a geração nascida entre os anos 1980 e 2000. São pessoas que priorizam o bem-estar e a liberdade criativa no ambiente de trabalho, que não têm medo de mudar de emprego e que buscam desafios constantes. Para esta geração, a forma de absorver conhecimento é diferente, por isso, devem ser utilizadas metodologias distintas que garantam um aprendizado produtivo.
Como a geração Y pensa
Diferente da geração anterior, os jovens colaboradores não priorizam a segurança no ambiente profissional. Benefícios, bons salários e planos de carreira são importantes sim, mas não são os maiores atrativos em um emprego. Para eles, o trabalho ideal é aquele que reúne ambiente descontraído, horários flexíveis e oportunidades de aprender durante o trabalho.
A geração Y é formada por pessoas que gostam de se comunicar, interagir e participar. Também são funcionários que valorizam o feedback imediato. Para estes colaboradores, apontamentos construtivos e elogios são fundamentais, assim como as recompensas por trabalhos de destaque. Ao contrário dos trabalhadores X, os Y não têm medo de trocar a comodidade de um trabalho seguro pela oportunidade de encontrar o ambiente desejado em outra empresa.
Como a geração Y aprende
Os novos colaboradores interagem com o mundo de uma forma diferente, portanto, têm maneiras diferentes de absorver conhecimento. Jovens desta geração apreendem mais conhecimento quando são expostos a situações desafiadoras, fora da zona de conforto. Imagens são o principal recurso para atrair a atenção destes colaboradores, depois o som e, por último, o texto.
Metodologias interativas para a geração Y
Conhecendo o perfil dos colaboradores que fazem parte desta geração, fica mais fácil identificar quais são as melhores metodologias para garantir a produtividade do processo de aprendizagem. São pessoas que se interessam por elementos visuais, situações desafiadoras e pela possibilidade de ganhar recompensas quando se destacam. Confira algumas estratégias que vão de encontro com este perfil:
Uso de imagens e da tecnologia
Estes são dois recursos estimulantes para a geração Y. Estas pessoas estão acostumadas a interagir enquanto aprendem e a buscar conhecimento usando ferramentas como a internet. Outra característica destes funcionários é o uso frequente dos smartphones. Por isso, aplicativos projetados para desenvolver competências são eficazes.
Vídeos
Imagine o seguinte cenário: seu colaborador Y se depara com duas opções para realizar um treinamento. A primeira metodologia é um texto que apresenta todo o conteúdo. A segunda traz um vídeo com todas as informações demonstradas em elementos gráficos. Muito provavelmente, a alternativa escolhida será a segunda. Essa geração é atraída e aprende mais por imagens interativas.
Games
Uma metodologia que reúne interatividade, desafio e elementos visuais atrativos são os jogos corporativos. Eles incentivam o colaborador a chegar a um objetivo final. É uma forma de aumentar a motivação do funcionário durante o processo de aprendizagem. Durante o jogo, cada participante tem um papel ativo e pode interagir com o conteúdo apresentado. Para a geração Y, estas características impulsionam a aprendizagem.
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