Confira os destaques e os melhores momentos deste evento transformador para toda a comunidade de Segurança do Trabalho
A i9Ação realizou no dia 02 de agosto, o SIPAT Experience On-line, um evento voltado para líderes e gestores de Segurança do Trabalho e de Recursos Humanos, focado na inovação para a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
+ Você pode assistir ao evento na íntegra clicando aqui. Abaixo, os melhores momentos transcritos!
O evento foi mediado por Fernando Seacero, nosso CEO e fundador, contando um pouco da trajetória da empresa (veja transcrição abaixo também), das soluções oferecidas e das transformações que tem promovido na aprendizagem corporativa.
Ao seu lado, os dois convidados e especialistas em segurança do trabalho: Maiara Rodrigues, engenheira de segurança do trabalho da JTI, com mais de 15 anos de experiência em multinacionais de grande porte e Otávio Adami, engenheiro de segurança do trabalho do Grupo MedSênior Brasil, onde responde pelas 35 unidades presentes em sete Estados.
Os grandes destaques foram as experiências desses dois profissionais, ao compartilharem quais eram os desafios em suas SIPATs e como os solucionaram, contando com a plataforma da i9Ação.
Antes de tudo, confira como a Maiara Rodrigues resumiu sua experiência:
“Em 2022 foi um desafio, porque temos 12 centros de distribuição na JTI. O que poderíamos fazer para unificar essa questão do Centro de Distribuição e Logística? O que tinha de novo no mercado, o que conseguiríamos trazer de inovação para a nossa SIPAT deste ano?
Então, saímos de 12 filiais, que era o Centro de Distribuição Logística, para atendermos mais 18 unidades. E o público também aumentou. Saímos de 1000 colaboradores para atender um público de 2000, 2500 colaboradores.
Ao invés de fazer uma semana de evento, que é a SIPAT, fizemos um mês. Transformamos em um mês de segurança, saúde e sustentabilidade.
Unimos também todas as áreas da EHS (Environment, Health and Safety – Meio-ambiente, Saúde e Segurança) para fazer um único mês, focado nesses temas. Então foi o mês todo de utilização do app e das iniciativas, de conteúdo que a gente pode proporcionar para todo mundo.”
Otávio Adami enfatizou o desafio de integrar os colaboradores durante a SIPAT:
“Hoje, a MedSênior tem 35 unidades no Brasil, separadas por sete estados. A gente precisava criar um mecanismo de unificar todo mundo e fazer com que a informação, com o que acontecesse, tudo o que a gente queria, em todas as unidades, era saber ao mesmo tempo. Mas como fazer essa dinâmica?
Queríamos muito a gamificação, a gente acreditava muito que o engajamento se dá, ele é muito forte quando você tem uma participação mais efetiva, quando não é só ouvir, quando não é só ler alguma coisa, mas quando você pode participar e fazer uma interação, seja com jogos, seja com quizz, seja com alguma ferramenta.
Então, passamos a buscar uma ferramenta, uma solução que atendesse a nossa demanda. E aí veio a grata surpresa da i9Ação com a solução.”
Você pode assistir ao evento na íntegra clicando aqui.
Confira a transcrição dos melhores momentos do SIPAT EXPERIENCE com a apresentação de Fernando Seacero e o case da JTI
Sobre o SIPAT EXPERIENCE ON-LINE
Fernando
Estou muito feliz que esse aqui é o nosso segundo evento focado em Como Trazer Soluções Inovadoras para dentro da SIPAT. E hoje estamos com convidados especiais. Nós temos aqui hoje o Otávio e a Maiara participando conosco. Bem-vindo Otávio, bem-vinda Maiara.
Maiara
Eu sou a Maiara. Então, eu trabalho na JTI desde o ano passado. Eu sou engenheira de segurança do trabalho e especialista na área de IHS, com mais de 15 anos de experiência aí em multinacionais de grande porte. E aqui na JTI, eu sou responsável pela área de IHS para 12 centros de distribuição e logística.
Otávio
Obrigado, Fernando. Primeiramente, é um prazer enorme estar aqui com vocês nessa segunda Sipat Experience. Sou Otávio Adami, sou engenheiro de segurança do trabalho do Grupo MedSênior Brasil. Respondo pelas unidades, que nós estamos presentes em sete estados. Atuo na área de segurança do trabalho desde 2018, na área hospitalar.
Fernando
Eu sou o Fernando Seacero, sou o fundador da i9Ação, né? E eu vou contar um pouquinho do que a gente vai fazer hoje. Vou apresentar qual é o nosso objetivo aqui hoje para a gente poder estar focado e todo mundo na mesma página.
Bom, a intenção do nosso evento é nutrir as comunidades de SIPATs com inovações em aprendizagem e engajamento. A gente percebe já há alguns anos essa necessidade, a gente sente essa necessidade junto aos nossos clientes de trazer inovações, trazer a tecnologia, trazer gamificação para dentro das SIPATs.
E a gente começou a desenvolver isso em 2020 e tem trazido essas inovações. E o nosso grande objetivo hoje é bater um papo, é explorar nossos convidados para que eles possam contar um pouco da experiência que eles tiveram. Como é que eles criaram uma SIPAT tão interessante, tão impactante como eles criaram aí.
Vou contar um pouco da i9Ação rapidamente:
A gente começou a trabalhar com processos digitais, com soluções digitais em 2010. Nós criamos uma plataforma gamificada para eventos em 2018. Em 2019, a gente começou a fazer as primeiras SIPATs, porque muitos dos nossos clientes tinham essa dor, tinham essa necessidade de trazer uma inovação, uma coisa que gerasse mais interatividade, que saísse só das palestras. Muitos dos nossos clientes têm sites e têm plantas e têm, enfim, escritórios espalhados pelo Brasil todo, então às vezes a solução física, presencial não supria todas as necessidades.
E a gente criou uma plataforma que organiza, que ajuda a suprir essas necessidades, organiza o evento, dá destaque para as palestras, dá destaque para as ações que estão acontecendo e também traz conteúdos digitais. E, a partir do ano passado a gente inseriu games mesmo dentro da plataforma, que é um game que eu vou mostrar, muito legal.
Aqui são alguns dos clientes que trabalham conosco, para SIPAT: Bauducco, Sabesp, Basf, fazem SIPAT na América Latina inteira conosco, a MedSênior, a JTI, Volvo, Tigre, Yamaha, enfim, Braskem, são várias das empresas que trabalham e fazem esse trabalho de SIPAT conosco já há algum tempo e vêm evoluindo conosco. Cada ano a plataforma também traz novidades para que as pessoas possam continuar com a plataforma.
Eu vou contar um pouco para vocês o que fundamenta, por que a gente criou essa plataforma e o que ela impacta para a gente gerar memória de longo prazo nas pessoas, que esse é o grande objetivo que a gente tem. O que a gente quer no fundo, com a SIPAT, é que as pessoas entendam alguns conteúdos, conceitos, mas principalmente que elas apliquem no dia a dia.
Sobre a metodologia
Fernando
Agora, para ela aplicar no dia a dia, ela precisa que essa memória, que essa experiência vá para um cantinho do nosso cérebro que é a memória de longo prazo, que é o lugar onde ele vai poder aplicar depois, usar essa memória para outras coisas. E como é que a gente faz isso? Para ele ir para esse armazém que é a memória de longo prazo, para a gente usar no dia a dia, ele precisa ser estimulado nessas três áreas do cérebro.
Então, na nossa plataforma, a gente estimula o sistema reptiliano com ranking, com pontos, com desafios de tempo que eu vou mostrar para vocês. Com desafios de forma geral, com ação, lugar para ele dar feedback, lugar para ele fazer perguntas, lugar para ele postar coisas. Mas eu também preciso estimular o sistema límbico, emocional, social, Então, nossa plataforma tem um mural, uma rede social dentro dela que bomba, que o pessoal adora. Tem um jogo onde um pode desafiar o outro. Ou seja, é divertido, tem que ser divertido. Então, vocês vão lembrar de uma matéria ou de um professor de muito tempo atrás de vocês, na escola, que era mais divertido, que interagia mais.
Por quê? Porque ele estimulava o sistema límbico. O sistema límbico é fundamental para a gente conseguir armazenar, para a gente conseguir lembrar por muito tempo. Então, às vezes, você nem gostava muito da matéria daquele professor, mas ele era tão bacana, ele era tão interessante que você começou a gostar. Isso porque ele conseguia estimular esse sistema límbico, que é 70% da nossa memória, tá?
E a gente tem também os conteúdos, o neocórtex, o nosso racional precisa ser estimulado, nossa lógica precisa ser estimulada, precisa ser desafiada. Então, os conteúdos são bem curtos, são feitos em pílulas para também não ser aquela coisa longa, um curso de meia hora, uma coisa muito longa, que ninguém gosta, ninguém tem tempo mais hoje em dia. Mas eles são todos feitos de forma bem rápida e pontual. E bem ao ponto para que todo mundo possa participar e gostar. Então, como se estimula isso? Emoção, sentimento, conexão social com a ação da pessoa. E com um conteúdo bem estruturado, você tem uma SIPAT sensacional, você tem um grande impacto aí no seu trabalho. Então isso é só para contextualizar o que está por trás da nossa plataforma, do nosso trabalho, do sucesso das nossas ações.
Mas ninguém melhor do que uma pessoa que sentiu isso na pele, a Maiara, para começar contando o caso dela. Vou tirar aqui da minha tela e contar um pouquinho do que foi, como é que foi a apresentação, como é que foi essa história dela aí com a nossa plataforma para SIPAT e também os desafios que ela que ela teve. Enfim, ela vai contar a história dela para vocês, para depois ali a gente na roda de conversa poder fazer perguntas. Tá bom? Maiara, bem-vinda!
Case JTI
Maiara
Obrigada mais uma vez poder estar compartilhando aqui um pouquinho com vocês como foi tudo isso. Então, bom começar bem com uma historinha mesmo que a gente começou a fazer a organização da primeira SIPAT aqui no Centro de Distribuição e Logística ano passado. Bom, a gente começou a primeira SIPAT aqui ano passado e começamos a organizar isso. Ano passado foi um desafio também, porque são 12 centros de distribuição. O que a gente poderia fazer para poder unificar essa questão do Centro de Distribuição e Logística?
E aí no ano passado surgiu então a necessidade da gente trazer o diferencial e o novo. O que a gente poderia fazer para inovar já nesse ano? O que a gente conseguiria trazer de inovação para a nossa SIPAT desse ano? E aí surgiu a i9Ação, o nome bem, bem realista e com o que a gente estava buscando. Então começamos ali as nossas conversas, até de negociação também de valores, entender o que é a ferramenta e enfim, começamos. E foi ali que a gente se apaixonou!
Então, é um aplicativo dinâmico, é um aplicativo fácil para a gente poder utilizar e que também traria ele uma forma leve de aprendizado. Então foi aí que a gente começou já a visualizar a utilização desse App no nosso movimento da nossa SIPAT. E aqui na empresa o desafio esse ano, por a gente ter tido já um sucesso no passado, que foi a nossa primeira aqui no Centro de Distribuição e Logística. A gente teve um desafio novo, então era expandir isso, era a gente fazer uma SIPAT integrada com todos os negócios da empresa no Brasil. Então a gente saiu de 12 filiais, que era o centro de Distribuição Logística, para atendermos também mais unidades. A gente, no final, teria 18 unidades de desafio para atender. E o público também aumentou. Então a gente saiu de um público de 1000 colaboradores para atender um público de 2000, 2500 colaboradores.
Com desafios maiores para atender. E aqui também foi um desafio para a empresa, porque ao invés de fazer uma semana de evento que é a SIPAT, a gente fez um mês, a gente transformou isso num mês de segurança, saúde e sustentabilidade. Então a gente uniu também todas as áreas da área de IHS para fazer um único mês focado nesses temas. Então foi o mês todo de utilização do app e das iniciativas, de conteúdo que a gente pode proporcionar para todo mundo.
Uma semana já é difícil, imagina um mês, né? Foi bastante desafiador. Além de customização da plataforma, entender o que é a plataforma, conteúdo, o que a gente ia poder proporcionar lá dentro para os usuários também tinha toda a parte do engajamento prévio. Então a gente começou também a soltar bastante comunicação, soltar spoiler de como seria o nosso mês, o que a gente ia trazer de inovação e a gente já começou a sentir que as pessoas já estavam curiosas, né? A gente começou a despertar essa curiosidade em todo mundo e o que vem por aí que vem de novo, não é? E aí, na hora que iniciamos o mês, a gente já soltou logo no primeiro dia do mês, ali na abertura do nosso evento, essa grande novidade que a gente estava trazendo para esse ano. E o pessoal já começou a acessar a plataforma que é uma plataforma muito fácil de utilização para o próprio usuário e fácil customização.
A i9Ação ajudou a gente muito ali na parte de customização e ficou muito fácil. E aí, logo no início, assim a gente começou a engajar o pessoal. Lógico que só a ferramenta por si só, não engajaria, então a gente colocou prêmios ali dentro, ia ter sorteios semanais, ia ter sorteio mensal, sorteio por engajamento. Então, quanto mais o pessoal consumia os conteúdos da plataforma, mais chances eles iam tendo de concorrer aos prêmios que a gente estava proporcionando naquele mês. E o bacana foi que a gente preparou muito conteúdo. E a gente já tinha pensado ali em torno de 20 trilhas para eles poderem participar. E na primeira semana de uso do aplicativo, eu e minha equipe, a gente teve que sair correndo para fazer novos conteúdos, porque a galera consumiu todo o conteúdo da plataforma e foi muito rápido.
A gente esperava que eles consumissem isso em um mês e eles consumiram em uma semana!
Então, e foi legal porque a gente viu que estava fácil e eles estavam aprendendo brincando. Além dos conteúdos que a gente tinha, temas sérios ali para poder compartilhar e de aprendizado, a gente também colocou quizz, eles faziam brincadeiras, eles desafiavam um colega e outro, porque tinham o super challenge. Então foi muito legal. E aí a gente teve que correr para fazer novos conteúdos, para poder ter mais conteúdo, porque eles estavam nos cobrando também. Como é que eu aumento o meu ranking? Eu quero ver mais, eles vão lançar mais coisa.
Então foi bacana isso porque a gente já sentiu o feedback de todo mundo ali logo na primeira semana. E fora o engajamento, todo o pessoal consumiu. Além do conteúdo, a gente tinha um mural que o pessoal podia compartilhar informação, conversar ali no mural, então o pessoal estava gostando bastante. Eles estavam soltando bastante coisa nesse mural também, que a gente conseguia acompanhar o envolvimento deles tanto com os conteúdos quanto com toda a organização do nosso evento.
Eles estavam compartilhando bastante coisa bacana. Então foi assim. Foi bem desafiador trazer essa inovação, mas foi muito gratificante ver o quanto o pessoal estava curtindo, o quanto estavam aproveitando. A gente via nos corredores o pessoal comentando dos conteúdos e questionando algumas coisas. Então esse foi o resultado que a gente tanto esperava, que trouxe esse impacto para todo mundo. Mas nem tudo são flores, né?
Então a gente também teve algumas barreiras internas ali. Conforme ia acontecendo a semana, a gente percebeu que algumas travas internas aqui, que a gente acabou não atentando para isso. E então a gente percebeu que alguns celulares corporativos da empresa, eles tinham algumas travas de segurança, não era possível baixar aplicativo. Então a gente teve que correr para trabalhar com o time de TI para poder fazer a liberação nos celulares corporativos, para o pessoal poder acessar o aplicativo. Senão a gente não ia conseguir ter o engajamento que a gente esperava. E algumas autorizações internas também de TI para a gente poder utilizar o aplicativo.
Fernando
Legal, legal que, assim mesmo, a pessoa pode baixar ou ela pode simplesmente rodar no browser, mas mesmo assim tem bloqueio de segurança, porque você vai rodar no seu navegador ali. Ele se não tiver autorizado por TI, ele bloqueia.
Maiara
E foi aí que a gente descobriu, porque a gente começou a fazer o engajamento e falar para as pessoas Você já baixou o aplicativo? Você está acompanhando nossa programação? Acessa lá. E aí o pessoal falou: mas eu não estou conseguindo acessar, tá bloqueado. E aí a gente falou: caramba, vamos correr atrás então, porque senão a gente vai perder total engajamento. E aí teve que correr atrás.
Mas a gente também teve parcerias muito boas internamente, então o time foi super rápido e a gente conseguiu resolver isso e não atrapalhar o funcionamento ali e os resultados do nosso mês do evento. Então, foi bacana isso. Foi uma lição aprendida que a gente teve, mas que não impactou. Graças a Deus, não impactou e a gente conseguiu ter o resultado esperado.
Fernando
E me conta um pouquinho assim: depois que terminou o evento, tem algum feedback que vocês lembram que as pessoas comentavam daquilo, o impacto que você sentiu depois da SIPAT? Como é que ficou? Como é que foi a sensação dessa experiência? Das pessoas.
Maiara
Olha, a sensação foi a melhor possível de todas, né? A gente só recebeu o feedback positivo. O pessoal gostou muito. O aplicativo, ele tanto no App quanto no browser, é muito fácil acessar. Eu falo isso como o administrador do aplicativo, como usuário, porque a gente também tem acompanhando. Então ele foi muito fácil, tanto de customizar na parte do administrador e como usuário, então a visualização do app ele era muito autoexplicativo, então o pessoal não teve dúvida da onde acessar as coisas, como entrar numa trilha e como participar do Super Challenge, de como acompanhar o ranking. Então a gente não precisou fazer nada além do que o App já nos oferecia.
A gente só teve feedbacks positivos, o pessoal gostou bastante e gostou muito da parte do quizz, da parte dos games, né? Eu acho que isso foi o mais bacana de todos, porque o pessoal aprendia brincando. Eu acho que essa é a forma legal de trazer, porque eles aprenderam de uma forma leve e divertida.
Então eles consumiram um conteúdo que a gente esperava que consumisse. Mas eles também aprenderam através dessas brincadeiras. Você acaba absorvendo também o conteúdo e isso ficou leve. Não ficou nada assim difícil, não foi aquela aprendizagem pesada, que era obrigatório fazer. A gente deixou como opcional aqui quem quisesse participar da campanha e quisesse participar do evento baixava por livre espontânea vontade. Não tinha nada de pressão. Eu não falava ‘você é obrigado a baixar’. Não! Então ficou muito, muito leve. Assim, o nosso mês ficou muito leve, sabe? Foi, foi bem legal.
Fernando
Que bom, Maiara. Vou segurar minha ansiedade aqui, te fazer umas perguntas, deixar para a nossa mesa redonda, tá?
Assista aqui o vídeo deste evento na íntegra e marque aqui uma conversa com nosso time para conhecer mais!
Você também pode baixar o material do primeiro evento presencial de SIPAT que traz os 10 desafios da SIPAT em 2023
Respostas de 3