Confira a parte II com os melhores momentos da apresentação do case da MedSênior, apresentados pelo convidado Otávio Adami, engenheiro de segurança do trabalho do Grupo MedSênior Brasil, que responde pelas 35 unidades presentes em sete Estados
A i9Ação realizou, em agosto de 2023, o SIPAT Experience On-line, um evento voltado para líderes e gestores de Segurança do Trabalho e de Recursos Humanos, focado em nutrir as comunidades de SIPATs com inovações em aprendizagem e engajamento.
No post de hoje, transcrevemos e compartilhamos os principais pontos destacados pelo nosso convidado da MedSênior.
+ E essa não é a primeira vez que Otávio Adami divide conosco sua experiência e trajetória com a i9Ação. Ele já esteve em outros eventos e também participou do nosso webcast com o tema ‘Erros e Acertos da Aprendizagem Digital’. Confira clicando aqui.
No evento do dia 02 de agosto, Adami já inicia o papo contextualizando a audiência sobre o principal desafio da MedSênior em relação à SIPAT:
“Nós tínhamos um desafio aqui dentro da empresa: o de transformar a SIPAT. Nós somos 35 unidades no Brasil, espalhadas em sete estados diferentes. O desafio era criar um mecanismo que unificasse todo mundo, fazendo com que a informação e os acontecimentos chegassem a todas as unidades ao mesmo tempo. Mas, como faríamos essa dinâmica?
Então, passamos a buscar uma ferramenta, uma solução que atendesse a nossa demanda. E aí veio a grata surpresa da i9Ação, com a solução para o nosso desafio.”
+ Você pode assistir ao evento na íntegra clicando aqui ou também conferir a transcrição Parte I, com o case da JTI, apresentado por Maiara Rodrigues, engenheira de segurança do trabalho clicando aqui.
Confira abaixo os melhores momentos:
Confira a transcrição dos melhores momentos do SIPAT EXPERIENCE com a apresentação de Fernando Seacero e o case da MedSênior
Convido aqui o Otávio para contar um pouquinho sobre a segunda experiência dele com a utilização da plataforma. Contar um pouco como foi a história, o que aconteceu, os desafios, os monstros que vocês encontraram no caminho, de T.I e de mais gente, até chegar no pote de ouro.
Otávio
Obrigado, Fernando. Engraçado que eu falo que a gente não gosta da i9Ação. A gente se apaixonou pela i9Ação. Não é só um gostar, passou por muito mais do que isso.
Nós tínhamos um desafio aqui dentro da empresa, o de transformar a SIPAT. A SIPAT vem com uma ideia de integrar.
Hoje somos 35 unidades no Brasil, espalhados em sete estados. A gente precisava criar um mecanismo de unificar todo mundo e fazer com que a informação e tudo o que acontecesse, chegasse em todas as unidades, ao mesmo tempo. Mas como é que a gente ia fazer essa dinâmica?
A gente queria muito a gamificação, a gente acreditava. A gente acredita muito que o engajamento é muito forte quando você tem uma participação mais efetiva, quando não é só ouvir, quando não é só ler alguma coisa, mas quando você pode participar e fazer uma interação, seja com jogos, seja com quizz, seja com alguma ferramenta.
Então, a gente passou a buscar uma ferramenta, uma solução que atendesse a nossa demanda. E aí, veio a grata surpresa da i9Ação, com uma solução para a gente.
E aí, a gente começou a ter o real planejamento. Eu lembro das nossas primeiras reuniões, das primeiras perguntas que eu fazia para vocês, os meus primeiros desafios, questões de TI, que são super importantes, por causa dos padrões de segurança.
E eu lembro até que a gente não usou o aplicativo de celular, nós usamos tudo dentro do browser mesmo, de forma on-line, sem usar o aplicativo. A gente vai continuar mantendo essa metodologia sem o aplicativo. Mas aqui deu super certo.
Nós fizemos o Super Challenge para uma semana e acabou no segundo dia. Eu fiquei desesperado para levantar mais perguntas. Eu lembro que tinha montado um bloco de 100 questões, e aí, no final, teve um time colaborador que respondeu o total, porque a gente tinha a gamificação, e a gamificação trazia brindes.
Tivemos pessoas que responderam mais de 1000 perguntas, então a gente também teve esse desespero de ter que ampliar ainda mais.
Isso para a gente é um retorno muito positivo, porque uma vez que eu tenho pessoas participando, elas não estão ali brincando, elas estão consumindo um conteúdo institucional, um conteúdo que vai fomentar o dia a dia de labor dela, um conteúdo que vai fazer com que ela repense ou pense mais sobre alguma atividade, e esse é o intuito da SIPAT, essa conscientização. E aí a gente conseguiu fazer essa unificação de todas as nossas unidades.
A gente tem o distanciamento físico, mas a gente conseguiu aproximar todo mundo. Conseguimos fazer com que todo mundo andasse na mesma página e seguisse o mesmo caminho. Isso foi exclusivamente por causa da plataforma.
Existe Google Meet, existe Teams, existem outras ferramentas que a gente pode usar para aproximar, mas eu precisava de uma solução que ia trazer gamificação, conteúdo, rede social, quizz, ou seja, que trouxesse tudo abarcado em uma única ferramenta.
Além da SIPAT, nós realizamos também uma Semana de Saúde, onde falamos também da saúde, não só da segurança e usamos nesse evento também a ferramenta da i9Ação.
Então, para nós, ela trouxe um retorno gigantesco.
Sobre a participação do time
Fernando
Otávio
Consigo falar uma proporção do que a gente teve.
Na nossa primeira SIPAT, esperávamos conseguir atingir cerca de 10% da população da empresa participando de forma efetiva. Aí você pode pensar: ‘puxa, mas 10% é um número pequeno’. Porém, o nosso time de colaboradores trabalha por escala e como são hospitais, a gente tem uma dificuldade maior em parar. Então, precisávamos atingir alguns números e a gente acabou atingindo 50%. Atingimos, de forma efetiva, de cadastro dentro da plataforma, 50% do meu público. Isso para mim já foi um número gratificante.
O que chamou minha atenção, e de toda a companhia, foi a
participação no Quizz: cada atividade nossa valia cinco pontos, cada resposta valia cinco pontos e eu tive colaboradores atingindo 300.000 pontos. Para você ter uma noção da quantidade de perguntas que ele respondeu.
Fernando
Legal! Ótimo. A ideia era essa, rapidamente compartilhar um pouquinho de como é que foi a experiência de vocês e o legal mesmo vai ser essa mesa virtual com as perguntas que a gente ainda vai fazer – NO PRÓXIMO POST!
Assista aqui o vídeo deste evento na íntegra e marque aqui uma conversa com nosso time para conhecer mais!
Você também pode baixar o material do primeiro evento presencial de SIPAT que traz os 10 desafios da SIPAT em 2023.
Respostas de 2