Cobertura 3ªSIPAT EXPERIENCE | Como os recursos de gamificação transformaram a SIPAT do Grupo Elfa

Como a distribuidora de medicamentos e materiais médico-hospitalares, com unidades em todo o Brasil, conseguiu envolver e engajar seus colaboradores na SIPAT, entendeu os próximos passos para os treinamentos e promoveu a aprendizagem por meio de uma experiência diferente

  • “Lá vem a SIPAT com aquele monte de palestras”
  • “Onde será que vão acontecer as programações da nossa unidade?”
  • “Todos receberam o comunicado?”
  • “Quem fica externo vai conseguir acessar?”

Essas são algumas das frases ditas por colaboradores quando o assunto é SIPAT. Mas essa realidade muda quando o conteúdo está reunido em uma plataforma acessível a todos os colaboradores. A organização da agenda dentro do APP gamificado é apenas uma das vantagens apontadas por Aline Altimeyer Rosa, Coordenadora SSO – Saúde e Segurança Ocupacional do Grupo Elfa, durante a 3ª edição do SIPAT EXPERIENCE.

O evento traz um bate-papo e o caso de sucesso do Grupo Elfa para aprofundar o assunto de gamificação, métodos de engajamento e aprendizagem de longo prazo como soluções para os desafios da SIPAT. A coordenadora compartilhou com os presentes os desafios e dores que a solução gamificada ‘resolveu’ e os resultados obtidos a partir da utilização dessa ferramenta.

No entanto, antes de iniciar a conversa com a convidada, para contextualizar, o fundador da i9Ação – Fernando Seacero – faz um tour pelos principais recursos da plataforma de SIPAT utilizados pelo Grupo Elfa.

Conheça os 9 principais recursos da Plataforma gamificada para SIPAT:

Foi um super tour, passando rapidamente pelas funcionalidades da plataforma que transformou a experiência do Grupo Elfa com a SIPAT. Veja os destaques:

  1. Biblioteca: conteúdos e perguntas prontas já embarcados na plataforma. Eles podem ser editados, excluídos ou complementados diretamente no Portal do Administrador
  2. Agenda de Evento: a programação pode ser personalizada para cada unidade
  3. Testes de Conhecimento: cada usuário pode testar seus conhecimentos pelo jogo Super Challenge desafiando colegas sobre o conteúdo do treinamento
  4. Tipos de Rankings: Rankings de Influencer, Ranking individual e Rankings entre os Grupos.
  5. Lojinha: programa de recompensas dentro da própria plataforma
  6. Rede Social: um mural digital onde é possível compartilhar experiências e ideias por meio de fotos, comentários e curtidas
  7. Feed de Notícias: a comunicação pode ser centralizada dentro da plataforma
  8. Notificações Push: mensagens enviadas pelo APP aos celulares das pessoas para lembrá-las sobre as informações mais importantes
  9. Relatórios: para a análise do desempenho, das principais dúvidas, dos principais interesses, dos pontos a melhorar entre muitas outras possibilidades

É possível levar a SIPAT para todas as unidades e para todos os colaboradores

“Temos uma diversidade muito grande nas nossas unidades e a questão era: como vamos chegar em todo mundo? Como que a gente atende todas essas unidades? Como distribuidora de medicamentos e materiais médico-hospitalares, estamos em todo o Brasil, temos unidades no Norte, Sul, São Paulo, Centro-Oeste.

Como chegar em toda essa ‘galera’, para poder proporcionar o engajamento e abordar todo mundo, trazer todo mundo dentro do mesmo contexto?”, destaca Aline.

Além do desafio geográfico, o Grupo Elfa enfrentava também o desafio de atender às diferentes necessidades por tipo de unidade. Algumas unidades contam com 90 pessoas e outras com apenas 3 colaboradores, e o tipo de atuação dos profissionais é muito variada.

Dentro deste cenário, o objetivo era garantir que todos se engajassem, tanto os que trabalham no operacional, como no administrativo.

“O maior desafio é o engajamento. Acredito que essa seja a dor de quase todo o time de saúde ocupacional no Brasil. Garantir que a segurança seja o primeiro ponto de vista, a primeira ação.

Então, como que a gente vai fazer com que esse time se coloque em primeiro lugar, preserve a própria vida em primeiro lugar? Como deixar os antigos princípios da pressa, da agilidade e pensar que temos que agir e trabalhar de forma segura?

Esse é um dos maiores desafios que a gente tem hoje: engajamento e aculturamento do time operacional e administrativo também”.

Como a plataforma gamificada resolveu questões de engajamento?

Para além dos conteúdos compartilhados com todos os colaboradores, a plataforma permitiu envolvimento e engajamento, inclusive, pelos rankings entre times e entre os CDs (Centros de Distribuição), o que gerou uma competitividade saudável e envolvente.

Aline descreve como a gamificação foi determinante no sucesso da SIPAT do Grupo Elfa:

“A SIPAT tem que ser para todos, dar as oportunidades para as pessoas de forma equalizada, para que todo mundo tenha acesso, para que todo mundo consiga participar e tenha a oportunidade consiga ganhar um brinde, que todo mundo consiga ter esse movimento e receber conteúdo, conteúdo de qualidade.

Trabalhamos com a plataforma e com o webinar em tempo real, então, todo mundo ali tinha acesso.

Nós conseguimos engajar até a turma da operação, colocamos eles para participarem de forma remota, tinhamos a galera num auditório e nesses momentos tinha a plataforma para suportar também.

O pessoal vai para casa, vai brincando ali no celular, vai pontuando.

No dia seguinte tinha o ranking entre os CDs, então era o que engajava e foi a forma que a gente entendeu que conseguiria chegar em todo esse time. A plataforma foi esse caminho, como um plus aos webinars que nós estávamos fazendo dentro da companhia”.

Pontos-chave: quais os destaques que transformaram a experiência no Grupo Elfa

Durante o bate-papo, Aline destacou outros pontos que fizeram a experiência do Grupo Elfa com a plataforma gamificada da SIPAT mais que positiva, geradora de resultados a longo prazo.

Alguns destes destaques são:

  • PUSHES: as notificações que os organizadores iam ‘soltando’ para o time com lembretes, além de facilitar a vida de quem está na liderança, fazia com que as pessoas não se esquecessem de realizar ações importantes.
  • INTERAÇÕES DE TODOS, COM PROTEÇÃO DE DADOS: a ‘trava’ de acesso utilizada pelo Grupo Elfa foi o próprio e-mail do colaborador. Esse formato garantiu obter as mesmas interações, com a proteção de dados de todo o time, já que é fundamental e é uma das premissas do grupo, a proteção de dados de todos.
  • O SUCESSO DAS ‘MOEDINHAS’: o Grupo Elfa criou o ‘Elfa Coins’ para utilização dentro da lojinha de recompensas. E foi o maior sucesso entre os colaboradores! A ‘vontade’ de acumular mais e mais coins, fez com que as pessoas se engajassem em jogar e, assim, absorvessem os conteúdos, de maneira divertida e lúdica.
  • RELATÓRIOS: a simplicidade de elaboração dos relatórios, os gráficos de engajamento e os insights obtidos a partir dos dados foram muito positivos e fator facilitador dentro do processo.

Confira o depoimento da coordenadora SSO do Grupo Elfa

E para finalizar, Aline resumiu o que ela enxerga como o grande resultado de tudo isso:

“A gente conseguiu trazer uma visão positiva do nosso setor dentro da companhia. A plataforma nos apoiou muito nesse aspecto e a gente desmistificou. Deixamos de trazer só quem tem acesso na telinha do computador e levamos isso para todas as pessoas.

Com a plataforma a gente conseguiu atingir esse objetivo e dar oportunidade para essas pessoas participarem”.

O evento na íntegra está disponível no vídeo abaixo e você pode assistir agora mesmo, com papel e caneta na mão, para obter os melhores insights para a sua SIPAT.

Quer conhecer mais cases como este? Entre em contato com a i9Ação!

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Sobre o Blog

Embarque nesta história para conhecer mais o incrível universo da gamificação. Nosso blog vai trazer conteúdos e reflexões sobre a gameficação nas empresas e o poder que ela tem de engajar talentos e despertar potenciais. Queremos transformar a forma como nós enxergamos a educação de adultos e o desenvolvimento humano.

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