Treinar pessoas com a gamificação pode fazer da hora de aprendizado um momento de conquista pessoal, promovendo, de forma lúdica, a sensação de conquista e avanços notáveis.
O efeito da aplicação da gamificação é notório. Os olhares caídos de tédio das pessoas em uma sala de treinamento tradicional se transformam em olhos atentos e vivos em uma conquista obtida num treinamento interativo em forma de game. Também é possível, com os recursos diversos, estabelecer melhor caminho de absorção de conhecimento, já que o estímulo mental é muito maior.
A gamificação é a reconquista do entusiasmo do aprender em ambiente virtual para desenvolvimento na vida real, potencializando autopercepção, empatia e sentimento de equipe em cada indivíduo.
Isso é possível, é muito eficaz e já é uma tendência nas empresas de vanguarda que descobriram que aquela criança que gosta de aventura nunca morre e, melhor que adormecê-la em cada indivíduo com as “preocupações de adulto”, é acordá-la novamente em cada um, na equipe, para resolver assuntos relevantes da empresa, como se tudo fosse uma aventura sem fim.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a gamificação age no aprendizado dos funcionários? Escreva pra gente.