Uma das atuais tendências no setor empresarial é a gamificação ou gamification, que tem sido muito utilizada como uma forma de aumentar o faturamento com vendas. Você já ouviu falar nesta expressão e sabe como pode utilizá-la para vender mais?
O que é gamification aplicado ao Marketing?
É uma estratégia que visa promover maior interação entre clientes e empresas através de elementos lúdicos. Funciona realmente como um jogo: você realiza uma tarefa proposta pela marca e ganha benefícios a cada etapa cumprida. Muitas delas envolvem divulgação, avaliação ou tentativas de trazer novos clientes.
Essa técnica visa fazer com que o cliente tenha tanto engajamento com seu produto ou serviço quanto ele tem com seus times de futebol, jogos preferidos, cantores ou qualquer outro tipo de hobby. Para isto, é preciso criar um vínculo de afeto, visando fazer com que ele esteja disposto a cumprir tarefas por ela.
Como gamification pode aumentar suas vendas?
Como já falamos, a técnica é semelhante à lógica de jogos. Você tem um objetivo a cumprir, um percurso a fazer e no final, caso consiga cumpri-los, ganha um benefício. Ou seja, a base do mecanismo é a recompensa.
O ponto primordial é encontrar qual é o tipo de incentivo ideal que deve ser promovido (oferecer prêmios por produzir algum tipo de conteúdo para marca? Ganhar um voucher de desconto caso compartilhe uma imagem? Algum benefício ganho ao se jogar um game empresarial produzido exclusivamente para o produto?).
Exemplos de como gamification pode ser utilizada por empresas
- O Google adotou esta técnica no Google News. São distribuídas badges (um tipo de medalha virtual que atesta seu know-how) segundo o comportamento do usuário. Ou seja, se ele se interessa por esportes, quanto mais lê sobre o tema, mais medalhas de “entendedor” ele ganhará.
- Outro exemplo clássico é o Foursquare: o aplicativo baseia-se em gamification. Quanto mais check-ins você realiza no local, mais chance tem de se tornar o “prefeito” do local. Alguns lugares utilizam esta informação como forma de dar benefícios para o cliente, mas mesmo assim, muitas pessoas buscam esta posição apenas por diversão.
- O aplicativo Nike Running também utiliza este tipo de mecanismo. O usuário pode desafiar seus amigos em tempos de percurso, distância de corrida, pontuação nos trajetos e estabelecerem um ranking de quem está se dedicando mais à atividade. Assim, com a competição, cada usuário tenta se superar cada vez mais para ganhar o adversário.
Pode até não parecer que gamification aumenta o número de vendas, mas sim, isto acontece. Há a necessidade de criar uma love mark para o público. O afeto é capaz de torná-lo fiel à marca e se interessar pelos seus produtos ou serviços. Assim, quanto mais você envolvê-lo em seu ambiente, mais pré-disposto a utilizar estes mecanismos ele ficará.
Por isto, vale a pena investir neste tipo de técnica. Clientes fiéis também têm maiores chances de indicarem seu serviço ou produto para outros amigos e aumentar sua cartilha de clientela. É uma forma de marketing viral espontânea, que diminui a necessidade de investimentos pesados na área e consegue atingir o público de forma qualificada.
E então, o que acharam da técnica? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!