
Nesse cenário, uma das mais importantes tarefas do gestor de RH é tirar as atividades realizadas em seu departamento do backstage operacional e mostrar como elas são importantes para a saúde organizacional de toda a empresa. Nesse artigo, vamos mostrar algumas formas de dar visibilidade para essa área fundamental, acompanhe!
Agregando valor para a empresa por meio de inovação e resultados
O departamento de RH pode ser visto muitas vezes como uma área tradicional e engessada que está muito mais centrado em seus próprios processos do que no plano maior de metas e objetivos da organização.
O primeiro passo para aumentar a visibilidade da área é, então, trabalhar a reputação e a imagem do próprio departamento. Qual a imagem que você gestor gostaria de imprimir em seu departamento? Uma área moderna, ágil e flexível que está alinhada com o planejamento estratégico da organização? Para isso é preciso se munir de uma grande dose de pensamento analítico. Afinal, trabalhar com pessoas não é sinônimo de subjetividade. Mas de metas claras, com objetivos mensuráveis e índices de sucesso assertivos.
O segundo passo é trazer práticas inovadoras do mercado para dentro do seu planejamento, ou seja, assumir uma posição institucional de vanguarda diante do restante da organização. Mas isso só será possível se o gestor de RH estiver atualizado com as mais inovadoras práticas do mercado em sua área de atuação.
Gamificação corporativa: visibilidade para o treinamento e desenvolvimento de pessoas
A gamificação corporativa é um exemplo de prática inovadora de treinamento e desenvolvimento de pessoas que tem inundado o mercado com cases de sucesso. Por meio de games estrategicamente pensados para as necessidades da sua organização, é possível aplicar uma dinâmica desafiadora e comovente que engaje os colaboradores da empresa no processo de aprendizado de novos técnicas e habilidades.
Mais do que isso, a gamificação corporativa tem uma característica muito especial: ela consegue envolver todos os colaboradores da empresa em uma única dinâmica, engajando níveis hierárquicos que o RH, normalmente, tem dificuldades em alcançar.
A aplicação do game, acompanhada de uma boa campanha de comunicação interna, impacta todos os funcionários, do nível operacional até o mais alto escalão, e faz com que a organização inteira se movimente e se prepare em prol do jogo.
E mostra não apenas a competência do departamento de RH ao organizar um evento dessa magnitude, mas as habilidades de liderança do gestor que não tem medo de inovar.
Conheça mais sobre a aplicação da gamificação corporativa no Brasil e no mundo em nosso artigo especial!
