Após conseguir melhorar seus índices de produtividade e eficiência, alcançar visibilidade para o departamento é um dos maiores desafios dos diretores de RH. Isso porque, para os executivos das outras áreas, pode ser difícil entender como as funções de recursos humanos agregam valor ao produto ou serviço da empresa ou como impactam o lucro do negócio.
Nesse cenário, uma das mais importantes tarefas do gestor de RH é tirar as atividades realizadas em seu departamento do backstage operacional e mostrar como elas são importantes para a saúde organizacional de toda a empresa. Nesse artigo, vamos mostrar algumas formas de dar visibilidade para essa área fundamental, acompanhe!
Agregando valor para a empresa por meio de inovação e resultados
O departamento de RH pode ser visto muitas vezes como uma área tradicional e engessada que está muito mais centrado em seus próprios processos do que no plano maior de metas e objetivos da organização.
O primeiro passo para aumentar a visibilidade da área é, então, trabalhar a reputação e a imagem do próprio departamento. Qual a imagem que você gestor gostaria de imprimir em seu departamento? Uma área moderna, ágil e flexível que está alinhada com o planejamento estratégico da organização? Para isso é preciso se munir de uma grande dose de pensamento analítico. Afinal, trabalhar com pessoas não é sinônimo de subjetividade. Mas de metas claras, com objetivos mensuráveis e índices de sucesso assertivos.
O segundo passo é trazer práticas inovadoras do mercado para dentro do seu planejamento, ou seja, assumir uma posição institucional de vanguarda diante do restante da organização. Mas isso só será possível se o gestor de RH estiver atualizado com as mais inovadoras práticas do mercado em sua área de atuação.
Gamificação corporativa: visibilidade para o treinamento e desenvolvimento de pessoas
A gamificação corporativa é um exemplo de prática inovadora de treinamento e desenvolvimento de pessoas que tem inundado o mercado com cases de sucesso. Por meio de games estrategicamente pensados para as necessidades da sua organização, é possível aplicar uma dinâmica desafiadora e comovente que engaje os colaboradores da empresa no processo de aprendizado de novos técnicas e habilidades.
Mais do que isso, a gamificação corporativa tem uma característica muito especial: ela consegue envolver todos os colaboradores da empresa em uma única dinâmica, engajando níveis hierárquicos que o RH, normalmente, tem dificuldades em alcançar.
A aplicação do game, acompanhada de uma boa campanha de comunicação interna, impacta todos os funcionários, do nível operacional até o mais alto escalão, e faz com que a organização inteira se movimente e se prepare em prol do jogo.
E mostra não apenas a competência do departamento de RH ao organizar um evento dessa magnitude, mas as habilidades de liderança do gestor que não tem medo de inovar.
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