Por que a gamificação ajuda uma empresa a ter melhores resultados? Entre outras características, um game corporativo permite que todos os colaboradores da área de relacionamento ou vendas possam ver e entender como está a performance de toda equipe e o seu próprio desempenho, além de dar a opção de aprender – sobre produtos e competências, por exemplo – jogando na palma da mão
Jogos corporativos de aprendizagem e engajamento parecem ótimos. Mas como podem aumentar as vendas de uma empresa?
Esta é uma das perguntas que a gente mais escuta, sabia? E para respondê-la, em detalhes, nós fomos atrás e fizemos este bate-papo com Fernando Seacero, especialista em neuroaprendizagem e fundador da i9Ação. Ele nos contou o seguinte:
Antes de tudo, como a gamificação pode ajudar a empresa e seus líderes
A ideia é que, ao ter uma visão sistêmica sobre o real funcionamento dos negócios, a empresa consiga fazer os ajustes de treinamentos e desenvolvimento, o que ajuda a gestão a alcançar a máxima eficiência de cada colaborador e também o engajamento dele.
Isso funciona porque a mensuração de um game de aprendizagem digital traz a chance de identificar gaps e possíveis pontos de correção de forma muito rápida. Dependendo do jogo, todos conseguem visualizar o que está acontecendo em relação a aprendizagem e ao engajamento de cada colaborador no jogo, que podem estar interferindo nos processos da organização.
Lembrando que o jogo é um ambiente que possibilita o erro, para que ele seja corrigido nesse ambiente seguro, capacitando os jogadores para não errarem no dia a dia.
Além da visão sistêmica, o que mais a gamificação traz para melhorar as vendas?
Outro aspecto que fundamenta o aumento de resultados é o engajamento emocional que as soluções podem gerar. Por exemplo: desenvolvemos um APP, em formato de desafio por perguntas entre os participantes, sobre as soluções e produtos de um de nossos clientes. E o retorno foi excelente!
>> Veja este vídeo e conheça mais detalhes sobre essa solução!
De forma direta, o desafio envolveu todo o time da área comercial, em tarefas divertidas e que estimulavam a participação espontânea. No geral, o app alinhou o nível de conhecimento entre os profissionais e acelerou a troca de informações fundamentais sobre a rotina de abordagem aos clientes.
E em quais situações podemos usar a gamificação para aumentar as vendas?
Cada organização possui uma necessidade específica. Muitas vezes, o objetivo é a ampliação do volume de vendas de uma solução ou de um produto específico. Em outros casos, o que está em pauta é a divulgação e disseminação de um novo produto ou serviço.
Para cada ocasião, existe uma maneira mais assertiva de se integrar os jogos empresariais. O importante, portanto, é investigar e analisar a situação, entendendo a fundo como cada solução pode ajudar no processo de forma mais direta e efetiva. Antes de elaborarmos o game, entendemos com o cliente o desafio e a melhor forma resolvê-lo!
Porque uma empresa deve usar um game para ajudar nesses processos?
Quem procura uma alternativa para gerenciar o time de vendas sabe muito bem que as formas de geração de engajamento dos colaboradores de vendas precisam sempre ser renovadas e oxigenadas. Ainda mais porque este é um público ágil e dinâmico, não é?
Neste caso, o game pode ajudar justamente ao propor uma solução muito simples e acessível, lúdica e altamente analítica para engajar os colaboradores. Jogos em formato para celular ou desktop, por exemplo, ajudam na visualização das metas e no acompanhamento contínuo desses objetivos.
A aplicação de jogos de aprendizagem e treinamento serve, no fim, como ferramenta para prender a atenção dos mais diversos perfis de colaboradores!
Mas é importante lembrar: o caminho é pensar em formatos gamificados que realmente se adequem às características da área de vendas e sempre incluir mecânicas dinâmicas e divertidas que promovam a participação real do funcionário!
Conheceu um pouco mais sobre como a Gamificação pode aumentar as vendas de sua empresa? Para se aprofundar no assunto, fale com os consultores da i9Ação!
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