Ir para o conteúdo
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos

LOS 3 AMIGOS: qual a relação do Cérebro Trino com a Aprendizagem Digital?

cérebro trino
Imagem: Marcus Souza

Por Fernando Seacero

Da série Como aumentar o engajamento e a aprendizagem em ambientes digitais

Uma análise da teoria de MacLean sobre as três divisões do cérebro, da teoria de Daniel Kahneman sobre Rápido e Devagar, e da nossa própria experiência de aplicações para melhorar o que conhecemos como aprendizagem digital

Desde que comecei a estudar o nosso sistema neurovegetativo e sua influência em nosso desenvolvimento com meu grande professor Federico Navarro, fui apresentado à teoria de MacLean.

Em seu livro “O Cérebro Trino em evolução”, o médico e neurocientista Paul MacLean cita que, ao longo de sua carreira clínica, começou a perceber que os pacientes de seu consultório reagiam e respondiam às suas perguntas e indagações de formas distintas em dias diferentes.

Às vezes, respondiam de forma reativa, algumas vezes afetiva, e outras vezes de forma racional e lógica. Então, ele começou a sempre se perguntar, quando iniciava uma sessão, quem estava à sua frente naquele dia: o racional, o emocional ou o reativo?

Assim, MacLean começou a esboçar sua genial teoria, amplamente aceita hoje em dia, de que temos três divisões e agrupamentos cerebrais: o Sistema Neocortical (racional e lógico), o Sistema Límbico (emocional e mamífero), e o Sistema Reptiliano (reativo e impulsivo, que herdamos dos répteis).

Cada um desses sistemas tem sua funcionalidade e assume nossas decisões e ações em diferentes momentos. Há momentos em que precisamos de uma decisão rápida. Em outras ocasiões, precisamos pensar mais longamente e reflexivamente sobre algo antes de trazer alguma decisão.

Uma outra forma de vermos estes três cérebros em ação, é quando pensamos no também superfamoso livro “Rápido e devagar: Duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman.

Quando estamos falando de pensamento rápido, de decisões rápidas e reativas, falamos de ações de nossos cérebros reptiliano e límbico, que trabalham com a intuição e com reações e soluções ágeis. Já quando nos referimos ao pensar devagar, estamos abordando o pensar neocortical, ou seja, a reflexão e o metapensamento.

 

E qual a relação desses 3 amigos com a aprendizagem digital?

Quando pensamos em estruturar uma jornada de aprendizagem que gere impacto e que possa criar memória de longo prazo, ou mesmo em microlearning, é sempre importante ter em mente que a estimulação dos dois tipos de pensamento, rápido e devagar, são essenciais para a aprendizagem.

Um conteúdo que é seguido de um teste ou de um game é excelente, pois estimula o pensamento rápido e a fixação inicial na memória, reduzindo o efeito de esquecimento.

Quando oferecemos uma pergunta aberta, ou um fórum de discussão sobre um tema, onde a pessoa tem que elaborar com suas próprias palavras o que aprendeu e debater sobre o assunto, estamos proporcionando a estimulação do pensamento reflexivo, ou seja, do neocortex.

Quando a complexidade da pergunta e o nível de desafio são maiores (dentro da possibilidade da pessoa que irá responder), aumentam ainda mais as chances de que ela de fato possa aprender e implementar esse aprendizado em sua vida.

 

Ilhas de memórias e conhecimento

É como se no primeiro contato, nos primeiros testes sobre algum conteúdo, nós criássemos diversos pontos de conhecimento e ilhas de memória, mas que ainda não se conectam. Elas ficam à disposição, por um período, para nos lembrarmos delas por um período.

Sabe quando alguém lhe pergunta algo que você sabe, mas não consegue verbalizar e lembrar a resposta por completo? Você sabe que sabe, que está lá, mas, por algum motivo, a informação não vem à tona. Então, horas ou dias depois, você tem o estalo e diz: Putz, lembrei agora!

Sim! Essa memória que você tentou resgatar incialmente era apenas uma ilha de informação. Quando você lembrou, relacionou com a pessoa que fez a pergunta dias ou horas antes, e ela passou a ser uma memória mais forte.

Quando temos o primeiro contato e respondemos quizzes e desafios em formatos de mini games, desenvolvemos estas pequenas ilhas de informações que podem ou não formar memórias mais consistentes.

Quando, após alguns dias, oferecemos a oportunidade de a pessoa responder com suas próprias palavras uma reflexão, ou solicitamos que ela sintetize o que aprendeu, criamos a chance de que aquela memória se integre com outras informações para formar aprendizagens mais significativas.

Ou seja, sempre que queremos gerar aprendizagem significativa, é importante lembrarmos que os 3 amigos (os cérebros reptiliano, límbico e neocortex) devem ser estimulados. Isso significa que, falando de outra forma, o pensamento rápido e o pensamento devagar devem ser estimulados conjuntamente.

*Fernando Seacero é CEO e fundador da i9Ação


Quer saber mais? Comente aqui no blog ou entre em contato com o nosso time aqui!

 

Compartilhe :

Entre em contato conosco

Receba nossa Newsletter

Sobre o Blog

Embarque nesta história para conhecer mais o incrível universo da gamificação. Nosso blog vai trazer conteúdos e reflexões sobre a gameficação nas empresas e o poder que ela tem de engajar talentos e despertar potenciais. Queremos transformar a forma como nós enxergamos a educação de adultos e o desenvolvimento humano.

Encontrar um Conteúdo

Posts recentes

Reconhecimento que move a cultura ética: a força de rankings, recompensas e visibilidade

24/06/2025

Novos modelos de aprendizagem: acelerando o conhecimento no ritmo dos negócios

16/06/2025

Compliance com leveza: estratégias para engajar sem perder autoridade

29/05/2025

Como engajar de verdade na Semana de Compliance: estratégias práticas para sair do básico

20/05/2025

Do canal de denúncias à cultura viva: três alavancas para ativar a cultura do compliance em 2025

19/05/2025

Do cumprir ao complayer: por que o futuro do compliance depende de engajamento

13/05/2025

Categorias

+ Artigos Assinados
+ Caso de Sucesso
+ Fotos
+ Vídeos
5s
Aprenda +
Aprendizagem corporativa
Blog
Categoria não definida
Challenge
Complayer
Compliance
Compliance City
Compliance Play
Compliance Play - CASE ULTRACARGO
Compliance Week
Comunicação na Gamificação
Depoimento
Engajamento Geral
ESG
Fernando Seacero
Game customizado
Gamificação Estratégica
Gamificação por Área
Gamificação, Psicologia e Ética
Heróis da Integridade
inspirAção
LGPD
Liderança
Onboarding
  • Rua Teodoro Sampaio, 407 Cj. 41 – Pinheiros - São Paulo – SP
  • Whatsapp: (11) 99018-8192
  • Tel.: (11) 3871-9409
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Receba nossa News

Política de Privacidade – Termos de Uso
i9Ação © 2025 - Todos os direitos reservados

Entre em contato conosco

Venha conhecer mais e saiba como criamos experiências inesquecíveis junto a nossos clientes: