Experiência da EuroChem mostra como plataforma de gamificação traz amplo engajamento, maior fixação das mensagens, visão de resultados e redução de custos de SIPAT em 19 plantas industriais no país
Embora as SIPATs (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) sejam essenciais às normas de Meio-Ambiente, Saúde e Segurança (EHS, na sigla em inglês) e tenham um custo considerável, as organizações costumam ter dificuldades em engajar e garantir os resultados do investimento com as abordagens tradicionais. Na EuroChem, produtora de fertilizantes líder em investimentos no Brasil, mais de mil usuários, de plantas distribuídas entre 12 Estados, ultrapassaram 1500 horas de atenção aos temas relacionados a EHS pela plataforma gamificada da i9Ação, empresa de educação corporativa fundada em 2003.
Celso Katsumata Jr., gerente sênior de EHS da EuroChem, conta que os gestores viram níveis inéditos de interação. “Estavam acostumados com SIPATs tradicionais e quando veio uma forma nova, o que se viu foi a participação de muitos funcionários de nível operacional, que antes ficavam sentados na sala”, lembra.
Dessa vez os colaboradores passaram a utilizar o Wi-Fi da empresa para participar de aplicações como trilhas de conteúdo, desafios interativos, postagens em mural, teste de conhecimento para se destacarem em rankings e também para gerar pontos e moedas que valem prêmios na loja de brindes da própria plataforma.
O gerente compartilhou detalhes da experiência da EuroChem, em um webinar junto a Vinícius Carvalho, diretor de criação da agência de comunicação VoxCom, mediado por Fernando Seacero, fundador da i9Ação e psicólogo especialista em neuroaprendizagem.
Na participação, Vinícius Carvalho destaca que foi criada a moeda “EuroCoin” para fomentar o convite a mais usuários, a participação nas atividades e aumentar o desempenho nos jogos (que reflete o alinhamento às melhores práticas). “Na loja virtual, a possibilidade do colaborador escolher o brinde facilita muito a logística também. Se enviam os itens na medida às unidades”, menciona o diretor de criação que atuou na estratégia de comunicação da iniciativa.
Engajamento e resultados multiplicados, custos reduzidos em até 80%
O gerente da EuroChem observa que, embora EHS seja vital para as pessoas, as companhias e a sociedade, geralmente existe um distanciamento das pessoas em relação aos temas, até por se tratar de uma obrigatoriedade. Segundo ele, a comunicação lúdica tem sido fundamental para superar esta dificuldade.
Até o dia da apresentação, mais de 1000 pessoas usaram a plataforma, entre funcionários e terceiros. As redes Wi-Fi nas unidades foram abertas para acesso ao app. Katsumata estima cerca de 1500 horas de engajamento e treinamento, de forma lúdica, por meio da plataforma.
Em termos de custo, calcula que uma SIPAT tradicional sairia por cerca de R$ 10 mil por unidade, o que foi reduzido a R$ 2 mil, com o uso da plataforma de gamificação e outras otimizações.
“Vimos como multiplicar a informação, com um investimento competitivo. Com o app, chegamos com um custo viável a várias localidades”, conta. “Com tudo on-line, conseguimos tirar informações, relatórios, ver as formas de interação. Assim temos uma visão dos resultados. No treinamento tradicional, não vejo a resposta sobre quem entendeu ou não o conteúdo”, acrescenta Katsumata.
Gamificação em estratégia corporativa integrada, criativa e segura
Com a plataforma da i9Ação, os conteúdos da SIPAT ganham um formato que as pessoas mais conhecem por seus próprios hábitos de consumo digital, como postagem em redes sociais, push de alerta e os jogos. Junto aos aspectos de assimilação, experimentação e fixação com técnicas de aprendizagem interativas e lúdicas, que são as especialidades do CEO Fernando Seacero. O desenvolvimento dos apps é feito com as mesmas tecnologias utilizadas pela Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp), o que torna o ambiente ainda mais fácil e intuitivo para uso de todos.
No webinar, Katsumata também descreve outras ações inovadoras para “despertar” a audiência. Entre as iniciativas, o comediante Rafael Aragão foi contratado para um standup sobre como os funcionários do operacional enxergam as decisões da empresa.
Já Vinícius Carvalho, da VoxCom, observa que a plataforma promove uma comunicação contínua. “Só assim as normas passam a fazer parte da cultura da empresa”, diz. Ao mesmo tempo, o CEO da i9Ação atribui os resultados na EuroChem ao trabalho integrado entre os líderes do projeto, às boas campanhas de lançamento e suporte à instalação do app. “A chave foi trabalhar com a plataforma junto a um plano de comunicação”, resume Seacero.
Antes da adoção da plataforma da i9Ação, a comunicação das SIPATs era feita por murais físicos, e-mail (que praticamente se restringe ao pessoal administrativo) e pelos próprios gestores. Celso Katsumata informa que esses canais serão mantidos, embora o app já tenha se tornado o canal mais abrangente e acessado.
“Identificamos que podemos usar essa estratégia também para outros treinamentos. Vemos como cada um entendeu e interpretou o conteúdo, pelo tipo de resposta no app”, adianta.
Embora a plataforma de gamificação para SIPAT já venha com trilhas prontas, com conteúdos e desafios relacionados às normas padrão, a EuroChem criou o próprio conteúdo. Dentro da plataforma, também fez o agendamento do lançamento de cinco trilhas temáticas, relacionadas a ambiente de trabalho e meio ambiente, com planejamento para cada unidade.
A apresentação do case da EuroChem faz parte de uma série, que já contou com o compartilhamento de experiências de gamificação em SIPAT na MedSênior e no Grupo Elfa. Entre em contato pelo link para saber mais