Entenda porque o uso de soluções gamificadas tem sido a grande aposta dos setores de recursos humanos na hora de recrutar
Alguns candidatos precisam driblar o nervosismo e a ansiedade, o que é comum em um processo de seleção. Já outros fazem tantos testes que não conseguem nem pensar em passar novamente pelas mesmas fases dos métodos tradicionais. Estas são apenas duas das situações que podem ser resolvidas pela gamificação na área de atração e seleção de talentos.
Sabemos que questionários longos, dinâmicas em grupos, assessment, testes de personalidades e raciocínio lógico costumam ser práticas “pra lá” de conhecidas por candidatos e recrutadores. É por isso que as empresas estão em busca de soluções inovadoras e mais eficientes na hora de recrutar.
Então, vou adiantar aqui alguns pontos básicos que podem ser melhorados pela gamificação para os personagens dessa jogada:
- Os candidatos querem: processos menos engessados e mais interessantes; compreender de forma divertida e rápida; falar, serem ouvidos, sentir que fazem parte, serem considerados importantes, terem uma experiência boa, compartilharem vivências únicas e belas. Querem feedback imediato.
- Os recrutadores precisam: ter uma visão mais aprofundada e real sobre o perfil dos candidatos; conseguir ouvir o lado verdadeiro do candidato; entender os diferentes graus de conhecimento; medir e analisar os resultados de forma mais inteligente e rápida. Querem engajar.
- As empresas precisam: diminuir a rotatividade de colaboradores, melhorar a aderência, aumentar a produtividade da equipe, entre tantas outras possibilidades.
Pois é! Há muito o que falar sobre melhorar os processos de Atração e Seleção de Talentos.
Gamificação X métodos tradicionais
Os dados e a vivência lúdica: o estado de flow
Uma das características mais interessantes da gamificação é o fato de proporcionar ao candidato um cenário ideal para que suas potencialidades e talentos sejam mostrados durante uma seleção. Um cenário ou ambiente em que o candidato se sinta confortável e à vontade pode ser um fator relevante para que suas qualidades e características sejam expressas de maneira verdadeira.
Por isso, os jogos proporcionam a imersão do usuário e possibilitam que as respostas sejam mais espontâneas e autênticas, principalmente após um tempo jogando (quando entra no estado de flow). Além disso, a aprendizagem pela gamificação proporciona diferentes graus de assertividade, ou seja, as questões não são baseadas em Certo ou Errado, Zero ou Cinco: é possível saber se a pessoa conhece um pouco ou profundamente o assunto.
De acordo com o especialista em gamificação Fernando Seacero, por um lado o game possibilita essa inteligência de entender os níveis de conhecimento, mas também em relação à participação das pessoas, a diferença é o estado de flow, quando automaticamente o jogador começa trazer informações melhores (mais verdadeiras) para avaliar.
Ao criar estratégias para engajar o candidato na jornada e fazer com que ele entre neste estado de flow, a qualidade da avaliação é muito superior em relação aos testes mais convencionais. A gamificação traz reações e comportamentos diferentes de um teste racional com perguntas lógicas.
Experiências, aprendizado, troca, interatividade: e dados
Além dos relatórios e da eficiência, outro ponto destacado pelo especialista é o fato de proporcionar uma experiência melhor aos candidatos:
“As pessoas não gostam quando encontram nos processos soluções muito repetitivas, por exemplo, testes de português e lógica com respostas binárias. Soluções assim atraem muito menos os candidatos que gostam de experiências mais interativas. A empresa acaba perdendo o candidato porque simplesmente ele não quer fazer o seu teste”, aponta.
Aí é complicado, não é!? Ainda mais no mundo de hoje onde todos estão conectados e em busca de boas histórias para compartilhar! Por isso, continue a leitura para conhecer mais vantagens da gamificação para os processos seletivos.
3 vantagens do uso da gamificação
As soluções gamificadas trazem um leque de possibilidades e benefícios para as empresas, sendo possível que os recrutadores analisem e reflitam com mais clareza elementos importantes sobre o perfil de quem está sendo recrutado.
Conheça algumas das vantagens do uso da gamificação:
Resiliência. O formato de um jogo demonstra como o candidato lida com situações em que esse tipo de caraterística é exigida.
Liderança e inteligência emocional. Saber trabalhar como um líder e administrar a inteligência também são características fundamentais que podem ser trabalhadas em um game.
Conexão dos colaboradores com o propósito e a estratégia da organização. Com o uso da gamificação é possível melhorar ainda a troca de informações, alinhamentos e aprendizados em grupo.
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A i9Ação é a pioneira no desenvolvimento de games presenciais e digitais para engajar e inspirar pessoas. Desde 2001, oferece soluções de gamificação para alavancar organizações, projetos e times para um novo estágio de inovação e engajamento sustentável.
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