
Em dois anos, a parceria com a i9Ação transformou treinamentos obrigatórios em experiências interativas no celular, multiplicou o engajamento e aprimorou a jornada de onboarding dos novos colaboradores da companhia
A DOTZ reencontrou o interesse dos colaboradores por temas de ética e conduta. Ao substituir vídeos e avaliações convencionais por jogos digitais personalizados da i9Ação, a companhia viu os índices de conclusão dispararem.
Entre 2023 e 2024, o primeiro piloto gamificado elevou a conclusão dos módulos de compliance para 45%. No ciclo seguinte, uma “cidade virtual” customizada com as diretrizes da empresa impulsionou o índice para 80% em apenas 30 dias – desempenho que hoje serve de referência interna para outras áreas reguladas.
No total, são mais de 250 horas de interação acumuladas no aplicativo e cerca de 35 mil respostas registradas e analisadas, que geram insights valiosos sobre risco e cultura organizacional.
Juliana Barbara, Gerente de Compliance & Controles Internos na DOTZ, conta sobre a experiência:
“De repente os colaboradores estavam me perguntando ‘Quando teremos os jogos de novo?’, então, neste momento percebi que uma virada de chave na cultura estava acontecendo”
Fernando Seacero, neuropsicólogo e CEO da i9Ação, complementa:
“Gamificar ativa simultaneamente cognição, emoção e ação; por isso o salto costuma ser exponencial.”
A estratégia de gamificação por trás da mudança
Para garantir que os treinamentos relacionados a compliance fossem cumpridos, o desafio inicial era vencer a percepção de burocracia em torno do tema e incentivar que 100% dos colaboradores compreendessem conteúdos densos ligados à LGPD, uso de redes sociais e outros tópicos relevantes para o negócio da companhia.
A solução da i9Ação foi estruturada em duas etapas:
- Challenge (2023): roleta digital com ranking e premiação em pontos DOTZ.
- DotzCity (2024): cidade virtual com desafios situacionais, ranking Top 20 e certificado de conclusão.
O resultado foi tão positivo que o DotzCity passou a integrar o onboarding de novos colaboradores da empresa, garantindo que a cultura ética seja trabalhada desde o primeiro dia na empresa.
Saiba mais sobre a DOTZ
Fundada em 2000, a Dotz é um ecossistema de negócios que conta com Loyalty por Coalizão, SuperApp e Techfin. Além do acúmulo ao usar os serviços do aplicativo, é possível ganhar Dotz nas mais diversas empresas que fazem parte da coalizão: supermercados, farmácias, e-commerce e bancos parceiros. Ao longo de mais de 20 anos, a empresa firmou parcerias por todo o Brasil, aumentando o potencial de vendas de seus parceiros e o poder de compra de mais de 50 milhões de consumidores.
👉 Assista ao vídeo completo do Compliance Game Experience com a DOTZ
👉 Quer saber como a gamificação pode impulsionar engajamento e cultura na sua empresa? Fale com nossos especialistas.