Saiba como a gamificação (e a sua etapa de brainstorm) pode transformar a inteligência da sua equipe em um diferencial para solucionar os desafios do dia a dia e planejar as ações do próximo ano
No post anterior, falamos sobre como a Inteligência Coletiva e a Aprendizagem em Rede podem impactar na rotina empresarial. Agora, chegou a hora de saber como transformar o potencial desses conceitos em ações reais para solucionar os desafios do time e da empresa. Para começar, é preciso fazer algumas perguntas como: você conhece bem os objetivos do seu negócio? E os desafios? Quais são suas expectativas e necessidades mais imediatas? E como, onde e quando o seu time pode ajudar a identificar e resolver essas demandas?
Para responder essas questões, uma metodologia cada vez mais adotada é a Gamificação. Que é aplicada, por exemplo, em ações de melhoria para tomada de decisão, o planejamento, e para outra necessidade emergente nessa época, o team work. Ou seja, games corporativos são alternativas para integrar colaboradores, identificar os problemas junto a eles e compartilhar as metas da sua companhia, ações vitais para compor as definições que devem ser fortalecidas ou atacadas primeiro.
Em outras palavras, dar espaço para os colaboradores ajudarem a conhecer as principais características de sua empresa, vai transformar os processos de desenvolvimento (ou de ajuste) mais assertivos, práticos e divertidos.
Brainstorm: discutindo ideias, encontrando caminhos
Com a segmentação das equipes e funções, abrir espaço em um brainstorm para diferentes pontos de vista pode ser mais eficiente (e lógico) do que simplesmente definir orientações sem conhecimento de cada área na prática.
Ao definir uma campanha de vendas, por exemplo, é mais provável que as empresas que avaliam as diferentes ideias em um brainsform (e dificuldades) locais de uma equipe tenham mais sucesso do que aquelas que, por algum motivo, deixam de incluir a participação dos vendedores. Lembre-se que colecionar boas ideias irá enriquecer seu negócio. Mas também vale destacar que existem muitas formas de avaliar as diferentes ideias!
Estimular a participação dos funcionários é um bom exercício para, entre outras coisas, melhorar a motivação dos colaboradores, disseminar a cultura de sua organização e para promover a integração entre as áreas. Porque não utilizar uma ferramenta que, além de fazer tudo isso, deixa na memória (de longo prazo) dos colaboradores os conteúdos trabalhados, amplia a sinergia, trabalha a troca de experiência e ainda oferece um formato que inspirada os participantes? Ainda vamos falar bastante sobre isso!
Seja para facilitar o desenvolvimento e aprendizado do time ou para colher dados e ideias dos colaboradores, é importante contar com uma metodologia adequada para os objetivos e necessidades da empresa.
A Gamificação como ferramenta corporativa
Responda rápido: qual é o maior desafio do mundo corporativo, hoje? Ampliar o envolvimento dos colaboradores e melhorar seus resultados? Criar ferramentas de avaliação mais adequadas? Ou é atacar as dificuldades da operação, para aumentar as vendas? Bom, se todas essas possibilidades fizeram sentido para você, não se espante. E mais: saiba que a gamificação é um caminho para ajudar a resolver essas (e outras) dúvidas das rotinas empresariais.
Combinando ferramentas interativas e funções que ampliam o contato do colaborador com outras áreas da empresa, as iniciativas com gamificação tornaram-se grandes aliadas dos profissionais de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Vendas, Marketing, etc. A ideia é encontrar opções que favoreçam o engajamento dos times, ampliando o diálogo, o impacto, a integração e a produtividade dos participantes.
Além disso, essa estratégia pode melhorar a produtividade, facilitando a fixação de conteúdos de treinamento e aumentando a colaboração entre os membros das equipes. Outra vantagem é a possibilidade de se criar relatórios de avaliação, para medir desempenho ou para analisar a aprendizagem global da equipe ou individualizada. Para completar a lista de benefícios, é importante frisar que os estímulos à criatividade, além de render boas ideias para maximizar o funcionamento dos times, também auxiliará na formação de possíveis lideranças.
Ou seja: mais do que um jogo, a gamificação é uma arma de gestão que, quando bem utilizada e gerenciada, pode render muitas oportunidades para qualquer empresa.
Quer saber mais sobre essa metodologia e como ela pode ajudar sua empresa? Então, não perca as novidades aqui, no blog da i9ação!