Já pensou em treinar sua equipe através de games digitais? Parece brincadeira de criança, mas a gamificação (como é conhecido esse processo) é tendência no mundo corporativo desde 2010. O desenvolvimento no engajamento dos colaboradores e o aumento da produtividade são as maiores vantagens dessa inovação na gestão de pessoas.
Vivemos na Era Multimídia! Então por que não se beneficiar disso para capacitar, sem estresse, seus colaboradores? Sob esse aspecto é possível concluir que – nada mais natural – do que adotar jogos eletrônicos como forma de comunicação com os funcionários na sua empresa.
Você já se perguntou quantos colaboradores também são gamers?
Aposto que são mais do que você imagina… Então, por que não passar o conteúdo do treinamento de uma forma verdadeiramente eficaz? Na linguagem de videogame, que a maioria está acostumada, a comunicação será muito mais assertiva.
Só para se ter uma ideia, mais de 350 empresas de grande porte adotam os jogos eletrônicos no cotidiano organizacional. Marcas de sucesso como Coca-Cola, Mc Donalds, e-Bay, Adobe e NBC são algumas que se renderam a gamificação.
Mas não é só no exterior que os games conquistaram o mundo corporativo. Diversas empresas brasileiras, principalmente as ligadas à tecnologia, também estão incorporando essa divertida forma de treinamento.
Games simulam situações reais para evitar falhas de colaboradores na prática
A gamificação é muito mais do que uma simples atividade lúdica. Os desafios rotineiros que os colaboradores precisam enfrentar e se preparar ganham uma roupagem nova e bem mais atrativa. Ou seja, todo o poder de sedução dos games são utilizados para o bem da empresa ao engajar e integrar equipes, capacitar melhor os colaboradores e consequentemente, como resultado final, aumentar a produtividade.
Diferentes cenários, mas com situações que podem ocorrer na prática são ideias para o treinamento dos funcionários através de simulação. Mas todos os detalhes dos jogos eletrônicos são estrategicamente pensados para proporcionar uma experiência positiva de aprendizagem corporativa.
Jogos eletrônicos são estrategicamente pensados para treinar colaboradores de forma eficaz
Design, conteúdo e valores corporativos precisam estar em consonância para que o investimento em games no treinamento não seja dinheiro jogado fora. Já imaginou compartilhar a história e filosofia da empresa tendo o CEO como importante personagem do jogo? Com essa estratégia certamente os colaboradores se sentiriam mais próximos e até passariam a admirar mais ainda esse líder. Eles começariam a desenvolver uma visão do negócio como um todo e poderiam se colocar mais vezes no lugar do dono.
Para evitar possíveis desmotivações devido à falta de perspectiva de promoção, por exemplo, o organograma da empresa poderia estar inserido no game. Essa medida iria ampliar a visão dos funcionários, já que muitas vezes eles nem conhecem todas as opções de carreira que seu trabalho oferece.
Jogos eletrônicos podem ser muito benéficos para o mundo corporativo. Empresas que adotam essa inovação na gestão de pessoas desenvolvem engajamento e motivação em seus colaboradores e consequentemente maior produtividade.
Sua empresa já utiliza games digitais no treinamento? Compartilhe com a gente, nos comentários, o que você achou dessa tendência.