Ir para o conteúdo
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos
  • Sipat Digital
  • Games de Compliance
  • Jogos Corporativos
  • Plataforma Gamificada
  • Onboarding
  • Criação de Conteúdos
  • Plataforma Infoprodutores
  • Quem Somos

O jogo do engajamento

GamificaçãoPor Ricardo Rodrigues – Revista Melhor – Gestão de Pessoas

Empresas de diferentes setores evidenciam que os games são cada vez benvindos e eficazes para treinar, imprimir a cultura organizacional e motivar a equipe

Engajar os funcionários diariamente para tornar uma empresa a gigante do setor não é mais um sonho distante. Os profissionais de RH percebem que isso e possível graças ao uso dos games no ambiente corporativo, que permite o aprendizado com situações reais, custos menores e ainda transformar o verbo “trabalhar” mais prazeroso ao colaborador. Essas foram algumas das constatações apresentadas no painel Os games na empresa – Um novo olhar para Capacitação e desenvolvimento, durante o primeiro dia do CONARH 2014.

Segundo o sócio-fundador da i9Acao, Fernando Seacero, o fenômeno da ‘gameficação’ tem transformado o processo de negócios em uma tarefa menos árida, e traz a diversão ao ambiente de trabalho – e com resultados. “Hoje, 20% dos adultos ao redor do mundo gastam mais de 20 horas semanais com games. Portanto, nada melhor do que engajarmos pessoas a solucionar problemas e criar produtos por meio dos jogos”, ressalta ele. Seacero destaca alguns pontos positivos dos games corporativos, tais como o trabalho em equipe, possibilitar feedbacks mais rápidos dos líderes e estimular o uso da memória de longo prazo, já que o profissional aplica, rapidamente, na prática o que acabou de aprender.

games para engajarA eficácia da utilização dos jogos no ambiente empresarial já tem alguns números interessantes mundo afora, conforme lembra o sócio-diretor da Aennova, Sunami Chum. Durante o painel, ele relatou o caso de um laboratório que, com o uso de um game de colaboração mundial, solucionou em duas semanas a pesquisa de uma nova molécula, que o laboratório sozinho demoraria cinco anos para concluir. A indústria de games corporativos se mostra uma mina de ouro, que faturou mundialmente US$ 412 milhões, em 2012, e com estimativas de lucrar US$ 5,5 bilhões, em 2018.

Mas nem é preciso ir tão longe para perceber que os games são sim benvindos na cultura corporativa, seja qual for a área em questão. A gestora de RH da Rede D’Or São Luiz, Daniela Lombardi, foi buscar nos jogos a forma mais dinâmica de integrar os colaboradores e transmitir a eles os valores da maior rede de hospitais privados do Brasil. “O segredo foi trazer ao jogo a parceria que deve existir entre todas as áreas no dia a dia da empresa, desde a limpeza ate à alta gestão”, recorda Daniela. O jogo, implantado pela rede em 2012, tem como nome Acolher é o nosso negócio, e já foi vivenciado por quase 20 mil colaboradores que ingressaram na empresa nesses dois anos. E tudo isso sempre mantendo funcionários motivados, um turnover baixo e a satisfação de seus clientes.

Líder Play 2

Compartilhe :

Entre em contato conosco

Receba nossa Newsletter

Sobre o Blog

Embarque nesta história para conhecer mais o incrível universo da gamificação. Nosso blog vai trazer conteúdos e reflexões sobre a gameficação nas empresas e o poder que ela tem de engajar talentos e despertar potenciais. Queremos transformar a forma como nós enxergamos a educação de adultos e o desenvolvimento humano.

Encontrar um Conteúdo

Posts recentes

Compliance com leveza: estratégias para engajar sem perder autoridade

29/05/2025

Como engajar de verdade na Semana de Compliance: estratégias práticas para sair do básico

20/05/2025

Do canal de denúncias à cultura viva: três alavancas para ativar a cultura do compliance em 2025

19/05/2025

Do cumprir ao complayer: por que o futuro do compliance depende de engajamento

13/05/2025

Hospital que engaja, hospital mais seguro

08/05/2025

Gamificação para desenvolver o ‘Superpoder’ de cada colaborador

27/04/2025

Categorias

+ Artigos Assinados
+ Caso de Sucesso
+ Fotos
+ Vídeos
5s
Aprenda +
Blog
Categoria não definida
Challenge
Complayer
Compliance
Compliance City
Compliance Play
Compliance Play - CASE ULTRACARGO
Compliance Week
Comunicação na Gamificação
Depoimento
Engajamento Geral
ESG
Fernando Seacero
Game customizado
Gamificação Estratégica
Gamificação por Área
Gamificação, Psicologia e Ética
Heróis da Integridade
inspirAção
LGPD
Liderança
Onboarding
Plataforma Gamificada
  • Rua Teodoro Sampaio, 407 Cj. 41 – Pinheiros - São Paulo – SP
  • Whatsapp: (11) 99018-8192
  • Tel.: (11) 3871-9409
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Receba nossa News

Política de Privacidade – Termos de Uso
i9Ação © 2025 - Todos os direitos reservados

Entre em contato conosco

Venha conhecer mais e saiba como criamos experiências inesquecíveis junto a nossos clientes: