Por Fernando Seacero
Da Série Como aumentar o engajamento e a aprendizagem em ambientes digitais
Um dos assuntos mais comentados e discutidos quando se trata de melhores estratégias para aprendizagem é o intervalo que devemos dedicar a algum estudo para que ele seja mais eficiente.
Na escola, nós entendemos que uma das formas de se aprender algo era estudar concentradamente um assunto (normalmente antes da prova), às vezes decorando algumas partes, para que ele ficasse em nossa mente e pudéssemos aplicar no teste.
Historicamente, quando pensamos em aprender algo, já imaginamos um mergulho com foco total naquele tema para que ele possa ser aprendido.
Segundo os autores do livro Make It Stick: The Science of Successful Learning (em tradução livre – Faça Grudar: A Ciência da aprendizagem de sucesso), o mais eficiente é, na verdade, criar espaços entre os momentos de estudo sobre o mesmo assunto para que ele possa ser melhor aprendido.
Quando estudamos algo, nossa tendência natural, após algumas horas, dias e semanas, é esquecer os detalhes ou uma parte do conteúdo. Isso é fundamental para nossa vida, pois se não esquecêssemos das coisas que vivenciamos ou aprendemos em um dia, não conseguiríamos organizar e manter tantas informações em nossa mente.
Cerca de uma ou duas semanas após termos contato com um conteúdo, nossas memórias ainda mantêm traços do que foi aprendido inicialmente.
Quando retornamos aos mesmos assuntos e relembramos o que foi aprendido, nós juntamos novamente estes pedaços de memória em algo mais coeso e, muitas vezes, diferente da percepção e aprendizagem que tivemos na primeira vez.
Este conhecimento adquirido ficará marcado em nossa memória de longo prazo, e seu esquecimento será mais lento e demorado. Se o processo se repetir após alguns dias, aumentaremos ainda mais a fixação desse conteúdo.
A memória na Aprendizagem Digital
Quando levamos isso para o atual contexto da aprendizagem digital, vemos que as empresas tendem a realizar suas semanas de aprendizagem com focos específicos ao longo do ano, como uma Semana de Compliance, um evento de SIPAT, uma semana de Meio Ambiente ou da Qualidade.
Nestes eventos, a plataforma gamificada da i9Ação é muito utilizada, e os participantes conseguem acessar conteúdo como vídeos, Quizzes, PDFs e enigmas, além de games interativos durante toda semana.
Após a semana do evento em si, sempre estimulamos nossos clientes a realizarem uma nova rodada rápida de conteúdos e games. Uma rodada após duas semanas da interação inicial, outra rodada em quatro semanas após o evento, para que as pessoas possam lembrar e reconstruir a aprendizagem recente, mas agora colocando estes aprendizados num lugar permanente e mais estável em suas memórias.
Constatamos que mergulhar e se aprofundar utilizando um bloco de estudos de uma só vez é muito menos eficiente para a geração de memória de longo prazo do que os professores da nossa recente história poderiam imaginar.Sabendo disto, que tal mudar a forma como criamos conteúdos e trilhas em nossas plataformas digitais?
Quer saber mais sobre como a i9Ação utiliza quizzes, constrói trilhas de aprendizagem e aplica games para engajar as pessoas? Clique aqui e peça uma demonstração!
Uma resposta