Encontro reuniu representantes de empresas como Prevent Sênior, Scania, Mercedes-Benz, WAPMETAL, MPD Engenharia, Iguá Saneamento e Copa Energia, entre outras, para uma experiência presencial exclusiva com foco em gamificação, em busca de inovar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em 2023
Identificar as principais necessidades dos profissionais responsáveis pela SIPAT, os caminhos possíveis para ter mais resultado e as novas formas de realizar o evento neste ano foram três dos motivos que levaram cerca de 30 convidados a se reuniram durante uma manhã inteira em São Paulo, no dia 7 de março de 2023. Entre os participantes estão profissionais de empresas e instituições como Prevent Sênior, Scania, Mercedes-Benz, WAPMETAL, MPD Engenharia, Iguá Saneamento, Copa Energia, Crea-SP, HCFMUSP, entre outras.
No encontro, os executivos puderam
- compartilhar as necessidades e dores mais comuns à maioria,
- entender mais sobre o impacto do formato escolhido na aprendizagem, no engajamento e nos resultados do evento,
- ouvir o relato e a experiência de quem tem inovado na SIPAT e
- finalizar o encontro de uma forma bem divertida jogando o SIPASSA ou REPASSA!
Na programação, todos tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto a plataforma on-line de SIPAT desenvolvida pela i9Ação e os diversos formatos de relatórios gerados como evidências.
Esta foi a primeira edição de 2023 do SIPAT Experience, promovido pela i9Ação, empresa pioneira de desenvolvimento de jogos empresariais, gamificação estratégica e soluções interativas de aprendizagem. Totalmente presencial e gratuito, o evento foi realizado em parceria com o Espaço Fit Eventos e a Focus Audiovisual.
Veja aqui um resuminho no Reels e continue lendo a COBERTURA para saber detalhes do que rolou:
COBERTURA DO SIPAT EXPERIENCE Março de 2023:
Desafios e perspectivas para a SIPAT
Logo cedo, o encontro aqueceu os motores com uma rica troca entre os participantes: os principais desafios e as perspectivas para a SIPAT foram identificados e discutidos no “World Café”.
Entre as respostas sintetizadas, destacamos dois pontos comuns à maioria: engajamento e inovação.
→ Para conhecer quais são os 10 principais desafios e perspectivas para as empresas realizarem a SIPAT, baixe agora mesmo o KIT com a apresentação e os resultados do evento
Cases de clientes com MedSênior
Um dos pontos altos da programação foi a apresentação de Cases, com participação especial de Otávio Adami, engenheiro de segurança da MedSênior, contando sua experiência por videoconferência e respondendo dúvidas de todos.
Adami, que utiliza a solução digital da i9Ação na MedSênior, relatou que o projeto surgiu em 2022 com a necessidade de saírem um pouco do formato “live” nos treinamentos, resultado do período de pandemia.
“Tínhamos o desafio de integrar as mais de 30 unidades no Brasil todo”, conta. “A gente precisava de alguma forma mudar a SIPAT, transformar a ideia da SIPAT de ser uma semana só, para ter a efetiva participação de todos”.
Otávio conta que inicialmente, optaram por adotar o game Super Challenge dentro da plataforma com um banco de 100 questões.
“Para mim, o game é a grande sacada da plataforma. A adesão dos colaboradores foi tão grande que no primeiro dia da SIPAT o banco de questões estava zerado e alguns já estavam na segunda rodada!”
Os participantes puderam conhecer também o case da Yamaha, que já está em seu terceiro ano realizando a SIPAT com a plataforma desenvolvida pela i9Ação.
Assista ao depoimento de Otávio Adami, Engenheiro de Segurança do Trabalho da MedSênior, sobre o trabalho realizado para a SIPAT com a i9Ação
Introdução à gamificação como uma ferramenta de aprendizagem e engajamento na SIPAT
Segundo Fernando Seacero, CEO e fundador da i9Ação, a experiência imersiva é a melhor oportunidade de experimentar um jogo ao vivo, desfrutar de atividades em formato de game presencial que trata de SSMA, ouvir depoimentos dos clientes e tirar dúvidas diretamente com quem cuida de processos e criações para SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho de grandes corporações.
“Nosso foco foi gerar uma reflexão nos participantes sobre o que eles buscam inovar na SIPAT, entender melhor as necessidades das empresas e apresentar soluções que agreguem valor e transformações”, explica o executivo.
Fernando, que é psicólogo e empresário especialista em aprendizagem e engajamento de adultos, afirma que é muito procurado por profissionais de SIPAT pelo fato de que, normalmente, o evento comum tem algumas deficiências por entregar a chamada aprendizagem passiva, em que o colaborador participa ouvindo, vendo vídeos, ouvindo uma palestra.
“Os games fazem sucesso porque a pessoa joga, ela não fica parada. E a capacitação e o envolvimento funciona conforme você coloca a pessoa para participar, para agir. Em última instância é isso, é simples para caramba, mas é isso: os colaboradores jogam pra caramba, e se você está aprendendo e fazendo, você tem uma aprendizagem ativa”, simplifica.
Evidências geradas em diversos formatos
Durante sua apresentação, Fernando Seacero destacou a importância dos relatórios para a geração das evidências durante e após a realização da SIPAT. Na plataforma, demonstrou como é possível acessar o painel do administrador onde o gestor pode baixar inúmeros relatórios personalizáveis sobre as trilhas realizadas, sobre o evento como um todo e sobre cada jogador.
Em um dos exemplos apresentados, a página de relatórios de um dos cursos – gestão de produtos químicos e os aspectos legais – traz:
- o número de inscritos,
- de pessoas que fizeram a trilha,
- quantos completaram o curso e
- muitos outros relatórios.
Seacero explica que é possível fazer download e saber exatamente se a pessoa viu os vídeos, quais deles, se ela fez o quizz, consultar dados de cada pessoa e ter o nível de engajamento monitorado. Nesse exemplo, obtiveram 87% de engajamento total dos cursos publicados.
Outro diferencial é a geração de relatórios dos feedbacks recebidos, um panorama de como as pessoas viram o curso, inclusive feedbacks individuais. Isso tudo é evidência, do que está acontecendo no seu evento. Além dos relatórios, o fundador da i9Ação apresentou também detalhes da plataforma desenvolvida para a realização da SIPAT on-line e tirou diversas dúvidas dos participantes.
Os métodos de aprendizagem e engajamento exclusivos da i9Ação já são aplicados em SIPATs de empresas como Basf, Yamaha, Braskem, MedSênior, Omega Energia, AAK, ADM, Cesan, Denso, Emater, Engie, Grupo Petrópolis, Intercement, Isa Cetesb, Tecfil e Unimed.
A SIPAT é uma ação exigida pela lei, conforme a Portaria N° 3.214, Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5).
→ Acesse o conteúdo completo: apresentação e resultados das dinâmicas realizadas ao vivo