O SIPAT Experience On-line 2023 foi um encontro voltado para líderes e gestores de Segurança do Trabalho e de Recursos Humanos. A iniciativa veio para nutrir as comunidades de SIPATs com inovações em aprendizagem e engajamento, além de discutir os principais desafios dessas áreas
Para quem realiza a SIPAT, transformar uma obrigatoriedade em uma experiência boa é uma das principais dores. Acontece que o público, atualmente, tem acesso a várias formas de consumir conteúdo, e estas formas tendem a ser bem prazerosas a partir de um clique na palma da mão.
Ao oferecer um conteúdo de SIPAT, estamos conversando com os clientes da Netflix, do Spotify, de jogos de videogame de todo tipo, estamos conversando com pessoas conectadas com tudo o que há de bom ou de extremamente viciante no universo digital.
Como convencê-los de que o treinamento que estamos oferecendo é bom? Como falar que aprender sobre segurança (muitas vezes algo que ele já sabe) é bom? Pois é, é preciso entregar tanto uma experiência digital divertida, como também uma forma de envolvê-lo: citamos aqui o exemplo da luta por um lugar melhor no ranking em prol do reconhecimento ou ainda a possibilidade de desafiar colegas em um tema comum.
Estas são algumas pistas do que temos encontrado em projetos de gamificação para SIPAT. Recebemos aqui profissionais da segurança do trabalho em busca de gerar mais engajamento, mais interação, mais resultado, precisando inovar e alcançar colaboradores espalhados por diversas regiões do Brasil.
Conversamos diariamente com pessoas preocupadas com a melhor forma de tornar seguro o trabalho do colaborador, e conscientizá-lo, atualizá-lo sobre as normas. E foi nesse universo que gamificamos a SIPAT da MedSênior e da JTI, que nos dão insights valiosos sobre essa tal diversão.
Confira os 3 insights selecionados para considerar na próxima SIPAT e trazer uma experiência ainda melhor. Filtramos estes depoimentos da conversa entre Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação, Otávio Adami, engenheiro de segurança do trabalho do Grupo MedSênior Brasil e Maiara Rodrigues, engenheira de segurança do trabalho da JTI. Confira!
+ Além dos destaques abaixo, você pode acessar os cases e o conteúdo completo do SIPAT EXPERIENCE aqui
INSIGTHS VALIOSOS: Parece uma brincadeira, mas é mudança de mindset mesmo
[Otávio Adami]
A gente precisava internalizar um pouquinho mais o que a segurança de trabalho promove dentro da empresa: “Por que eu tenho que pensar em segurança no trabalho? O que é a segurança do trabalho?” A gente até usou uma campanha falando ‘alguém te espera em casa’, para que as pessoas pensem em segurança nesse sentido.
A percepção que a gente tem com a gamificação é a de que as pessoas brincam. É um jogo, mas um jogo de aprendizagem. A gente consegue o retorno aí.
Você lê sobre um fluxo, você lê sobre uma questão, por exemplo, de assédio. E aí, quando você tem que pensar e raciocinar sobre aquilo que você leu, através do quizz ou do challenge, por exemplo, você acaba passando por uma mudança de cultura, uma mudança de mindset mesmo.
[Maiara Rodrigues]
As pessoas internalizam e aprendem brincando. Então isso foi uma forma leve de aprendizado. Quando você vai aprendendo o conteúdo, você acaba também tendo esse impacto no seu comportamento.
Então, sim, a gente teve mudanças comportamentais internas muito boas e isso é dinâmico. A gente tem que continuar agora, sempre melhorando e utilizando isso a nosso favor para continuar também multiplicando isso com todos.
[NOSSO COMPLEMENTO]
O Mural é uma funcionalidade rica, que demonstra muito bem sobre essa mudança de comportamento e aplicação no dia a dia. Durante o treinamento, as pessoas começam a compartilhar vídeos, fotos e comentários sobre a campanha. É uma forma de aprender e assimilar, e uma ótima forma de inspirar! Os colegas podem comentar e curtir as publicações nessa rede social própria.
O senso de comunidade é um dos fatores que estimulam o engajamento.
INSIGTHS VALIOSOS: Nossos colaboradores são nossos clientes
[Maiara Rodrigues]
Eu entendo que o principal segredo para a gente ter uma SIPAT de sucesso é ter um bom planejamento, uma boa organização e uma equipe multidisciplinar ajudando em todos os detalhes. E, mais do que tudo, o engajamento de todos os nossos clientes. Porque todos os nossos colaboradores aqui, considero que são nossos clientes internos.
Então (sucesso) é a gente conseguir fazer com que eles aproveitem tudo o que a gente está proporcionando para eles, o que a gente pensa com muito carinho para atingir todos os públicos. Tê-los com a gente nesses momentos e fazer com que eles se engajem, é ter um resultado bacana e uma excelente SIPAT, com resultado para a empresa e para todos.
[NOSSO COMPLEMENTO]
Cada recurso entregue no SIPAT PLAY foi pensando na experiência do colaborador, sabendo que talvez ele esteja passando por um treinamento de SIPAT pela quinta ou décima vez. Queremos ajudá-lo, agregando conteúdo, experiência, interação, auto percepção.
Sabemos que quem realiza a SIPAT também é impactado pela obrigatoriedade do treinamento, e sabemos que é possível tornar esse trabalho muito mais legal, mas não é só isso. Aqui, queremos destacar o que relatórios detalhados, on-line, segmentados podem ajudar no dia a dia e em todo o processo.
Primeiro, que é possível enxergar onde há mais dificuldade e mais facilidade, ajustando o treinamento a tempo de conseguir cobrir os temas mais difíceis, que não estavam no radar antes do evento. Os dados trazem a visão também por grupos segmentados por níveis, por regiões (como preferir), e isso também gera insights para um plano de ação.
São infinitas as formas de utilizar os dados gerados a cada clique no APP. Caso você queira entender mais profundamente, basta entrar em contato com a gente!
INSIGTHS VALIOSOS: Aprendizagem tem a ver também com repetição
[Fernando Seacero]
A plataforma já vem recheada com várias trilhas que você pode escolher na biblioteca, de forma ilimitada, e depois você vem fixar esse conteúdo. Com o jogo do challenge da roleta, você vai jogando várias e várias e várias vezes. O pessoal joga muito e nunca mais esquece, porque aprendizagem tem a ver também com repetição, tem a ver com você fazer aquilo várias vezes.
[Otávio Adami]
Para mim, a SIPAT só é produtiva, só é efetiva e só tem resultado se eu tiver a participação e o engajamento de todos os times que eu tenho dentro da empresa.
Então o grande diferencial, o grande ponto alto da SIPAT é quando as pessoas participam também no pós SIPAT, porque SIPAT tem um período de duração, mas eu consigo perceber a mudança de comportamento de acordo com o que eu trouxe, do que eles produziram, do que eles conseguiram receber de informação somente durante as práticas.
Como você mesmo disse, Fernando, um ponto importante para a gente é saber que aprendizagem é isso. Se você só lê, você esquece. Se você decorar, você esquece. Agora, se você lê, se você ouve, se você pratica, você tende a ter uma percepção e você acaba internalizando de forma mais forte. E aí a gamificação trouxe isso. A gente conseguiu ver um resultado pós SIPAT.
[NOSSO COMPLEMENTO]
Para contextualizar, no SIPAT Play utilizado por eles, além da trilha de aprendizagem há o jogo de roleta Challenge. Enquanto o colaborador passa pelas trilhas de temas segmentados, ele pode também jogar a roleta que vai validar o conteúdo aprendido, e por lá, ele vai poder desafiar os colegas no assunto. A mecânica da roleta agrada tanto que o jogador acaba passando muitas vezes pelo mesmo conteúdo, o que o faz absorver muito mais.
Além desta funcionalidade, existem outros gatilhos para gerar envolvimento e integração entre os colaboradores.
Faça a sua escolha: Nós temos também muitas outras história para contar com as empresas abaixo
Qual case você gostaria de conhecer? Conte para a gente, e vamos convidar o porta-voz para uma “palavrinha” com nossos repórteres no Blog!
- EuroChem
- Toledo do Brasil
- SABESP
- SESC-DF
- SAFM
- EQUATORIAL
- REBIC
- GREENYELLOW
- CABLENA
- ONS
- LIOTECNICA
- CREA-SP
- BASF
- DENSO
- AAK
- ISA
- GRUPO PETRÓPOLIS
- Unimed
- YAMAHA
- ADM
- OMEGA
- INTERCEMENT
- CESAN
- TECFIL
- TIGRE
- BRASKEM
Faça a sua escolha e comente aqui ou mande para o e-mail marketing@i9acao.com.br e vamos incluir essa história em nossas próximas pautas. Você também pode aproveitar e mandar suas dúvidas sobre SIPAT, Gamificação, Aprendizagem, Engajamento e Resultados!
Esses são os destaques deste post, mas você pode ter muitos outros insights assistindo ao evento na íntegra. Para isso, basta clicar aqui.
+ Você também pode baixar o material do primeiro evento presencial de SIPAT que traz os 10 desafios da SIPAT em 2023. Aproveite!