Mais uma ferramenta diferenciada, desenvolvida pela i9Ação, tem feito sucesso entre os colaboradores das empresas que adotam a Plataforma Gamificada. Conheça a lojinha de recompensas e saiba como ela tem ajudado os organizadores de SIPAT a garantirem uma premiação transparente e realmente engajadora
Já mostramos em outros conteúdos por aqui como a jornada de aprendizagem dentro da plataforma gamificada e o desempenho dos participantes podem ser acompanhados e medidos de forma objetiva e fácil. Além dos relatórios detalhados, existem “moedinhas/coins” e pontuações.
São essas pontuações que dão origem aos rankings, aqueles que podem ser implementados por equipes, por unidades ou por jogadores individuais.
Esse ‘controle’ e acompanhamento, por si só, já é uma funcionalidade muito bem vista pelas empresas que utilizam a Plataforma Gamificada da i9Ação. Mas quando elas implementam também as ‘lojinhas’, aí realmente se encantam com a facilidade de administrar a distribuição dos brindes, com o engajamento dos times e com os resultados.
Lojinha? Isso vem dentro da Plataforma da i9Ação?
Sim! A ‘lojinha’, que é como chamamos por aqui, reúne os brindes e prêmios a serem alcançados pelos participantes, conforme evoluem na trilha de aprendizagem [paralelamente, é possível fazer premiações maiores com os Rankings, por exemplo].
Ela é uma ferramenta nativa da plataforma e que, visualmente, tem formato parecido com um e-commerce, o que faz com que o usuário se sinta realmente em uma loja virtual, porém, utilizando ‘moedinhas’ conquistadas para ‘resgatar’ itens como caneca, garrafa, chaveiro, fones, sacochila etc.
Esse é um grande diferencial das lojinhas da Plataforma da i9Ação: produtos reais além de ‘recompensas’ virtuais dentro do jogo ou upgrades no avatar.
Qual a moeda usada na lojinha? São os pontos?
O nome para a moeda é você mesmo quem dá ao customizar a plataforma para a sua empresa e, claro, quanto mais tiver a ver com o nome ou com algo que remeta à cultura corporativa, melhor! Afinal, isso fortalece ainda mais o processo de aprendizagem. No depoimento que vamos compartilhar abaixo, do Grupo Elfa, você vai ver que a moeda recebeu o nome de ELFA COINS.
Os pontos são diferentes das ‘moedas’ acumuladas pelo jogador. Toda vez que o colaborador entra em uma trilha, ele vai ter a mini descrição e já vai saber quantos pontos pode conquistar e quantas moedas: não, necessariamente, são o mesmo número. Ou seja, cada ação dentro da trilha tem uma pontuação relacionada ao jogo e um número de moedas. Assim como num sistema de milhagem ou resgate de produtos em programas de fidelidade, ao se atingir determinado número de moedas, é possível fazer o resgate de algum item.
Os pontos estão relacionados aos rankings e as moedas às recompensas.
E tudo isso é controlado dentro da plataforma?
Sim! Todo o controle é feito de forma automatizada e centralizada na plataforma, por meio do Painel do Administrador.
Existe um lugar, dentro da área de recompensas, que lista os pedidos já feitos pelos participantes, ou seja, participantes que já atingiram o número de moedas para determinado item e querem resgatá-lo. Ali você consegue ver os pedidos pendentes, com data e horário de cada um.
Por ali, é possível ainda liberar o pedido, verificar o andamento e dar a baixa no estoque.
Um dos grandes receios em relação a premiações e recompensas é garantir a lisura do processo. Com a lojinha isso é totalmente possível.
Ela oferece uma automatização e controle, para além do manual. A lojinha é um sistema que já faz os cálculos automaticamente e acaba facilitando todo o processo, com transparência.
Em muitas empresas, ao final da SIPAT, existe a obrigatoriedade, até para fins jurídicos, de evidenciar o que aconteceu, por meio de relatório.
Com tudo centralizado na plataforma, conteúdo, desempenhos e recompensas, tudo fica mais fácil, rápido e evidenciado com dados reais. Além disso, a adesão se torna maior, já que é um processo prático. Fernando Seacero, fundador e CEO da i9Ação, destaca:
“Quando você tem uma lojinha, você deixa muito claro o que você está trocando ali. E é rápido, é claro, e a pessoa consegue associar. É visível.
Então você potencializa o engajamento transacional, o engajamento dessa troca. Fica muito claro, muito fácil. Tudo o que fica fácil, fica sem burocracia, e o que é claro e rápido, tende a dar certo”.
E o que as empresas costumam colocar na lojinha?
Isso pode variar muito e fica a critério total da empresa. Mas nossa primeira recomendação é que sejam definidos prêmios que se alinhem à cultura da empresa, e prêmios que agreguem valor.
Depois disso, é importante fazer uma relação entre o ganho de moedas e o tipo de comportamento que se espera do outro lado.
Dentre os itens mais comuns que já vimos nas empresas estão: canecas, bolsas, canetas, fones de ouvido e outros itens personalizados.
CASE ELFA COINS – GRUPO ELFA
No evento SIPAT Experience, que aconteceu em Maio, Aline Altimeyer Rosa, Coordenadora SSO – Saúde e Segurança Ocupacional do Grupo Elfa, compartilhou com a experiência que teve com a lojinha. Segundo ela, o recurso contribuiu para o enorme sucesso da SIPAT por meio da gamificação.
Confira no trecho abaixo o que a Aline conta sobre a experiência:
“Eles iam descobrindo o catálogo de recompensas que, para nós, foi a cereja do bolo.
Então, o pessoal começava a se engajar mais: “ah, eu preciso de moedinha, ah, quero uma canequinha”.
Então, engajamos o time nesse consumo de conteúdo. As moedinhas eram caras, os prêmios eram caros, para que conseguíssemos passar mais conteúdo possível.”
Assista o vídeo em que Aline detalha como a experiência da lojinha de recompensas agregou na SIPAT do Grupo Elfa. As famosas ELFA COINS foram UM SUCESSO!
Quer conhecer mais sobre a plataforma e outros recursos? Solicite uma conversa com os especialistas da i9Ação!