Você conhece o significado de gamificação? Se sim, provavelmente sabe que esta é uma tendência que conquista cada vez mais empresas porque promove o aumento do engajamento dos colaboradores e dos clientes. Se ainda não sabe o que é, conheça o significado desta estratégia inovadora.
Gamificação (ou gamification) é uma metodologia que utiliza recursos de jogos para promover o engajamento no ambiente corporativo. A estratégia não é necessariamente um jogo de videogame, mas se baseia em seus elementos como pontuação, recompensa, feedback e evolução. Alguns dos objetivos são incentivar a participação e a cooperação de funcionários.
A tendência veio para ficar: até 2018, o mercado de gamificação deve movimentar U$$ 5,5 bilhões pelo mundo. Leia os próximos tópicos para entender o porquê desta estratégia ser um sucesso nos processos de treinamento e desenvolvimento das empresas!
Propagar conhecimento
Processos de treinamento ficam muito mais interessantes quando há a participação ativa dos colaboradores. Você sabia que quanto mais componentes visuais e mais cooperação dos funcionários durante o treinamento, maior é a retenção de conhecimento?
Pessoas costumam lembrar de 20% do que escutam. Este número aumenta para 30% quando há elementos visuais que acompanham a fala do apresentador. A memorização é ainda maior quando são utilizados jogos que promovem a interação: os participantes lembram de 60% de toda a informação apresentada. Ou seja, utilizando processos de gamificação, o aproveitamento da capacitação é muito melhor.
Estimular a participação
Para estimular a interação dos colaboradores e fazer com que eles tenham um papel ativo durante o treinamento, a gamificação utiliza recursos baseados em jogos e apresenta regras emetas bem definidas. Estes são elementos que tornam a capacitação mais atraente para o colaborador porque, além de promover o conhecimento, também proporcionam entretenimento.
Quanto maior a interação, maior é o engajamento do colaborador com o evento. As pessoas se sentem mais envolvidas no processo quando encontram situações em que haja um objetivo claro para ser cumprido.
Promover o engajamento dos colaboradores
Promover treinamentos interessantes é uma maneira de fidelizar os colaboradores da empresa. Além de um bom salário e de benefícios, trabalhadores buscam também um ambiente de trabalho que incentive o crescimento profissional. Por isso, metodologias que tornem a capacitação atraente e produtiva são bem-vistas entre os funcionários da empresa.
Um treinamento para melhorar estratégias de vendas, por exemplo, traz uma grande quantidade de informações relevantes. Se este conteúdo é todo apresentado com recursos de Power Point, a absorção do conhecimento não vai ser tão efetiva.
O colaborador é melhor capacitado com a aplicação de técnicas de gamificação como apoio: equipes disputando prêmios, simuladores de cases reais pontuados e interpretação de papéis baseada em cenários de jogo, etc.
Gamificação nas empresas
Para proporcionar este aprendizado coletivo e divertido, podem ser usados jogos de tabuleiro, aplicativos e outros tipos de games. Os jogos são criados ou personalizados para atender às necessidades específicas de cada empresa e o objetivo individual de cada treinamento.Estes recursos buscam promover a liderança, o desenvolvimento de habilidades profissionais, a comunicação e outras aptidões.
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