Cerca de 40 alunos do curso de Game Design, da Universidade Anhembi Morumbi foram imersos em uma dinâmica diferenciada de criação de jogos pensando em criatividade, coocriação, soluções inovadoras de desafios e compartilhamento de ideias. Eles participaram, entre os dias 10 e 11 de junho, de uma edição exclusiva do GameJam i9Ação – evento de cocriação inédito no universo de jogos corporativos –, iniciativa lançada em 2015 visando primeiramente como público empresas e executivos, mas que foi descoberto e virou parceiro da universidade.
Segundo a i9Ação – pioneira no desenvolvimento de jogos empresariais e soluções interativas de aprendizagem na América Latina, a experiência teve como objetivo oferecer uma experiência ao mesmo tempo educativa e prática, que apresentasse outras possibilidades profissionais para os futuros criadores de jogos. “Os temas propostos foram de Liderança e Sustentabilidade até Saúde Sexual. Convidamos os alunos do curso a criarem pontes entre a academia e o mundo corporativo”.
Os materiais como folhas grandes, canetinhas coloridas e pecinhas variadas são apenas ferramentas e um cenário para proporcionar uma evolução criativa aos jovens da Anhembi-Morumbi. Para Gustavo Custódio, 21, aluno do sétimo sementre, os participantes eram estudantes e profissionais da área e ficaram envolvidos com a atividade. “Tivemos que exercitar muito a criatividade a partir dos temas propostos”, conta Custódio.
Na metodologia de Fast-Track, as duas tardes de workshop geraram um desafio na criação dos games com recursos analógicos e temas não familiares. Foi o primeiro Game Jam dentro de uma universidade, e devido ao sucesso, novas edições estão por vir.